Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8QXZ
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Simulação de um terminal portuário de grãos |
Authors: | Fernanda Quadros Carneiro |
First Advisor: | Renata Lucia Magalhaes de Oliveira |
Abstract: | Os problemas logísticos enfrentados hoje no Brasil afetam consideravelmente a competitividade das exportações brasileiras, principalmente para produtos com baixo valor agregado, como é o caso da soja em grão. As dificuldades no escoamento, juntamente com asdeficiências na capacidade de armazenagem, representam alguns dos principais gargalos do agronegócio brasileiro, sendo esse um dos motivos pelos quais é tão importante estudar o sistema logístico desse ramo. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a simulaçãode um terminal portuário de grãos de forma a avaliar alguns elementos do desempenho operacional e identificar possíveis gargalos que possam afetar o sistema operacional. Além do estudo exploratório, caracterizado por um estudo de caso, é estruturada também umaabordagem metodológica para o estudo que envolve as principais características da operação portuária de grãos. Os resultados apresentados nesse trabalho mostram a importância da simulação como ferramenta para planejamento de investimentos e na busca de melhorias operacionais. O aumento de produtividade de descarga associado a uma maior produtividade de carregamento no píer é essencial para diminuir filas e melhorar o desempenho do terminal. |
Abstract: | Logistical problems faced today in Brazil considerably affect the competitiveness of Brazilian exports, especially for products with low added value, such as soy beans. Difficulties in product flow, along with deficiencies in storage capacity, represent one of the main bottlenecks of Brazilian agribusiness, and this are some of the reasons why it is soimportant to study the logistics system in that branch. This work aims to present a simulation of a port grain terminal in order to evaluate some elements of operational performance and identify potential bottlenecks that could affect the operating system. In addition to the exploratory study a methodological approach is also structured, involving the maincharacteristics of the port operation grains. The results presented in this study show the importance of simulation as a tool for planning and investment in the search for operational improvements. The productivity increase of the discharge associated with an increased productivity in the pier is essential to reduce queues and improve performance of the terminal. |
Subject: | Engenharia de transportes Logística empresarial |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9M8QXZ |
Issue Date: | 26-May-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Logística Estratégica e Sist. Transp. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
fernanda_quadros_monografia_ufmg___vers_o_final.pdf | 443.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.