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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Validação do Psychosocial Impact of Dental Aesthetics Questionnaire em adolescentes brasileiros na faixa etária de 11 14 anos
Autor(es): Paula Carolina Mendes Santos
Primeiro Orientador: Miriam Pimenta Parreira do Vale
Primeiro Coorientador: Sheyla Marcia Auad
Primeiro membro da banca : Ana Cristina Borges de Oliveira
Segundo membro da banca: Daniela Goursand de Oliveira
Resumo: Vários instrumentos têm sido utilizados para avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVSB). O Psychosocial Impact of Dental Aesthetics Questionnaire (PIDAQ) é um questionário que avalia o impacto psicossocial da estética dental, tendo sido validado em adultos jovens brasileiros de 18 a 30 anos. O objetivo do presente estudo foi verificar a validade e a confiabilidade da versão brasileira do PIDAQ para uso em adolescentes brasileiros, na faixa etária de 11 a 14 anos. O questionário foi preenchido por 194 adolescentes (90 meninos e 104 meninas), regularmente matriculados em uma escola da rede pública, do município de Belo Horizonte, Brasil. Para testar a validade discriminante, os adolescentes foram examinados para presença ou ausência de má oclusão com base nos critérios do Dental Aesthetic Index (DAI). Os exames clínicos foram realizados por um examinador previamente calibrado (Kappa ponderado inter-examinador = 0,58-1,00; Kappa ponderado intra-examinador = 0,64-1,00). Os pais e/ou responsáveis e os adolescentes que aceitaram participar do estudo assinaram o termo de consentimento. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (109/08). O programa de software SPSS (versão 17.0) foi utilizado para a análise dos dados. A consistência interna foi medida pela confiabilidade do instrumento (alfa de Cronbach = 0,59-0,86) e a confiabilidade teste-reteste foi avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse (ICC), que apresentou valores superiores a 0,8 para os domínios autoconfiança, impacto social e impacto psicológico, o que indica uma concordância satisfatória entre as avaliações. A validade discriminante revelou uma diferença estatisticamente significativa entre os escores médios para os domínios de autoconfiança dental e impacto psicológico entre os grupos com e sem má oclusão. Os resultados sugerem que a versão brasileira do PIDAQ tem confiabilidade satisfatória para uso em adolescentes de 11-14 anos no Brasil.
Abstract: Several instruments have been used to assess the oral-health-related quality of life (OHRQoL). The Psychosocial Impact of Dental Aesthetics Questionnaire (PIDAQ) is a questionnaire that assesses the psychosocial impact of dental aesthetics and has been validated in Brazil for use on 18 to 30 years-olds. The aim of this study was to assess the validity and reliability of the Brazilian version of the PIDAQ for use on Brazilian adolescents aged 11 to 14 years. The questionnaire was completed by 194 adolescents (90 boys and 104 girls) enrolled at a public elementary school in the city of Belo Horizonte, Brazil. In order to test discriminant validity, subjects were examined for the presence or absence of malocclusion based on the Dental Aesthetic Index (DAI) criteria. Dental examinations were carried out by a previously calibrated examiner (inter-examiner weighted kappa = 0.58- 1.00; intraexaminer weighted kappa = 0.64- 1.00). Parents/guardians and adolescents who agreed to participate by signing a statement of informed consent were included in the study, which was approved by the Human Research Ethics Committee of the Federal University of Minas Gerais (109/08). The SPSS (version 17.0) was used for data analysis (p<0.05). The reliability was assessed through the internal consistency ( Cronbach's alpha 0.59 - 0.86) and the test-retest , measured by the intraclass correlation coefficient (ICC), which showed values greater than 0.8 for dental self-confidence, social impact and psychological impact thereby indicating a satisfactory reliability. The discriminant validity revealed a statistically significant difference between the mean scores for the domains of dental self-confidence and psychological impact among groups with and without malocclusion. The results showed that the Brazilian version of PIDAQ has satisfactory reliability for use in adolescents aged 11-14 years in Brazil.
Assunto: Ortodontia/métodos
Questionarios
Qualidade de vida
Estudos de validação
Adolescentes
Maloclusão
Estética dentária/psicologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ZMRO-8XGHYC
Data do documento: 27-Jun-2012
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