Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDK46
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria Flor de Maio Barbosa Benficapt_BR
dc.creatorSilma Leila Braga Mottapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-09T17:32:33Z-
dc.date.available2019-08-09T17:32:33Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDK46-
dc.description.resumoO presente trabalho discorrerá sobre o desenvolvimento de um plano de ação voltado para ações de letramento nas quais as capacidades relacionadas à vida diária do aluno com deficiência intelectual estejam presentes de modo a instrumentalizá-lo para melhor participação e atuação social. O plano de ação foi desenvolvido com um grupo de alunos com deficiência da Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo de Belo Horizonte Minas Gerais. Os estudos do letramento estão na base de sustentação do projeto, pois parte-se do princípio de que, ao desenvolver capacidades relacionadas ao letramento, esses alunos poderão realizar leituras de mundo o que pode favorecer a inserção da pessoa com deficiência nas mais diversas práticas sociais de uso da língua. Para isso foram desenvolvidas atividades focalizando o tema família, enquanto instituição marcante do cotidiano desses alunos. A partir da realização das atividades, ficou evidente que o letramento não se restringe apenas ao desenvolvimento das capacidades de leitura da escrita grafada, mas também a comunicação visual, espacial, auditiva, produtora de efeitos sociais e culturais. Desse modo, o estudo confirma que o fator social permeia todo o processo de construção do conhecimento e, portanto, precisa se revestir de significado se aproximando do cotidiano desses sujeitos.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectPessoa com Deficiênciapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherEducação inclusivapt_BR
dc.titleLetramento na prática docente: a construção de símbolos por pessoas com deficiênciapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mono.pdf524.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.