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1134
A Comunicação Visual como aporte teórico para elaboração de um Modelo
de Leitura para indexação de fotografia na Ciência da Informação 1
Gislene Rodrigues da Silva
2
;
Célia da Consolação Dias
3
RESUMO: Este estudo tem como objetivo apresentar a contribuição da Comunicação Visual
utilizada como subsídio teórico para elaboração de um Modelo de Leitura para indexação de
fotografias na Ciência da Informação proposto por Silva (2018) na dissertação de mestrado.
Este Modelo utiliza autores da Comunicação Visual como Abril (2007, 2013) e Català
Domènech (2011, 2015) e também autores Teoria da Indexação na Ciência da Informação. O
modelo é composto por dois níveis de leitura por meio da aplicação da Matriz 1 e Matriz 2.
Tal modelo permite ao indexador realizar perguntas à fotografia a partir do “Método
Complexo” e das “Funções Primárias da Imagem”. Como resultado, o modelo proposto
permite a elaboração de um resumo descritivo da fotografia por meio da Matriz 1 e a
elaboração de palavras-chave para descrever a fotografia por meio da Matriz 2. Considera-se
o modelo importante para a Ciência da Informação, pois contempla elementos que são
importantes de serem considerados na recuperação de fotografias por parte dos usuários em
um sistema de informação.
INTRODUÇÃO
A fotografia é um tipo de recurso informacional que tem sido um recorrente objeto de estudo
na Ciência da Informação por apresentar diversos desafios no momento de sua organização e
recuperação em sistemas de informação. Dentre as dificuldades encontradas pelos
profissionais da informação no momento de sua organização especificamente durante o
processo de indexação é identificar quais são os elementos e atributos da fotografia que
devem ser considerados no momento da representação e quais deles são relevantes para os
usuários. Além disso, os aspectos mais desafiadores que a fotografia apresenta são devido ao
seu caráter subjetivo e polissêmico, que permite que as pessoas possam interpretá-la de
diferentes formas de acordo com seus conhecimentos, aspectos culturais, sociais e emocionais
as quais está envolvido. No ambiente de digital a indexação das fotografias é ainda mais
1 Trabalho apresentado no GT Mídia, representação e discursos narrativos, no VIII Seminário Internacional de
Pesquisas em Mídia e Cotidiano.
2 Doutoranda do PPGGOC/UFMG. E-mail: gislenerds@gmail.com
3 Docente do PPGGOC/UFMG. E-mail: celiadias@gmail.com
_________________________________________________________________________
1135
complexa, pois conforme destaca Buitoni (2015) ao se tratar de imagens “o virtual pede que
se tente formas de discussão que escapem à literalidade”.
A partir dessa premissa, considera-se importante a existência de metodologias que
possibilitem representar toda a subjetividade que os usuários demandam no processo de
recuperação das fotografias em sistemas de informação.
Devido aos motivos apresentados, utilizou-se neste estudo aportes teóricos da Comunicação
Visual que traz como contribuição os autores Gonzalo Abril que conceitua a imagem como
Texto Visual e Josep M. Català Domenech que considera a imagem como Imagem Complexa,
tais conceitos serão apresentados na próxima seção.
REFERENCIAL TEÓRICO
Nesta pesquisa, considerou-se imagem como Texto Visual, conforme Abril (2007, 2013) e
como Imagem Complexa de acordo com Català Domènech (2011, 2015). Abril (2007) utiliza
o termo Texto Visual para falar de imagem, tal termo pode ser compreendido como uma
experiência visual pela qual se passa o produtor e o intérprete deste texto. O autor afirma que
os Textos Visuais também devem ser vistos como formas dinâmicas, pois sua interpretação
varia de acordo com o momento da história e também de acordo com os valores de uma
cultura. Segundo Abril (2013), os Textos Visuais representam também, a experiência visual
que o indivíduo adquiriu em seu cotidiano e em sua vivência e pressupõe a existência de
"redes textuais”, pois sempre há interação entre eles.
