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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Percepção de alunos sobre o ensino da ortodontia na graduação e na formação do clínico-geral
Authors: Maria Carolina Feio Barroso
First Advisor: Efigenia Ferreira e Ferreira
First Co-advisor: Elizabeth Maria Bastos Lages
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Miriam Pimenta Parreira do Vale
First Referee: Joao Henrique Lara do Amaral
Second Referee: Antônio David Corrêa Normando
Abstract: Com intuito de buscar uma padronização no ensino, em 2001 surgiram no Brasil as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação em Odontologia, as quais apontavam novas orientações que deveriam ser necessariamente adotadas por todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país, e a Ortodontia, como uma disciplina clássica na graduação, também fez parte deste processo. Apesar disso, os cursos brasileiros de graduação apresentam uma formação ortodôntica com conteúdo variado, dependendo da linha de pensamento de cada faculdade. O ensino deveria fornecer o embasamento necessário para que o aluno conseguisse diagnosticar anormalidades nas dentaduras e desvios no padrão normal de crescimento. Porém, a maioria dos especialistas em Ortodontia defende que o tratamento ortodôntico é um assunto de pós-graduação e que alunos de graduação devem estar autorizados a apenas observar as complexidades da mecanoterapia realizadas por um especialista devidamente treinado. Outros, em opinião contrária, defendem que a participação regular dos clínicos em uma prática odontológica é o melhor meio para a observação longitudinal da oclusão em desenvolvimento, e que o conhecimento generalista é estrategicamente colocado para implementar medidas de prevenção, tratamento ou encaminhamento, se necessário. Na literatura ortodôntica brasileira praticamente não se encontram trabalhos que avaliem a qualidade do ensino em ortodontia no país ou que discutam se a formação na graduação está atendendo os objetivos desejados. O objetivo deste trabalho é o de identificar se a disciplina de Ortodontia dos cursos de graduação em Odontologia contribui na formação do profissional generalista proposta pelas DCN. Este é um estudo transversal, exploratorio, de natureza quantitativa realizado com 225 alunos concluintes de cinco Faculdades de Odontologia do Estado de Minas Gerais, Brasil. Foi utilizado um questionário autoaplicável com 37 questões, composto por 36 questões fechadas e uma questão final aberta, abrangendo dados pessoais (idade, sexo) conteúdo ministrado (relacionados às habilidades e competências previstas nas DCN), metodologias de ensino e habilidades adquiridas (medida pela capacidade de diagnóstico e decisão de tratar) e a intenção de fazer procedimentos preventivos e interceptativos, denominada aqui de autonomia. De um total de 232 alunos obtiveram-se 225 questionários respondidos e válidos, com uma taxa de não resposta de 3,02%. Apenas 37,5% dos alunos responderam que faria algum procedimento de Ortodontia após a graduação (autonomia). A habilidade adquirida se mostrou associada à opção de realizar procedimentos ortodônticos na vida profissional, bem como a utilização de discussões de casos clínicos por professores como metodologia de ensino (p0,05). O mesmo não ocorreu com os conteúdos ministrados. Dentro das limitações deste estudo, conclui-se que a disciplina de Ortodontia dos cursos de graduação em Odontologia das faculdades pesquisadas ainda não contribui de forma plena na formação de um profissional generalista que contemple as exigências das DCN.
Abstract: The National Curriculum Guidelines (NCG) for university dentistry courses were created in Brazil in 2001 with the aim of standardizing teaching practices. These guidelines provided new recommendations to be adopted by all Higher Education Institutions (HIE). Orthodontics, which is a classic discipline in the area of dentistry, is covered by these guidelines. Despite this, orthodontics degree courses in Brazil display considerable variation in content, depending on the line of thought of the respective university. Teaching should provide a knowledge base so that the student can diagnose abnormalities in the dentures and deviations from standard growth patterns. However, the majority of orthodontics specialists believe that orthodontic treatment is a post-graduate subject and that undergraduates should merely observe the complexities of orthodontic mechanotherapy performed by a properly trained specialist. Others, however, believe that regular participation in the clinics of an orthodontic practice is the best way for the longitudinal observation of occlusion as it develops, and that general knowledge of the subject should have a strategic role in order to implement prevention, treatment or referral methods, if required. Studies of the quality of teaching of orthodontics in Brazil or which consider whether university courses meet educational goals are extremely rare. The aim of the present study was to consider whether university orthodontics courses contribute to the development of the general dental practitioner as proposed by the NCG. A quantitative exploratory cross-sectional study was performed of 225 undergraduate students at five dentistry colleges in the state of Minas Gerais, Brazil. A self-administered questionnaire with 36 open questions and one final closed question was used. The questions considered personal data (age, gender), course content (related to abilities and skills set out in the NCG), teaching methodology and skills acquired (measured by diagnostic and treatment decision making ability) and the intention to perform preventative and interceptive procedures, described here as autonomy. A total of 232 students returned 225 completed, valid questionnaires, with a non-response rate of 3.02%. Only 37.5% of students responded that they would perform an orthodontic procedure following graduation (autonomy). Skill acquired was associated with the option of performing orthodontic procedures during professional life, as well as the use of clinical case discussions by professors as teaching methodology (p0.05). The same results were not found for course content. Within the limitations of the present study, it can be concluded that the discipline of orthodontics in the undergraduate dentistry courses of the universities analyzed does not contribute fully to the training of a general dental practitioner in compliance with the recommendations of the NCG.
Subject: Ortodontia
Prática profissional
Odontologia Estudo e ensino
Clinicos gerais
Odontologia Pratica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ZMRO-8XKJH3
Issue Date: 31-Jul-2012
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