Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Aprendendo a tabuada de forma lúdica
Autor(es): Mara Denise de Freitas Peres
primer Tutor: Maria Manuela Martins Soares David
primer miembro del tribunal : Warley Machado Correia
Resumen: Aprender Matemática, para muitos, pode parecer uma tarefa árdua, mas, para outros, também pode ser instigante, desafiadora e prazerosa. O uso de jogos e brincadeiras como estratégia de ensino na escola, é uma idéia bastante difundida. Passando pela Tábua de Pitágoras, o Padrão Geométrico, o Jogo de Tabuleiro, dentre outros jogos pedagógicos, os alunos foram incentivados ao cálculo mental de maneira dinâmica. A tabuada foi apresentada de forma lúdica a uma turma de alunos do 4º ano que apresentavam muita dificuldade no raciocínio-lógico, no cálculo mental e na compreensão de situações-problemas. Nas atividades realizadas em sala os alunos demonstraram estarem desafiados, interessados e motivados em aprender a tabuada. Verificou-se, portanto, que essas atividades contribuíram para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da competência na resolução de problemas, além de favorecer a autonomia e a reflexão conceitual. Os jogos em sala de aula devem ser utilizados habitualmente pelos professores, pois os alunos participam, interagem entre si e aprendem brincando.
Asunto: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Jogos educativos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQHBA
Fecha del documento: 14-jul-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
mara_denise_laseb_2012.pdf587.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.