_________________________________________________________________________ 1134 A Comunicação Visual como aporte teórico para elaboração de um Modelo de Leitura para indexação de fotografia na Ciência da Informação 1 Gislene Rodrigues da Silva 2 ; Célia da Consolação Dias 3 RESUMO: Este estudo tem como objetivo apresentar a contribuição da Comunicação Visual utilizada como subsídio teórico para elaboração de um Modelo de Leitura para indexação de fotografias na Ciência da Informação proposto por Silva (2018) na dissertação de mestrado. Este Modelo utiliza autores da Comunicação Visual como Abril (2007, 2013) e Català Domènech (2011, 2015) e também autores Teoria da Indexação na Ciência da Informação. O modelo é composto por dois níveis de leitura por meio da aplicação da Matriz 1 e Matriz 2. Tal modelo permite ao indexador realizar perguntas à fotografia a partir do “Método Complexo” e das “Funções Primárias da Imagem”. Como resultado, o modelo proposto permite a elaboração de um resumo descritivo da fotografia por meio da Matriz 1 e a elaboração de palavras-chave para descrever a fotografia por meio da Matriz 2. Considera-se o modelo importante para a Ciência da Informação, pois contempla elementos que são importantes de serem considerados na recuperação de fotografias por parte dos usuários em um sistema de informação. INTRODUÇÃO A fotografia é um tipo de recurso informacional que tem sido um recorrente objeto de estudo na Ciência da Informação por apresentar diversos desafios no momento de sua organização e recuperação em sistemas de informação. Dentre as dificuldades encontradas pelos profissionais da informação no momento de sua organização especificamente durante o processo de indexação é identificar quais são os elementos e atributos da fotografia que devem ser considerados no momento da representação e quais deles são relevantes para os usuários. Além disso, os aspectos mais desafiadores que a fotografia apresenta são devido ao seu caráter subjetivo e polissêmico, que permite que as pessoas possam interpretá-la de diferentes formas de acordo com seus conhecimentos, aspectos culturais, sociais e emocionais as quais está envolvido. No ambiente de digital a indexação das fotografias é ainda mais 1 Trabalho apresentado no GT Mídia, representação e discursos narrativos, no VIII Seminário Internacional de Pesquisas em Mídia e Cotidiano. 2 Doutoranda do PPGGOC/UFMG. E-mail: gislenerds@gmail.com 3 Docente do PPGGOC/UFMG. E-mail: celiadias@gmail.com _________________________________________________________________________ 1135 complexa, pois conforme destaca Buitoni (2015) ao se tratar de imagens “o virtual pede que se tente formas de discussão que escapem à literalidade”. A partir dessa premissa, considera-se importante a existência de metodologias que possibilitem representar toda a subjetividade que os usuários demandam no processo de recuperação das fotografias em sistemas de informação. Devido aos motivos apresentados, utilizou-se neste estudo aportes teóricos da Comunicação Visual que traz como contribuição os autores Gonzalo Abril que conceitua a imagem como Texto Visual e Josep M. Català Domenech que considera a imagem como Imagem Complexa, tais conceitos serão apresentados na próxima seção. REFERENCIAL TEÓRICO Nesta pesquisa, considerou-se imagem como Texto Visual, conforme Abril (2007, 2013) e como Imagem Complexa de acordo com Català Domènech (2011, 2015). Abril (2007) utiliza o termo Texto Visual para falar de imagem, tal termo pode ser compreendido como uma experiência visual pela qual se passa o produtor e o intérprete deste texto. O autor afirma que os Textos Visuais também devem ser vistos como formas dinâmicas, pois sua interpretação varia de acordo com o momento da história e também de acordo com os valores de uma cultura. Segundo Abril (2013), os Textos Visuais representam também, a experiência visual que o indivíduo adquiriu em seu cotidiano e em sua vivência e pressupõe a existência de "redes textuais”, pois sempre há interação entre eles. Desse modo Abril (2013) apresenta três dimensões dos Textos Visuais que ocorrem devido a interpretação das imagens ter relação com os aspectos culturais, entre essas três dimensões tem-se a visualidade, a imagem e a “mirada” (o olhar). De acordo com o autor há uma interdependência entre o domínio do olhar (mirada), da imagem e da visualidade; entre o exercício de olhar, de imaginar e dever (ou não ver). Assim pressupõe-se que o relacionamento entre essas três dimensões é de mediação. A dimensão visualidade trata-se de um conjunto de elementos como cor, textura, relações topológicas, dentre outros. A visualidade não representa somente a "informação" ou os "dados" visuais, não são equivalentes à "visão" e