Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A construção de identidades da criança negra na UMEI
Autor(es): Rosely Batista de Sá
primer Tutor: Jose Raimundo Lisboa da Costa
primer miembro del tribunal : Geise Pinheiro Pinto
Resumen: O presente trabalho busca proporcionar às crianças da UMEI oportunidades através das rodas de histórias e construções artísticas, onde elas possam vivenciar suas identidades de forma positiva e de valorização de seu pertencimento étnico-racial. Para a realização desta intervenção pedagógica propomos trabalhar alguns elementos da cultura africana e a questão étnico-racial com as crianças da UMEI, dentro de uma perspectiva de construção positiva de identidades infantis numa abordagem etnocêntrica. Para tanto, apoiou-se nas referências teóricas de GOMES, MUNANGA e FREIRE apresentando ao currículo da educação a história dos africanos e afro-descendentes como sujeitos participantes e protagonistas sócios culturais e históricos na formação da sociedade brasileira. Assim, possibilitando que nossas crianças sintam-se orgulhosas em seu pertencimento étnico-racial.
Asunto: Educação
Negros  Identidade racial
Relações etnicas
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QMD7H
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
trab._de_concluido_sum_rio_17_07.pdf863.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.