Desse modo Abril (2013) apresenta três dimensões dos Textos Visuais que ocorrem devido a
interpretação das imagens ter relação com os aspectos culturais, entre essas três dimensões
tem-se a visualidade, a imagem e a “mirada” (o olhar). De acordo com o autor há uma
interdependência entre o domínio do olhar (mirada), da imagem e da visualidade; entre o
exercício de olhar, de imaginar e dever (ou não ver). Assim pressupõe-se que o
relacionamento entre essas três dimensões é de mediação. A dimensão visualidade trata-se de
um conjunto de elementos como cor, textura, relações topológicas, dentre outros. A
visualidade não representa somente a "informação" ou os "dados" visuais, não são
equivalentes à "visão" e sim à "visão socializada". Nesta concepção as imagens são também
um conjunto de descrições desse objeto, categorizado sob o ponto de vista de uma cultura,
_________________________________________________________________________
1136
formado por meio de atributos, simbolismos mais ou menos abstratos que aderiram a esse
objeto. Na dimensão imagem o autor considera que as imagens sempre estão relacionadas a
algum imaginário social compartilhado, elas são, ao mesmo tempo, parte e resultado desses
imaginários. Elas estão sempre relacionadas a um contexto sociocultural. A dimensão
“mirada” representa o sentido que uma cultura dá a imagem, bem como os valores que são
inerentes a essa cultura. A “mirada” está relacionada à forma como o Texto Visual é
visualizado e esta forma de olhar está carregada com a subjetividade ou até mesmo pelos
aspectos sociais, culturais e religiosos de quem o está visualizando.
Para apoiar e contribuir para a compreensão e a leitura das imagens, Català Domènech (2015),
apresenta o termo imagem como Imagem Complexa utilizada para interpretar as visualidades
contemporâneas. De acordo com essa premissa não se trata de uma tipologia de imagem, mas
de uma concepção da imagem, já que ela não é algo preciso e sim resultado de diferentes
percepções sobre ela. Dessa forma, considera-se que esse ponto de vista não está de acordo
com aquele que define a imagem como algo simples, pois a sua interpretação depende da
relação que o espectador estabelece sobre essa imagem para que ela se torne complexa. Além
disso, Català Domènech (2015) salienta que as imagens não estão isoladas, pois ao interrogá-
las, percebe-se que uma imagem pode estar relacionada à outra, ou até mesmo a outros textos
que são utilizados para contextualizá-las. Se elas estiverem disponíveis na internet, essa
situação fica ainda mais evidente, pois hiperlinks podem remetê-las a diferentes recursos
informacionais, sendo necessário realizar todas essas conexões para a sua compreensão. Nesse
sentido, considera-se que a Imagem Complexa faz parte de um “todo” e por isso é necessário
compreender essas conexões que as imagens estabelecem umas com as outras e também com
os textos, sendo de fundamental importância identificar onde a imagem foi utilizada, qual o
conteúdo dos textos que a acompanha e também se ela pertence a um conjunto de outras
imagens do mesmo autor, com o objetivo de compreender melhor o seu conteúdo.
Català Domènech (2011) apresenta o “Método Complexo” com o objetivo de ampliar o
alcance da interpretação das imagens. Sendo assim, é necessário compreender as imagens sob
o ponto de vista da descrição, à ecologia da imagem e à interpretação:
- Descrição: compreende-se de que a imagem é composta, não significa compreender somente
a sua estrutura, mas também consiste em analisar quais os elementos e materiais que a
compõem e que não estão diretamente ligados a seu mecanismo representativo, à sua
_________________________________________________________________________
1137
funcionalidade. Por meio da descrição, busca-se entender a imagem além do superficial e
rastrear a ligação entre uma imagem e outra.
Ecologia da imagem: identifica-se em qual contexto a imagem se encontra. Se ela nutre e é
consequência desse contexto (ecologia), refere-se à ideia de imagem-rede, ou seja, imagem
multirrelacionada, que é comum, principalmente, no contexto de internet em que uma mesma
imagem pode ser utilizada em diferentes contextos. Sendo assim, o autor defende que para
compreender a imagem é preciso identificar todas essas possibilidades de uso para identificar
as possíveis formas de interpretá-la.