sim à "visão socializada". Nesta concepção as imagens são também um conjunto de descrições desse objeto, categorizado sob o ponto de vista de uma cultura, _________________________________________________________________________ 1136 formado por meio de atributos, simbolismos mais ou menos abstratos que aderiram a esse objeto. Na dimensão imagem o autor considera que as imagens sempre estão relacionadas a algum imaginário social compartilhado, elas são, ao mesmo tempo, parte e resultado desses imaginários. Elas estão sempre relacionadas a um contexto sociocultural. A dimensão “mirada” representa o sentido que uma cultura dá a imagem, bem como os valores que são inerentes a essa cultura. A “mirada” está relacionada à forma como o Texto Visual é visualizado e esta forma de olhar está carregada com a subjetividade ou até mesmo pelos aspectos sociais, culturais e religiosos de quem o está visualizando. Para apoiar e contribuir para a compreensão e a leitura das imagens, Català Domènech (2015), apresenta o termo imagem como Imagem Complexa utilizada para interpretar as visualidades contemporâneas. De acordo com essa premissa não se trata de uma tipologia de imagem, mas de uma concepção da imagem, já que ela não é algo preciso e sim resultado de diferentes percepções sobre ela. Dessa forma, considera-se que esse ponto de vista não está de acordo com aquele que define a imagem como algo simples, pois a sua interpretação depende da relação que o espectador estabelece sobre essa imagem para que ela se torne complexa. Além disso, Català Domènech (2015) salienta que as imagens não estão isoladas, pois ao interrogá- las, percebe-se que uma imagem pode estar relacionada à outra, ou até mesmo a outros textos que são utilizados para contextualizá-las. Se elas estiverem disponíveis na internet, essa situação fica ainda mais evidente, pois hiperlinks podem remetê-las a diferentes recursos informacionais, sendo necessário realizar todas essas conexões para a sua compreensão. Nesse sentido, considera-se que a Imagem Complexa faz parte de um “todo” e por isso é necessário compreender essas conexões que as imagens estabelecem umas com as outras e também com os textos, sendo de fundamental importância identificar onde a imagem foi utilizada, qual o conteúdo dos textos que a acompanha e também se ela pertence a um conjunto de outras imagens do mesmo autor, com o objetivo de compreender melhor o seu conteúdo. Català Domènech (2011) apresenta o “Método Complexo” com o objetivo de ampliar o alcance da interpretação das imagens. Sendo assim, é necessário compreender as imagens sob o ponto de vista da descrição, à ecologia da imagem e à interpretação: - Descrição: compreende-se de que a imagem é composta, não significa compreender somente a sua estrutura, mas também consiste em analisar quais os elementos e materiais que a compõem e que não estão diretamente ligados a seu mecanismo representativo, à sua _________________________________________________________________________ 1137 funcionalidade. Por meio da descrição, busca-se entender a imagem além do superficial e rastrear a ligação entre uma imagem e outra. Ecologia da imagem: identifica-se em qual contexto a imagem se encontra. Se ela nutre e é consequência desse contexto (ecologia), refere-se à ideia de imagem-rede, ou seja, imagem multirrelacionada, que é comum, principalmente, no contexto de internet em que uma mesma imagem pode ser utilizada em diferentes contextos. Sendo assim, o autor defende que para compreender a imagem é preciso identificar todas essas possibilidades de uso para identificar as possíveis formas de interpretá-la. Interpretação: busca-se compreender aonde vai a imagem, para onde ela se dirige, procura-se identificar seu significado no momento da criação e se esse significado modificou-se ao longo do tempo. Ou seja, nesse momento busca-se analisar as possíveis interpretações sobre ela, inclusive aquelas interpretações que não estão evidentes na imagem, mas que estão presentes, independente se esse significado é aquele que o autor quis transmitir. As significações que se podem dar às imagens não estão estáticas no tempo, elas podem mudar ao longo dos anos. Català Domènech (2011) também apresenta “Funções Primárias da Imagem” que tem o objetivo de contribuir para a compreensão melhor do conteúdo da imagem por meio do processo de leitura, aprendizagem, compreensão e assimilação visual: As funções primárias são compostas por Função informativa, Função comunicativa, Função reflexiva, Função emocional. O autor ressalta que uma mesma imagem pode apresentar ao mesmo tempo diferentes tipologias de funções: Função informativa da imagem: para o autor, essa tipologia de imagem é aquela que reproduz algo que alguém