Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Pedagogia da escuta: a participação das crianças no planejamento |
Authors: | Elba Pereira dos Santos |
First Advisor: | Rogerio Correia da Silva |
Abstract: | No contexto da Umei Águas Claras , uma instituição de Educação Infantil da Rede Municipal de Belo Horizonte, que participou de um convênio entre Itália e Brasil, o texto relata como foi vivida, por um grupo de crianças o planejamento em sala de aula. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na abordagem da Pedagogia da Escuta. Verificou-se que as práticas de planejamento que assumiram a centralidade na criança foram mais eficientes. Argumentamos que o professor mesmo quando leva em consideração os desejos das crianças, induz os mesmos a cumprir um plano que satisfaça o professor. Assim, a investigação, ao ter como foco as observações do professor, o diálogo, o registro de desenhos e falas das crianças evidenciou a necessidade de uma nova abordagem do planejamento. |
Subject: | Escolas Organização e administração Educação pre-escolar |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NKECC |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
pcc_final.pdf | 554.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.