Interpretação: busca-se compreender aonde vai a imagem, para onde ela se dirige, procura-se
identificar seu significado no momento da criação e se esse significado modificou-se ao longo
do tempo. Ou seja, nesse momento busca-se analisar as possíveis interpretações sobre ela,
inclusive aquelas interpretações que não estão evidentes na imagem, mas que estão presentes,
independente se esse significado é aquele que o autor quis transmitir. As significações que se
podem dar às imagens não estão estáticas no tempo, elas podem mudar ao longo dos anos.
Català Domènech (2011) também apresenta “Funções Primárias da Imagem” que tem o
objetivo de contribuir para a compreensão melhor do conteúdo da imagem por meio do
processo de leitura, aprendizagem, compreensão e assimilação visual: As funções primárias
são compostas por Função informativa, Função comunicativa, Função reflexiva, Função
emocional. O autor ressalta que uma mesma imagem pode apresentar ao mesmo tempo
diferentes tipologias de funções:
Função informativa da imagem: para o autor, essa tipologia de imagem é aquela que reproduz
algo que alguém quer informar. Esse tipo de imagem fornece informações sobre determinado
acontecimento ou fato, isto é, testemunhar uma realidade ou constatar uma presença. Sob esse
ponto de vista, deve-se considerar aquela imagem produzida cujo objetivo é informar. A
função informativa configura-se como uma constatação de algo e ao mesmo tempo uma
descrição.
Função comunicativa da imagem: de acordo com Català Domènech (2011), toda imagem tem
uma função comunicativa, pois foi elaborada com o objetivo de se relacionar com alguém,
mesmo que essa relação seja só com o próprio autor. Essa função tem o objetivo de
estabelecer uma relação direta com o espectador, no sentido de transmitir uma informação
_________________________________________________________________________
1138
específica de utilidade imediata, de induzir a uma ação, de instruir sobre determinado assunto,
de ilustrar uma teoria ou até mesmo de representar um objeto de forma realística. Segundo o
autor imagens de propaganda política e publicidade ilustram esse tipo de função
comunicativa.
Função reflexiva da imagem: para Català Domènech (2011), existem dois tipos de imagens
reflexivas: as imagens-pensamento e as do tipo autônoma. A primeira se refere àquela em que
o autor utiliza da imagem para expor seus pensamentos, são imagens que foram produzidas
para que se pense a partir delas, pois quem produziu possui uma intenção. Já a segunda
imagem reflexiva, se refere a um tipo de imagem que é autônoma e apresenta um pensamento
independente de quem a produziu, o que significa dizer que essa reflexão vai além das ideias
do autor. Nesse segundo tipo, as imagens foram elaboradas para que se faça uma reflexão a
partir da própria imagem exposta.
Função emocional da imagem: Català Domènech (2011) destaca que a representação visual é
uma forma de controlar as emoções diante do visível, dessa forma para o autor todas as
imagens despertam algum tipo de emoção no espectador. O autor também destaca que a forma
como se vê a imagem é determinante para se identificar o seu aspecto emocional. A
construção cultural da visão pode influenciar o modo de ver a imagem e a emoção pode ser
determinada pelo sentido que se dá a ela, ou seja, uma imagem pode despertar determinada
emoção em uma pessoa e em outra pessoa pode despertar uma emoção diferente. O autor
também afirma que uma imagem de propaganda apresenta um bom exemplo de função
emocional, pois além de mostrar a função comunicativa que é de persuadir ou mesmo
convencer o consumidor acerca dos pontos positivos de determinado produto ou serviço, ela
também se utiliza das questões emocionais para influenciar o espectador a tomar a decisão de
comprar.