quer informar. Esse tipo de imagem fornece informações sobre determinado acontecimento ou fato, isto é, testemunhar uma realidade ou constatar uma presença. Sob esse ponto de vista, deve-se considerar aquela imagem produzida cujo objetivo é informar. A função informativa configura-se como uma constatação de algo e ao mesmo tempo uma descrição. Função comunicativa da imagem: de acordo com Català Domènech (2011), toda imagem tem uma função comunicativa, pois foi elaborada com o objetivo de se relacionar com alguém, mesmo que essa relação seja só com o próprio autor. Essa função tem o objetivo de estabelecer uma relação direta com o espectador, no sentido de transmitir uma informação _________________________________________________________________________ 1138 específica de utilidade imediata, de induzir a uma ação, de instruir sobre determinado assunto, de ilustrar uma teoria ou até mesmo de representar um objeto de forma realística. Segundo o autor imagens de propaganda política e publicidade ilustram esse tipo de função comunicativa. Função reflexiva da imagem: para Català Domènech (2011), existem dois tipos de imagens reflexivas: as imagens-pensamento e as do tipo autônoma. A primeira se refere àquela em que o autor utiliza da imagem para expor seus pensamentos, são imagens que foram produzidas para que se pense a partir delas, pois quem produziu possui uma intenção. Já a segunda imagem reflexiva, se refere a um tipo de imagem que é autônoma e apresenta um pensamento independente de quem a produziu, o que significa dizer que essa reflexão vai além das ideias do autor. Nesse segundo tipo, as imagens foram elaboradas para que se faça uma reflexão a partir da própria imagem exposta. Função emocional da imagem: Català Domènech (2011) destaca que a representação visual é uma forma de controlar as emoções diante do visível, dessa forma para o autor todas as imagens despertam algum tipo de emoção no espectador. O autor também destaca que a forma como se vê a imagem é determinante para se identificar o seu aspecto emocional. A construção cultural da visão pode influenciar o modo de ver a imagem e a emoção pode ser determinada pelo sentido que se dá a ela, ou seja, uma imagem pode despertar determinada emoção em uma pessoa e em outra pessoa pode despertar uma emoção diferente. O autor também afirma que uma imagem de propaganda apresenta um bom exemplo de função emocional, pois além de mostrar a função comunicativa que é de persuadir ou mesmo convencer o consumidor acerca dos pontos positivos de determinado produto ou serviço, ela também se utiliza das questões emocionais para influenciar o espectador a tomar a decisão de comprar. A partir da apreensão da imagem como um Texto visual proposto por Abril (2007, 2013) em que sua intepretação depende de fatores culturais, sociais e interpretativos ao qual o indivíduo está inserido e também a partir da concepção da imagem como Imagem Complexa e da Método Complexo e das Funções Primárias da Imagem conforme Català Domènech (2011, 2015) propõe-se um Modelo de Leitura para Indexação de fotografias baseada no Método Complexo e nas Funções Primárias da Imagem, conforme será descrito na próxima seção sobre a metodologia utilizada na pesquisa. _________________________________________________________________________ 1139 METODOLOGIA Esta seção apresenta a metodologia utilizada para a realização da pesquisa e composição do modelo proposto. Como método de estudo, do ponto de vista da natureza, esta pesquisa pode ser classificada como aplicada, pois seu objetivo foi solucionar um problema específico que é a indexação de fotografias com o propósito de tornar a recuperação mais eficiente. Nesse sentido, Silveira e Córdova (2009, p. 31) afirmam que esse tipo de pesquisa “objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos”. Do ponto de vista da forma de abordagem do problema, esta pesquisa pode ser considerada qualitativa, pois buscou compreender o contexto em que o problema (indexação) estava inserido e teve como objetivo realizar uma reflexão sobre ele, pois, conforme apontado por Silveira e Córdova (2009, p. 31) “a pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, de uma organização, etc”. A partir das proposições de Català Domènech (2011) apresentadas anteriormente, o Modelo de Leitura foi elaborado na Ciência da Informação criando-se duas matrizes para o registro de informações que subsidiaram os dois níveis de leitura das fotografias. A Matriz 1 foi construída tendo como subsídios os fundamentos do Método Complexo e da adoção das questões indexadoras propostas para se fazer a análise da fotografia e que subsidiasse a compreensão do seu contexto de criação, o seu entendimento a partir de seu uso, a compreensão das