Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Maria Alice Moreira Lima | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Liberia Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.creator | Gislaine Cassia Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T02:41:30Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T02:41:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9NVQNF | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa o grande distanciamento existente entre os docentes de uma mesma escola que trabalham em ciclos diferentes com o ensino da matemática. Propõe como estratégia metodológica a realização de entrevistas com professores e coordenador do segundo ciclo que permitiram verificar insatisfações e dificuldades para se ministrar aulas usando metodologias diferenciadas. O abismo existente entre os professores do segundo e terceiro ciclos, estes últimos com formação específica, não permite o falar, o dialogar sobre as dificuldades apresentadas para ministrar aulas sobre determinados assuntos. A proposta de intervenção decorrente dessa análise consistiu na proposição de reuniões pedagógicas entre professores de Matemática do 6º ano e 7º ano visando a amenizar este distanciamento e permitindo aos professores o falar de anseios, angústias, além das trocas de experiências tanto relacionadas a posturas disciplinares quanto metodológicas, apoio emocional e profissional e ainda permitem a produção de atividades e materiais concretos. Constatamos que a troca de experiências pode permitir que leques, sejam abertos para soluções de problemas relativos à aplicação, recepção e absorção no processo ensino/aprendizagem. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Processo Ensino/Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Troca de experiências | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matematica Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Trocas de experiências: atividades necessárias ao ensino da matemática | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ultima_vers_o_do_plano_de_gislaine_diniz___ufmg_2012__corrig.pdf | 837.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.