Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Alice Moreira Limapt_BR
dc.contributor.referee1Liberia Rodrigues Nevespt_BR
dc.creatorGislaine Cassia Dinizpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T02:41:30Z-
dc.date.available2019-08-11T02:41:30Z-
dc.date.issued2012-07-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF-
dc.description.resumoO presente trabalho analisa o grande distanciamento existente entre os docentes de uma mesma escola que trabalham em ciclos diferentes com o ensino da matemática. Propõe como estratégia metodológica a realização de entrevistas com professores e coordenador do segundo ciclo que permitiram verificar insatisfações e dificuldades para se ministrar aulas usando metodologias diferenciadas. O abismo existente entre os professores do segundo e terceiro ciclos, estes últimos com formação específica, não permite o falar, o dialogar sobre as dificuldades apresentadas para ministrar aulas sobre determinados assuntos. A proposta de intervenção decorrente dessa análise consistiu na proposição de reuniões pedagógicas entre professores de Matemática do 6º ano e 7º ano visando a amenizar este distanciamento e permitindo aos professores o falar de anseios, angústias, além das trocas de experiências tanto relacionadas a posturas disciplinares quanto metodológicas, apoio emocional e profissional e ainda permitem a produção de atividades e materiais concretos. Constatamos que a troca de experiências pode permitir que leques, sejam abertos para soluções de problemas relativos à aplicação, recepção e absorção no processo ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProcesso Ensino/Aprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTroca de experiênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMatematica  Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titleTrocas de experiências: atividades necessárias ao ensino da matemáticapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ultima_vers_o_do_plano_de_gislaine_diniz___ufmg_2012__corrig.pdf837.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.