suas formas de interpretação. O Método Complexo propõe a análise da imagem em um contexto mais amplo que abrange a descrição, a ecologia da imagem e a interpretação. A descrição tem como objetivo descrever os elementos que estão diretamente ligados ao mecanismo representativo da imagem e demonstra a ligação dessa imagem com outra. A ecologia da imagem consiste em verificar quais os contextos em que ela foi utilizada e quais textos e imagens estão relacionadas a ela. E por último, a interpretação busca compreender aonde vai à imagem, ou seja, tem o propósito de analisar os seus significados ao longo dos anos e as possibilidades de interpretação. Nessa perspectiva, o “Método Complexo” foi utilizado na elaboração da Matriz 1, no qual foram propostas questões indexadoras que resultaram em informações descritivas, ressalta-se que todos os dados coletados e registrados na Matriz 1 são úteis para auxiliar com informações o preenchimento da Matriz 2. _________________________________________________________________________ 1140 Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo. QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem é Composta? De que a Imagem se Nutre? Aonde vai a Imagem? Fonte: elaborado pelas autoras. Já a Matriz 2 foi construída baseada nas Funções Primárias da Imagem e nas questões indexadoras elaboradas a partir de cada função. O registro de dados desta Matriz compreende o segundo nível de leitura e é feito usando os subsídios da Matriz 1 para compreender o conteúdo da fotografia e definir as palavras-chave para a indexação. As Funções Primárias da Imagem são compostas por quatro funções: informativa, comunicativa, reflexiva e emocional. A função informativa busca demonstrar um fato ou um acontecimento, a função comunicativa tem o objetivo de comunicar algo, a função reflexiva expõe as ideias do autor e também permite reflexões por parte do expectador e a função emocional identifica se a imagem demonstra ou transmite um sentimento ou emoção. Nessa perspectiva, as Funções Primárias da Imagem foram utilizadas na elaboração da Matriz 2, no qual foram propostas questões indexadoras que resultaram em palavras-chave para indexação das fotografias que compõem a amostra, no segundo nível de leitura. Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da Imagem. QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado? _________________________________________________________________________ 1141 QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram as imagens? FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário) pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor? FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? Fonte: elaborado pelas autoras. Em resumo o Modelo de Leitura proposto por Silva (2018) é composto por dois níveis de leitura: nível um (Matriz 1) que coleta informações sobre o contexto de criação da fotografia e o nível dois (Matriz 2) que a partir das informações obtidas no nível um auxilia o indexador a compreender e a escolher as palavras-chave que melhor representa o conteúdo da fotografia. Dessa forma, o Modelo de Leitura é composto por duas matrizes: a Matriz 1, baseada no Método Complexo e a Matriz 2 que é baseada nas Funções Primárias da imagem. Como ambiente de realização desta pesquisa foi escolhido o banco de imagens Pixabay, caracterizado por ser uma rede interativa online de imagens. O conteúdo disponível é publicado por diversas pessoas que colaboram e disponibilizam o recurso sob a licença Creative Commons. Dentre a diversidade de imagens disponíveis, destacam-se fotografias, imagens vetoriais, ilustrações e vídeo. Mas para a realização da pesquisa, optou-se para a aplicação do modelo apenas em fotografias. Para isso, foi selecionada uma amostra composta por cinco fotografias do banco de imagens por conveniência e de forma que abrangesse diferentes temáticas, conforme o Quadro 1. _________________________________________________________________________ 1142 Quadro 1: Seleção da amostra da pesquisa. AMOSTRA 1 AMOSTRA 2 AMOSTRA 3 AMOSTRA 4 AMOSTRA 5 Fonte: Pixabay (2021). A partir da seleção dessas imagens, aplicou-se o Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias por meio da Matriz 1 e Matriz 2. Amostra 1 Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo. QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem é Composta? Autor: Stefan Schweihofer/Pixabay. Data: 20 de janeiro de 2015. Formato: jpg. Resolução: 5008×2592. Os comentários realizados a fotografia no Pixabaynão foram considerados relevantes, pois houve somente elogios sobre a beleza da foto. O autor não possui outras fotografias sobre flamingos. De que a Imagem se Nutre? O site Megacurioso utiliza a foto dos flamingos