Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDQ4N
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Contos e encantos: a literatura infantil na formação de leitores
Autor(es): Vera Lucia da Conceição Silva Gonçalves
Primeiro Orientador: Claudia Starling Bosco
Resumo: Este projeto consiste na sistematização de um Plano de Ação Pedagógica, desenvolvido no ano de 2012, na Escola Municipal Cornélio Vaz de Melo, nas turmas de crianças na faixa etária de 3 a 5 anos. O foco desta proposta está relacionado às estratégias para desenvolver nas crianças o interesse e o gosto pela literatura infantil, buscando a formação de bons leitores. Ler é perceber, apreender e transformar informações dando significado aos textos. O leitor, ao apreender o conteúdo do texto, transforma-o a partir de sua experiência e de seus conhecimentos. Nesse sentido, a função do professor é ser mediador na relação texto-leitor. Em turmas de educação infantil, em que os pequenos ainda não leem de forma convencional, a leitura e a contação de histórias tornam-se um importante instrumento para a formação de comportamentos e propósitos do bom leitor. Para realizar esse trabalho foi necessário o apoio nos estudos de Soares (1999), Abramovich (1995), Solé (1998), Vygotsky (1991), dentre outros. Este Plano de Ação Pedagógica teve como objetivo reconhecer a importância da literatura infantil no desenvolvimento infantil e no processo de apropriação da leitura e da escrita pelas crianças. Propôs incentivar a formação do hábito de leitura nas mesmas, a partir de uma ação coletiva Atelier de Leitores, envolvendo todos os profissionais e apostando na parceria com as famílias. Os resultados apontam que, ao serem proporcionadas diariamente às crianças da primeira infância experiências de qualidade com a literatura, em situações como a leitura em voz alta, o professor valoriza a capacidade criativa e inventiva destas crianças, estimulando-as a explorar de forma simultânea a fantasia e o mundo real, além de permitir o acesso a textos que ainda não leem sozinhas e favorecer que conheçam uma variedade de padrões da língua bem como vocabulários e conceitos novos
Assunto: Educação
Literatura infanto-juvenil
Alfabetização
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NDQ4N
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_laseb.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.