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dc.contributor.advisor1Leonor Bezerra Guerrapt_BR
dc.contributor.referee1Ramon Moreira Cosenzapt_BR
dc.contributor.referee2Nathalia Santos da Costapt_BR
dc.creatorBarbara Luana Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T03:22:42Z-
dc.date.available2019-08-12T03:22:42Z-
dc.date.issued2014-05-28pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/VRNS-9TDLUN-
dc.description.abstractThe school performance and worry about how to improve it in schools has been a topical issue in several countries and involving researchers from the fields of education and health. As strategies to improve it, schools have proposed the use of alternatives to traditionally adopted different activities. The wide dissemination of the benefits provided by meditative practices used to assist in clinical treatments led schools to insert these practices into their curricula. With the further development of the neurosciences and new methods that would provide conducting further studies on brain function, several studies have been performed to understand the mechanisms of action and changes of meditative practices on the Central Nervous System, including the impact of such practices on learning. In this study we sought to verify the existence of studies evaluating learning and meditative practices. We conducted an integrative review regarding the use of meditative practices in the school context, verifying the benefits and applicability of such practices as a strategy applied to the learning process. The results showed that the use of meditative practices in the school context may contribute to increased awareness, focus and organization of students, and contribute to the improvement in self-esteem and interpersonal relationships, enabling a higher school performance.pt_BR
dc.description.resumoO desempenho escolar e a preocupação sobre como melhorá-lo nas escolas tem sido uma questão atual em diversos países e que envolve pesquisadores das áreas de educação e saúde. Como estratégias para melhorá-lo, as escolas têm proposto o uso de diferentes atividades alternativas às tradicionalmente adotadas. A ampla divulgação dos benefícios proporcionados pelas práticas meditativas utilizadas como auxiliares em tratamentos clínicos, levou escolas a inserirem nos seus currículos essas práticas. Com o maior desenvolvimento das neurociências e novos métodos que proporcionassem a realização de estudos mais aprofundados sobre o funcionamento do cérebro, vários estudos passaram a ser realizados para compreender os mecanismos de ação e as alterações das práticas meditativas sobre o Sistema Nervoso Central, dentre eles o impacto de tais práticas na aprendizagem. Nesse trabalho pretendeu-se verificar a existência de estudos relacionando práticas meditativas e aprendizagem. Realizou-se uma revisão integrativa a respeito da utilização de práticas meditativas no contexto escolar, verificando os benefícios e a aplicabilidade de tais práticas como uma estratégia aplicada ao processo de aprendizagem. Os resultados mostraram que o uso de práticas meditativas no contexto escolar pode contribuir para uma maior atenção, foco e organização dos alunos, além de contribuir para a melhora na autoestima e nos relacionamentos interpessoais, possibilitando um maior desempenho escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas Meditativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesempenho Escolarpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subject.otherMeditaçãopt_BR
dc.subject.otherRendimento escolarpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherPrática de ensinopt_BR
dc.titlePráticas meditativas: contribuição à aprendizagempt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
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