no contexto de dança do acasalamento entre aves. O site Pinterest utilizou a foto dos flamingos no contexto do dia dos namorados.O site Hunt Hill utilizou a foto dos flamingos no contexto de rituais de acasa- lamento do reino animal. O site Wikiaves foi utilizado para obter mais informações científicas sobre a ave flamingo. _________________________________________________________________________ 1143 QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as possíveis interpretações propostas por eles são: dança, acasalamento, dia dos namorados, ritual, reino animal.A partir da consulta no site especializado em aves Wikiaves, obtiveram-se as seguintes palavras-chave para indexação: flamengo, flamingo- grande, ganso-do-norte, ganso cor-de-rosa, flamingos,phoinikopteros, animalia, chordata, espécie rara, aves gregárias. Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da Imagem QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado? Flamingos, Lago, Flamengo, Flamingo-Grande, Ganso-Do-Norte, Ganso Cor-De-Rosa, Flamingos, Phoinikopteros, Animalia, Chordata, Espécie Rara, Aves Gregárias, Aves Exóticas, Natureza, Reino Animal. FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram as imagens? Casal, Tomada De Amor, Beijo, Par. FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário) pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor? Romantismo, Amor, Coração, Romântico, União, Coração, Romance, Ritual, Acasalamento, Dança, Dia Dos Namorados. FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? Paixão, Afeto, Afetividade. _________________________________________________________________________ 1144 Amostra 2 Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo. QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem é Composta? Autor: Quang Nguyen Vinh/Pixabay. Data: 13 de agosto de 2017. Formato: jpg. Resolução: 7626×5087.Os comentários realizados à fotografia no Pixabaynão foram considerados relevantes, pois foram apenas elogios à foto.O autor possui mais oito fotografias de campos de sal no Vietnã. Entre as palavras-chave que ele utilizou nas outras fotos, além das que estão presentes na Amostra 2, foram relevantes: empilhamento, especiaria. De que a Imagem se Nutre? O site Hanoi Eco Tour utilizou a foto no contexto de excursões agrícolas, turismo e passeios na fazenda no Vietnã. O site vietnam.vnanet.vn foi utilizado para obter mais informações sobre a produção de sal no Vietnã. Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as possíveis interpretações propostas por eles são: excursão agrícola, turismo, passeio, ponto turístico. _________________________________________________________________________ 1145 Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da Imagem QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado? Trabalhadoras, Agricultura, Vietnã, Campos De Sal, Hon Khoi, Trabalho, Khanh Trang, Praia, Doc Let, Peso, Mulheres, Província Central, Khanh Hoa, Manhã, Ásia, Ponto Turístico, Turismo, Amanhecer, Pilhas De Sal, Fazenda,Mineral, Cotidiano, Empilhamento, Excursão Agrícola, Passeio, Trabalho Feminino, Pessoas, Reflexo, Campos De Sal, Contraluz, Silhueta, Chapéus Cônicos, Carga, Descarregando, Luz Solar, Pequeno Lago, Sol. FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram as imagens? Cotidiano, Trabalho Árduo. FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário) pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor? Harmonia Dos Movimentos, Sincronicidade, Cultura Oriental, Cultura Vietnamita, Tradição. FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? Humildade, Equilíbrio, Força. _________________________________________________________________________ 1146 Amostra 3 Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo. QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem é Composta? Autor: Jan Den Ouden/Pixabay. Data: 14 de junho de 2016. Formato: jpg. Resolução: 3955×2637.Os comentários realizados à fotografia no Pixabaynão foram relevantes, pois foram apenas elogios à foto. O autor não possui outras fotografias sobre Muro das Lamentações ou judeus. De que a Imagem se Nutre? O site Pneuma Christian Centre utilizou a fotografia no contexto das constantes condenações que Isra-el vem sofrendo pela mídia, comunidades internacionais e ONU. O site aucklandunitarian.org.nz utilizou a fotografia no contexto de uma jornalista que analisa o cotidiano das pessoas que oram no Muro das Lamentações. O site terrasantaviagens.com.br foi utilizado para obter mais informações sobre o Muro das Lamenta-ções. O site segredosdeviagem.com.br foi utilizado para obter mais informações sobre o Muro das Lamentações. O site vidapraticajudaica.com para obter mais informações sobre o Judaísmo. Aonde vai a