Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Aprendendo a tabuada de forma lúdica |
Authors: | Mara Denise de Freitas Peres |
First Advisor: | Maria Manuela Martins Soares David |
First Referee: | Warley Machado Correia |
Abstract: | Aprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Jogos educativos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
mara_denise_laseb_2012.pdf | 587.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.