A partir da apreensão da imagem como um Texto visual proposto por Abril (2007, 2013) em
que sua intepretação depende de fatores culturais, sociais e interpretativos ao qual o indivíduo
está inserido e também a partir da concepção da imagem como Imagem Complexa e da
Método Complexo e das Funções Primárias da Imagem conforme Català Domènech (2011,
2015) propõe-se um Modelo de Leitura para Indexação de fotografias baseada no Método
Complexo e nas Funções Primárias da Imagem, conforme será descrito na próxima seção
sobre a metodologia utilizada na pesquisa.
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1139
METODOLOGIA
Esta seção apresenta a metodologia utilizada para a realização da pesquisa e composição do
modelo proposto. Como método de estudo, do ponto de vista da natureza, esta pesquisa pode
ser classificada como aplicada, pois seu objetivo foi solucionar um problema específico que é
a indexação de fotografias com o propósito de tornar a recuperação mais eficiente. Nesse
sentido, Silveira e Córdova (2009, p. 31) afirmam que esse tipo de pesquisa “objetiva gerar
conhecimentos para aplicação prática, dirigidos à solução de problemas específicos”. Do
ponto de vista da forma de abordagem do problema, esta pesquisa pode ser considerada
qualitativa, pois buscou compreender o contexto em que o problema (indexação) estava
inserido e teve como objetivo realizar uma reflexão sobre ele, pois, conforme apontado por
Silveira e Córdova (2009, p. 31) “a pesquisa qualitativa não se preocupa com
representatividade numérica, mas, sim, com o aprofundamento da compreensão de um grupo
social, de uma organização, etc”.
A partir das proposições de Català Domènech (2011) apresentadas anteriormente, o Modelo
de Leitura foi elaborado na Ciência da Informação criando-se duas matrizes para o registro de
informações que subsidiaram os dois níveis de leitura das fotografias. A Matriz 1 foi
construída tendo como subsídios os fundamentos do Método Complexo e da adoção das
questões indexadoras propostas para se fazer a análise da fotografia e que subsidiasse a
compreensão do seu contexto de criação, o seu entendimento a partir de seu uso, a
compreensão das suas formas de interpretação.
O Método Complexo propõe a análise da imagem em um contexto mais amplo que abrange a
descrição, a ecologia da imagem e a interpretação. A descrição tem como objetivo descrever
os elementos que estão diretamente ligados ao mecanismo representativo da imagem e
demonstra a ligação dessa imagem com outra. A ecologia da imagem consiste em verificar
quais os contextos em que ela foi utilizada e quais textos e imagens estão relacionadas a ela. E
por último, a interpretação busca compreender aonde vai à imagem, ou seja, tem o propósito
de analisar os seus significados ao longo dos anos e as possibilidades de interpretação. Nessa
perspectiva, o “Método Complexo” foi utilizado na elaboração da Matriz 1, no qual foram
propostas questões indexadoras que resultaram em informações descritivas, ressalta-se que
todos os dados coletados e registrados na Matriz 1 são úteis para auxiliar com informações o
preenchimento da Matriz 2.
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1140
Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo.
QUESTÕES INDEXADORAS - PRIMEIRO
NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem é Composta?
De que a Imagem se Nutre?
Aonde vai a Imagem?
Fonte: elaborado pelas autoras.
Já a Matriz 2 foi construída baseada nas Funções Primárias da Imagem e nas questões
indexadoras elaboradas a partir de cada função. O registro de dados desta Matriz compreende
o segundo nível de leitura e é feito usando os subsídios da Matriz 1 para compreender o
conteúdo da fotografia e definir as palavras-chave para a indexação.
As Funções Primárias da Imagem são compostas por quatro funções: informativa,
comunicativa, reflexiva e emocional. A função informativa busca demonstrar um fato ou um
acontecimento, a função comunicativa tem o objetivo de comunicar algo, a função reflexiva
expõe as ideias do autor e também permite reflexões por parte do expectador e a função
emocional identifica se a imagem demonstra ou transmite um sentimento ou emoção. Nessa
perspectiva, as Funções Primárias da Imagem foram utilizadas na elaboração da Matriz 2, no
qual foram propostas questões indexadoras que resultaram em palavras-chave para indexação
das fotografias que compõem a amostra, no segundo nível de leitura.
Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da
Imagem.
QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM
A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou
acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado?
_________________________________________________________________________
1141
QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM
O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem
transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um
determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem
ilustra algum objeto de forma realística?
na imagem? O que mostram as imagens?
FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM
A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os
pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do
autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário)
pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor?
FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM
Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que
a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no
espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no
usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado
mental no usuário?
Fonte: elaborado pelas autoras.
Em resumo o Modelo de Leitura proposto por Silva (2018) é composto por dois níveis de
leitura: nível um (Matriz 1) que coleta informações sobre o contexto de criação da fotografia e
o nível dois (Matriz 2) que a partir das informações obtidas no nível um auxilia o indexador a
compreender e a escolher as palavras-chave que melhor representa o conteúdo da fotografia.
Dessa forma, o Modelo de Leitura é composto por duas matrizes: a Matriz 1, baseada no
Método Complexo e a Matriz 2 que é baseada nas Funções Primárias da imagem.
Como ambiente de realização desta pesquisa foi escolhido o banco de imagens Pixabay,
caracterizado por ser uma rede interativa online de imagens. O conteúdo disponível é
publicado por diversas pessoas que colaboram e disponibilizam o recurso sob a licença
Creative Commons. Dentre a diversidade de imagens disponíveis, destacam-se fotografias,
imagens vetoriais, ilustrações e vídeo. Mas para a realização da pesquisa, optou-se para a
aplicação do modelo apenas em fotografias. Para isso, foi selecionada uma amostra composta
por cinco fotografias do banco de imagens por conveniência e de forma que abrangesse
diferentes temáticas, conforme o Quadro 1.
_________________________________________________________________________
1142
Quadro 1: Seleção da amostra da pesquisa.
AMOSTRA 1 AMOSTRA 2 AMOSTRA 3 AMOSTRA 4 AMOSTRA 5
Fonte: Pixabay (2021).
A partir da seleção dessas imagens, aplicou-se o Modelo de Leitura para Indexação de
Fotografias por meio da Matriz 1 e Matriz 2.
Amostra 1
Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo.
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem é Composta? Autor: Stefan Schweihofer/Pixabay. Data: 20 de janeiro de 2015.
Formato: jpg. Resolução: 5008×2592. Os comentários realizados
a fotografia no Pixabaynão foram considerados relevantes, pois
houve somente elogios sobre a beleza da foto. O autor não possui
outras fotografias sobre flamingos.
De que a Imagem se Nutre? O site Megacurioso utiliza a foto dos flamingos no contexto de
dança do acasalamento entre aves. O site Pinterest utilizou a foto
dos flamingos no contexto do dia dos namorados.O site Hunt Hill
utilizou a foto dos flamingos no contexto de rituais de acasa-
lamento do reino animal. O site Wikiaves foi utilizado para obter
mais informações científicas sobre a ave flamingo.
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1143
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as
possíveis interpretações propostas por eles são: dança,
acasalamento, dia dos namorados, ritual, reino animal.A partir da
consulta no site especializado em aves Wikiaves, obtiveram-se as
seguintes palavras-chave para indexação: flamengo, flamingo-
grande, ganso-do-norte, ganso cor-de-rosa,
flamingos,phoinikopteros, animalia, chordata, espécie rara, aves
gregárias.
Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da
Imagem
QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM
A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou
acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado?
Flamingos, Lago, Flamengo,
Flamingo-Grande, Ganso-Do-Norte,
Ganso Cor-De-Rosa, Flamingos,
Phoinikopteros, Animalia, Chordata,
Espécie Rara, Aves Gregárias, Aves
Exóticas, Natureza, Reino Animal.
FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM
O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem
transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um
determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem
ilustra algum objeto de forma realística?
na imagem? O que mostram as imagens?
Casal, Tomada De Amor, Beijo, Par.
FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM
A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os
pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do
autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário)
pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor?
