Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Berçário: espaço de desenvolvimento da linguagem oral |
Authors: | Celia Gonçalves Gomes |
First Advisor: | Claudia Starling Bosco |
Abstract: | O presente trabalho visa perceber como o espaço do berçário pode ampliar o desenvolvimento da linguagem oral e como o professor pode agir de forma significativa, adequando momentos de cuidado e educação. O trabalho procurou unir a pesquisa bibliográfica com a execução e análise de um plano de ação: a pesquisa bibliográfica se deu a partir da análise de documentos oficiais e de estudos na áreada Educação Infantil; o Plano de Ação, realizado em uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na cidade de Belo Horizonte, teve duração de 4 meses em uma turma de Berçário (0- 2 anos). Através de atividades interativas, da valorização e uso do diálogo para com os bebês, das brincadeiras, faz de conta e jogos musicais, da exploração dos sons produzidos pelos animais, das músicas que os bebês gostam e do contato direto com animais, procurei aplicar os conhecimentosadquiridos a partir da pesquisa bibliográfica no desenvolvimento do plano de ação. Os resultados demonstram que o Berçário pode e deve ser um espaço que concilie os cuidados necessários ao desenvolvimento e saúde do bebê, a atividades relacionadas ao desenvolvimento da linguagem . |
Subject: | Educação Berçários Alfabetização |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N8QSH |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ber__rio_espa_o_de_desenvolvimento_da_linguagem_oral.pdf | 9.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.