Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Trocas de experiências: atividades necessárias ao ensino da matemática
Autor(es): Gislaine Cassia Diniz
Primeiro Orientador: Maria Alice Moreira Lima
Primeiro membro da banca : Liberia Rodrigues Neves
Resumo: O presente trabalho analisa o grande distanciamento existente entre os docentes de uma mesma escola que trabalham em ciclos diferentes com o ensino da matemática. Propõe como estratégia metodológica a realização de entrevistas com professores e coordenador do segundo ciclo que permitiram verificar insatisfações e dificuldades para se ministrar aulas usando metodologias diferenciadas. O abismo existente entre os professores do segundo e terceiro ciclos, estes últimos com formação específica, não permite o falar, o dialogar sobre as dificuldades apresentadas para ministrar aulas sobre determinados assuntos. A proposta de intervenção decorrente dessa análise consistiu na proposição de reuniões pedagógicas entre professores de Matemática do 6º ano e 7º ano visando a amenizar este distanciamento e permitindo aos professores o falar de anseios, angústias, além das trocas de experiências tanto relacionadas a posturas disciplinares quanto metodológicas, apoio emocional e profissional e ainda permitem a produção de atividades e materiais concretos. Constatamos que a troca de experiências pode permitir que leques, sejam abertos para soluções de problemas relativos à aplicação, recepção e absorção no processo ensino/aprendizagem.
Assunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Prática de ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF
Data do documento: 14-Jul-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ultima_vers_o_do_plano_de_gislaine_diniz___ufmg_2012__corrig.pdf837.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.