Romantismo, Amor, Coração,
Romântico, União, Coração,
Romance, Ritual, Acasalamento,
Dança, Dia Dos Namorados.
FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM
Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que
a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no
espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no
usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado
mental no usuário?
Paixão, Afeto, Afetividade.
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1144
Amostra 2
Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo.
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem é Composta? Autor: Quang Nguyen Vinh/Pixabay. Data: 13 de agosto de 2017.
Formato: jpg. Resolução: 7626×5087.Os comentários realizados à
fotografia no Pixabaynão foram considerados relevantes, pois
foram apenas elogios à foto.O autor possui mais oito fotografias
de campos de sal no Vietnã. Entre as palavras-chave que ele
utilizou nas outras fotos, além das que estão presentes na Amostra
2, foram relevantes: empilhamento, especiaria.
De que a Imagem se Nutre? O site Hanoi Eco Tour utilizou a foto no contexto de excursões
agrícolas, turismo e passeios na fazenda no Vietnã. O site
vietnam.vnanet.vn foi utilizado para obter mais informações sobre
a produção de sal no Vietnã.
Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as
possíveis interpretações propostas por eles são: excursão agrícola,
turismo, passeio, ponto turístico.
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1145
Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da
Imagem
QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM
A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou
acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado?
Trabalhadoras, Agricultura, Vietnã,
Campos De Sal, Hon Khoi, Trabalho,
Khanh Trang, Praia, Doc Let, Peso,
Mulheres, Província Central, Khanh
Hoa, Manhã, Ásia, Ponto Turístico,
Turismo, Amanhecer, Pilhas De Sal,
Fazenda,Mineral, Cotidiano,
Empilhamento, Excursão Agrícola,
Passeio, Trabalho Feminino, Pessoas,
Reflexo, Campos De Sal, Contraluz,
Silhueta, Chapéus Cônicos, Carga,
Descarregando, Luz Solar, Pequeno
Lago, Sol.
FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM
O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem
transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um
determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem
ilustra algum objeto de forma realística?
na imagem? O que mostram as imagens?
Cotidiano, Trabalho Árduo.
FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM
A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os
pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do
autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário)
pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor?
Harmonia Dos Movimentos,
Sincronicidade, Cultura Oriental,
Cultura Vietnamita, Tradição.
FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM
Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que
a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no
espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no
usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado
mental no usuário?
Humildade, Equilíbrio, Força.
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1146
Amostra 3
Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo.
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem é Composta? Autor: Jan Den Ouden/Pixabay. Data: 14 de junho de 2016.
Formato: jpg. Resolução: 3955×2637.Os comentários realizados à
fotografia no Pixabaynão foram relevantes, pois foram apenas
elogios à foto. O autor não possui outras fotografias sobre Muro
das Lamentações ou judeus.
De que a Imagem se Nutre? O site Pneuma Christian Centre utilizou a fotografia no contexto
das constantes condenações que Isra-el vem sofrendo pela mídia,
comunidades internacionais e ONU. O site
aucklandunitarian.org.nz utilizou a fotografia no contexto de uma
jornalista que analisa o cotidiano das pessoas que oram no Muro
das Lamentações. O site terrasantaviagens.com.br foi utilizado
para obter mais informações sobre o Muro das Lamenta-ções. O
site segredosdeviagem.com.br foi utilizado para obter mais
informações sobre o Muro das Lamentações. O site
vidapraticajudaica.com para obter mais informações sobre o
Judaísmo.
Aonde vai a Imagem? A partir da consulta no site terrasantaviagens.com.br, obteve-se as
seguintes palavras-chave na indexa-ção: Terra Santa, lugar
sagrado, Cidade Velha, Templo de Herodes, Muro Ocidental,
Religião Abraâ-mica.A partir da consulta no site
segredosdeviagem.com.br, obteve-se as seguintes palavras-chave
na inde-xação: crença, religiosidade, espiritualidade, entrega,
reza.A partir da consulta no site www.vidapraticajudaica.com,
obteve-se a seguinte palavra-chave na indexação: kipah.
