Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLUB
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A dificuldade na aprendizagem da subtração |
First Advisor: | Rosimeire Dias Viana |
metadata.dc.contributor.advisor2: | Maria Manuela Martins Soares David |
First Referee: | Vanessa Sena Tomaz |
Abstract: | O principal objeto deste trabalho foi a busca de alternativas quepossam amenizar a dificuldade na aprendizagem da subtração. O trabalho foi implementado com um grupo de oito alunos, durante onze aulas. Por acreditar que a perspectiva tradicional do ensino de Matemática encontra-se ultrapassada e, talvez, seja o fator fundamental para o fracasso da aprendizagem, foi feita a opção por uma das novas perspectivas metodológicas: os jogos. Através dos jogos foram criadassituações-problemas a partir das quais os alunos realizavam as operações necessárias. Após a realização das atividades foram feitas socializações dos raciocínios e estratégias utilizados, valorizando assim a troca de informações entre os alunos. Embora os alunos tenham apresentado progressos na aprendizagem, não é possível afirmar que os avanços cognitivos sejam decorrentes apenas do trabalho realizado. |
Subject: | Educação Matematica Estudo e ensino Aritmética |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9QQLUB |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_dificuldade_na_aprendizagem_da_subtra__o.pdf | 428.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.