Imagem? A partir da consulta no site terrasantaviagens.com.br, obteve-se as seguintes palavras-chave na indexa-ção: Terra Santa, lugar sagrado, Cidade Velha, Templo de Herodes, Muro Ocidental, Religião Abraâ-mica.A partir da consulta no site segredosdeviagem.com.br, obteve-se as seguintes palavras-chave na inde-xação: crença, religiosidade, espiritualidade, entrega, reza.A partir da consulta no site www.vidapraticajudaica.com, obteve-se a seguinte palavra-chave na indexação: kipah. _________________________________________________________________________ 1147 Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da Imagem QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado? Judeu, Oração, Jerusalém, Lugar Sagrado, Judeu, Muro Das Lamentações, Jerusalém, Vestimenta Típica, Cidade Velha, Muro Ocidental, Vestígio, Antigotemplo De Herodes, Terra Santa, Qotel, Chapéu, Kipah. FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram as imagens? Judaísmo, Oração, Cultura Judaica, Religião, Religião Abraâmica, Religiosidade, Reza, Cotidiano. FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário) pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor? Tradição, Crença,Entrega. FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? Espiritualidade, Fé, Fervor. Amostra 4 _________________________________________________________________________ 1148 Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo. QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem é Composta? Autor: Che_co/Pixabay. Data: 20 de maio de 2015. Formato: jpg. Resolução: 3264×2448.A fotografia não possui comentários no Pixabay.O autor possui mais quatro imagens sobre o Rio de Janeiro. De que a Imagem se Nutre? O site viajandobemebarato.com.br utilizou a fotografia no contexto de turismo nas favelas no Rio de Janeiro.O site travelsauro.com utilizou a fotografia no contexto da cultura do Rio de Janeiro.O blog.edestinos.com.br utilizou a fotografia no contexto do aniversário do Rio de Janeiro.O site Infoescola.com foi utilizado para obter mais informações sobre capoeira.O site visit.org foi utilizado para obter mais informações sobre o turismo em favelas no Rio de Janeiro.. Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as possíveis interpretações propostas por eles são: identidade cultural, cultura brasileira, favela, Rio de Janeiro, cultura vibrante, turismo, tu-rismo em favelas.A partir da consulta no site Infoescola.com, as possíveis interpretações propostas por eles são: jogo de capoeira, roda de capoeira, gingado, capoeirista, movimento, habilidade, flexibilidade. Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da Imagem QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado? Homem, Capoeira, Favela, Periferia, Rio De Janeiro, Brasil, Negro, Capoeirista, Turismo, Turismo Em Favela. FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram as imagens? Cultura Brasileira, Gingado, Acrobacia, Movimento, Habilidade, Flexibilidade, Dança, Esporte. _________________________________________________________________________ 1149 QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário) pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor? Tradição, Cultura Vibrante, Cultura Brasileira, Folclore, Expressão Cultural, Capoeiragem, Arte Marcial, Cultura Popular, Música, Musicalidade, Bem Cultural, Cultura Afro-Brasileira, Herança Cultural, Símbolo Da Identidade Brasileira, Patrimônio Cultural E Imaterial Da Humanidade, Identidade Cultural. FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? Flexibilidade, Força, Resistência Cultural, Habilidade. Amostra 5 Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo. QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem é Composta? Autor: Mustafa Abusalah/Pixabay. Data: 11 de fevereiro de 2016. Formato: jpg. Resolução: 4032×3024.A fotografia não possui comentários no Pixabay.O autor não possui mais imagens sobre refugiados ou Guerra da Síria. _________________________________________________________________________ 1150 QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA DESCRIÇÃO De que a Imagem se Nutre? O site news.gtp.gr utilizou a fotografia no contexto da notícia em que as Ilhas Gregas irão pagar meno-res impostos devido à situação de receberem os refugiados da Síria.O site wol.iza.org/ utilizou a fotografia no contexto de uma reportagem sobre quem vai resolver a crise dos refugiados.O site neoskosmos.com utilizou a fotografia para falar sobre o aumento da mão de obra na Grécia no atendimento aos refugiados que chegam ao país.O site gazetadopovo.com.br foi utilizado para obter mais informações sobre os refugiados Sírios em Lesbos na Grécia. Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as possíveis interpretações propostas por eles são: crise dos refugiados, crise humanitária.A partir da consulta no site gazetadopovo.com.br, as possíveis interpretações propostas por eles são: crise migratória, acampamento improvisado, inseguran- ça, condição de insalubridade dos refugiados, vulnerabilidade dos refugiados, acampamentos em forma de “prisão” em Lesbos., habilidade, flexibilidade. Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da Imagem QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado? Campo de Refugiados Sírios, Acampamento, Lesbos, Grécia, Síria, Europa, Imigrantes, Cercamento, Tela, Moradia, Casa, Guerra Na Síria. FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram as imagens? Crise Dos Refugiados, Crise Humanitária. FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário) pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor? Prisão, Aprisionamento. _________________________________________________________________________ 1151 QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA PALAVRAS-CHAVE FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no usuário? Aprisionamento, Insegurança, Vulnerabilidade. RESULTADOS Certificou-se que com a aplicação do Modelo de Leitura por meio do uso dos dois níveis elaborados com a contribuição dos insumos teóricos propostos por Català Domènech (2011) colaboraram para a seleção de palavras-chave no processo de indexação das fotografias. Acredita-se que analisar as imagens sob o ponto de vista do Método Complexo e das Funções Primárias da Imagem é importante, visto que oferecem diversificadas opções relevantes de palavras-chave para a representação, a indexação e a recuperação das fotografias, inclusive com a análise e identificação daquelas que representam aspectos subjetivos que são retratados na fotografia como sentimentos e emoções e que determinados usuários demandam por esse tipo de recuperação. Constatou-se nesta pesquisa que a aplicação da Matriz 1 revelou a importância do uso do Método Complexo. Esse uso contribuiu para aumentar a compreensão dos elementos que podem expressar informações sobre uma fotografia e reforçou a importância de se realizar uma pesquisa prévia sobre o seu contexto, a sua utilização, bem como buscar o suporte das fontes de informação sobre o assunto tratado, principalmente porque nos dias atuais as imagens estão conectadas por meio de hiperlinks a outros textos, a outras imagens, a redes sociais. Já a Matriz 2 demonstrou a importância das Funções Primárias das Imagens. O seu uso possibilitou a indexação ser exaustiva e contemplar a identificação de aspectos subjetivos das fotografias que podem ser importantes para determinada comunidade de usuários. Acredita-se que o modelo proposto apresenta-se como uma nova perspectiva de indexação de fotografias, pois traz como contribuição teórica da Comunicação Visual que propõem elementos importantes de serem analisados nas imagens, como: a compreensão da _________________________________________________________________________ 1152 necessidade de se considerar que as pessoas podem ter diferentes significados sobre uma mesma imagem, a identificação de sua complexidade e o meio a qual ela está, contextualização da fotografia, análise da relação que ela estabelece com outros textos e imagens, as suas possibilidades de interpretação, identificação do fato e acontecimento que está ligado à foto, o reconhecimento da mensagem que ela transmite, a análise dos aspectos subjetivos em que se identifica quais emoções as fotografias podem transmitir e provocar, além disso, também permite analisar a intenção do autor ao produzir a foto e também as possíveis reflexões que podem ser realizadas a ela. BIBLIOGRAFIA ABRIL, Gonzalo. Análisis crítico de textos visuales: mirar lo que nos mira. Madrid:Sintesis, 2007. 255 p. ABRIL, Gonzalo. Análisis crítico de textos visuales: mirar lo que nos mira. Madrid: Sintesis, 2007. 255 p. CATALÁ, DOMÈNECH, Josep M. A forma do real: introdução aos estudos visuais . São Paulo:Summus, 2011. 270 p. CATALÁ DOMÈNECH, Josep M.; COSTA, M. R. Por um olhar complexo sobre a imagem. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 38, n. 1, p. 295-308, jun. 2015. GTP. Site de notícias [2021]. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2021. HANOI ECO TOUR. Ecoturismo no Vietnã. [2021]. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2021. HUNT HILL AUDUBON SANCTUARY. Preservação da natureza e centro de aprendizado. [2021]. Disponível em: < https://www.hunthill.org/>. Acesso em: 19 jan. 2021. MEGACURIOSO. As curiosidades mais interessantes. [2021]. Disponível em:. Acesso em: 19 jan. 2021. NEOS KOSMOS. Jornal comunitário grego. [2021]. Disponível em: . 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