Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8T
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Alice Moreira Lima | pt_BR |
dc.creator | Delmara Silva Lara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T05:53:53Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T05:53:53Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVN8T | - |
dc.description.resumo | Este plano de ação objetiva avaliar a influência das brincadeiras e dos jogos na alfabetização, demonstrando que, esses recursos quando utilizados de forma correta e com objetivos bem determinados, se mostram como uma grande ferramenta para a alfabetização de crianças. A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa socialização, comunicação, expressão e auto-estima e explora muito mais sua criatividade e construção do conhecimento. Na vivência escolar pude perceber que cada vez mais os alunos de turmas de níveis mais altos apresentam mais dificuldade com a ortografia da língua portuguesa. Sabendo disso foi feito com alunos do 5º ano um estudo de como atividades de caráter lúdico pode contribuir para a superação de dificuldades ortográficas. Percebe-se que houve uma diminuição de aproximadamente 54% dos erros cometidos pelos alunos após a aplicação de diversos jogos lúdicos. Conclui-se então que as atividades lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica está distante da concepção única de passatempo e de diversão e é uma excelente atividade para auxiliar no ensino da língua portuguesa. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | A superação de dificuldades ortográficas através de atividades de caráter lúdico: uma experiência com alunos do 5º ano do ensino fundamental da E.M. Joaquim dos Santos | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_supera__o_de_dificuldades_ortogr_ficas_atrav_s_de_atividad.pdf | 279.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.