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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Determinantes da persistência no ensino superior: um estudo sobre trajetórias e metas educacionais
Autor(es): Wellington Brilhante de Albuquerque Filho
primer Tutor: Antonio Augusto Pereira Prates
primer miembro del tribunal : Jose Francisco Soares
Segundo miembro del tribunal: Otavio Soares Dulci
Tercer miembro del tribunal: Maria Ligia Oliveira Barbosa
Cuarto miembro del tribunal: Anna Edith Bellico da Costa
Resumen: Este estudo examina as várias linhas de causalidade que incidem sobre as trajetórias educacionais de estudantes que logram atingir o ensino superior, particularmente aqueles que, em contexto de expansão, se vêem relativamente livres das restrições estruturais que antes inviabilizavam seu ingresso e assim passam a enfrentar riscosprovenientes de aspectos ligados à socialização familiar e à estratificação social. Estas variáveis, associadas à posição social destes estudantes, exercem fortes restrições aos projetos de consecução de uma educação de nível superior. Do ponto de vistados gestores dos sistemas de ensino superior e também dos gestores das instituições propriamente ditas, estas novas clientelas requisitam cuidadosa atenção, uma vez que seus maiores riscos de interrupção de curso se constituem em obstáculo ao projeto de aumento das oportunidades educacionais de caráter pós-secundário no Brasil.
Abstract: This study focus on the various kinds of risks higher education students face along their undergraduate studies, which can prevent their completion. During the expansion of enrolments in higher education, some structural bottlenecks were eliminated of the educational system, granting access to new clients, usually non-traditional students coming from undereducated family contexts. Disadvantaged social position at the stratification system exerts strong constraints on individual intentions towards a higher education degree. From public officers and institutional managers points of view, any policy toward an increase in the proportion of the cohort of students in brazilian higher education should consider the determinants and the probabilities of educational trajectory interruption.
Asunto: Sociologia
Educação
Estratificação social
Ensino Superior Brasil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8CSQD6
Fecha del documento: 22-dic-2009
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