Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9REHVF
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dc.contributor.advisor1Miguir Terezinha Vieccelli Donosopt_BR
dc.creatorJanete Mendes de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T11:28:56Z-
dc.date.available2019-08-11T11:28:56Z-
dc.date.issued2014-02-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9REHVF-
dc.description.abstractThe peritoneal dialysis (PD) in chronic renal disease (CRD) in children is a difficult process. The aim of this study is to survey the caveats to apply PD in children and teenagers. The nursing team has difficulty to lead with DP and CRD, and new data are necessary. The key question is: what are the principal problems to the nursing team during capacitation of caregivers of children and teenagers with CRD and home DP? The method of this study is a qualitative research, using the metasyntesis,since the individual perception of the problem is subjective. Two articles were cited in this paper, and the principal results were that the life style changes in children and teenagers with CRD and PD led to unhappiness, irritability, anxiety and insecurity. These feelings are dependent of the patient life context. Difficulties in the treatmentadherence, knowledge of the disease process, limitation of freedom was also observed. In conclusion, its necessary to the nursing team to go ahead of technical problems, creating a good relationship with the patient and his family in homecare. Educative activities in PD should be part of treatment.pt_BR
dc.description.resumoA literatura mostra que o cuidado de crianças que necessitam da aplicação da técnica de diálise peritonial (DP) por doença renal crônica (DRC) não é um processo fácil. Os entraves para a aplicação da técnica para o cuidado de crianças com DRC constituíram o problema dessa pesquisa. Fez-se necessário pontuar as dificuldades do enfermeiro mais emergentes neste processo, com o intuito de direcionar novaspesquisas sobre o tema, voltadas para os problemas enfrentados pelo enfermeiro que trabalha com DP e DRC. O problema de pesquisa gerou a questão norteadora: quais as dificuldades mais emergentes, enfrentadas pelo enfermeiro no processo de capacitar cuidadores de crianças com IRC no domicílio? A metodologia adotada foi ametassíntese, considerando-se que as dificuldades são subjetivas, os sujeitos apresentam percepções diversas, sendo a pesquisa qualitativa a mais indicada para percepções e significados. O trabalho foi constituído por dois artigos. Os principais resultados dos artigos mostraram que as modificações físicas e de hábitos de vida,apresentadas pela criança acometida pela DRC fazem com que ela apresente sentimentos de tristeza, irritabilidade, ansiedade e insegurança. Também se observou dificuldades na aderência ao tratamento, conhecimento insuficiente sobre agravo e o tratamento, liberdade limitada e ansiedade. Ao final, concluiu-se que é preciso que o enfermeiro vá além do conhecimento técnico, estabelecendo junto àcriança e à família, meios para o cuidado domiciliar, já que o tratamento ocorre na residência. O tratamento deve incluir em sua prática atividades educativas que envolvam o paciente no cuidado relacionado ao tratamento dialítico.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnfermagem Pediátricapt_BR
dc.subjectDiálise Renalpt_BR
dc.subjectPesquisa Qualitativapt_BR
dc.subjectInsuficiência Renal Crônicapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação profissionalpt_BR
dc.titleDificuldades enfrentadas pelo enfermeiro no processo de capacitar cuidadores de crianças com IRC na prestação de cuidadospt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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