Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLUB
Type: Monografias de Especialização
Title: A dificuldade na aprendizagem da subtração
First Advisor: Rosimeire Dias Viana
metadata.dc.contributor.advisor2: Maria Manuela Martins Soares David
First Referee: Vanessa Sena Tomaz
Abstract: O principal objeto deste trabalho foi a busca de alternativas quepossam amenizar a dificuldade na aprendizagem da subtração. O trabalho foi implementado com um grupo de oito alunos, durante onze aulas. Por acreditar que a perspectiva tradicional do ensino de Matemática encontra-se ultrapassada e, talvez, seja o fator fundamental para o fracasso da aprendizagem, foi feita a opção por uma das novas perspectivas metodológicas: os jogos. Através dos jogos foram criadassituações-problemas a partir das quais os alunos realizavam as operações necessárias. Após a realização das atividades foram feitas socializações dos raciocínios e estratégias utilizados, valorizando assim a troca de informações entre os alunos. Embora os alunos tenham apresentado progressos na aprendizagem, não é possível afirmar que os avanços cognitivos sejam decorrentes apenas do trabalho realizado.
Subject: Educação
Matematica  Estudo e ensino
Aritmética
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLUB
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
a_dificuldade_na_aprendizagem_da_subtra__o.pdf428.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.