Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | A construção de identidades da criança negra na UMEI |
Autor(es): | Rosely Batista de Sá |
primer Tutor: | Jose Raimundo Lisboa da Costa |
primer miembro del tribunal : | Geise Pinheiro Pinto |
Resumen: | O presente trabalho busca proporcionar às crianças da UMEI oportunidades através das rodas de histórias e construções artísticas, onde elas possam vivenciar suas identidades de forma positiva e de valorização de seu pertencimento étnico-racial. Para a realização desta intervenção pedagógica propomos trabalhar alguns elementos da cultura africana e a questão étnico-racial com as crianças da UMEI, dentro de uma perspectiva de construção positiva de identidades infantis numa abordagem etnocêntrica. Para tanto, apoiou-se nas referências teóricas de GOMES, MUNANGA e FREIRE apresentando ao currículo da educação a história dos africanos e afro-descendentes como sujeitos participantes e protagonistas sócios culturais e históricos na formação da sociedade brasileira. Assim, possibilitando que nossas crianças sintam-se orgulhosas em seu pertencimento étnico-racial. |
Asunto: | Educação Negros Identidade racial Relações etnicas |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H |
Fecha del documento: | 14-jul-2012 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf | 863.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.