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1147
Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da
Imagem
QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM
A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou
acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado?
Judeu, Oração, Jerusalém, Lugar
Sagrado, Judeu, Muro Das
Lamentações, Jerusalém, Vestimenta
Típica, Cidade Velha, Muro
Ocidental, Vestígio, Antigotemplo
De Herodes, Terra Santa, Qotel,
Chapéu, Kipah.
FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM
O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem
transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um
determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem
ilustra algum objeto de forma realística?
na imagem? O que mostram as imagens?
Judaísmo, Oração, Cultura Judaica,
Religião, Religião Abraâmica,
Religiosidade, Reza, Cotidiano.
FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM
A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os
pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do
autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário)
pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor?
Tradição, Crença,Entrega.
FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM
Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que
a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no
espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no
usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado
mental no usuário?
Espiritualidade, Fé, Fervor.
Amostra 4
_________________________________________________________________________
1148
Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo.
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem é Composta? Autor: Che_co/Pixabay. Data: 20 de maio de 2015. Formato: jpg.
Resolução: 3264×2448.A fotografia não possui comentários no
Pixabay.O autor possui mais quatro imagens sobre o Rio de
Janeiro.
De que a Imagem se Nutre? O site viajandobemebarato.com.br utilizou a fotografia no
contexto de turismo nas favelas no Rio de Janeiro.O site
travelsauro.com utilizou a fotografia no contexto da cultura do
Rio de Janeiro.O blog.edestinos.com.br utilizou a fotografia no
contexto do aniversário do Rio de Janeiro.O site Infoescola.com
foi utilizado para obter mais informações sobre capoeira.O site
visit.org foi utilizado para obter mais informações sobre o turismo
em favelas no Rio de Janeiro..
Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as
possíveis interpretações propostas por eles são: identidade
cultural, cultura brasileira, favela, Rio de Janeiro, cultura
vibrante, turismo, tu-rismo em favelas.A partir da consulta no site
Infoescola.com, as possíveis interpretações propostas por eles
são: jogo de capoeira, roda de capoeira, gingado, capoeirista,
movimento, habilidade, flexibilidade.
Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da
Imagem
QUESTÕES INDEXADORAS –
SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM
A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou
acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado?
Homem, Capoeira, Favela, Periferia,
Rio De Janeiro, Brasil, Negro,
Capoeirista, Turismo, Turismo Em
Favela.
FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM
O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem
transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um
determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem
ilustra algum objeto de forma realística?
na imagem? O que mostram as imagens?
Cultura Brasileira, Gingado,
Acrobacia, Movimento, Habilidade,
Flexibilidade, Dança, Esporte.
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1149
QUESTÕES INDEXADORAS –
SEGUNDO NÍVEL DE LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM
A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os
pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do
autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário)
pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor?
Tradição, Cultura Vibrante, Cultura
Brasileira, Folclore, Expressão
Cultural, Capoeiragem, Arte Marcial,
Cultura Popular, Música,
Musicalidade, Bem Cultural, Cultura
Afro-Brasileira, Herança Cultural,
Símbolo Da Identidade Brasileira,
Patrimônio Cultural E Imaterial Da
Humanidade, Identidade Cultural.
FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM
Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que
a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no
espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no
usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado
mental no usuário?
Flexibilidade, Força, Resistência
Cultural, Habilidade.
Amostra 5
Matriz 1: Primeiro nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado no Método Complexo.
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem é Composta? Autor: Mustafa Abusalah/Pixabay. Data: 11 de fevereiro de 2016.
Formato: jpg. Resolução: 4032×3024.A fotografia não possui
comentários no Pixabay.O autor não possui mais imagens sobre
refugiados ou Guerra da Síria.
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1150
QUESTÕES INDEXADORAS -
PRIMEIRO NÍVEL DE LEITURA
DESCRIÇÃO
De que a Imagem se Nutre? O site news.gtp.gr utilizou a fotografia no contexto da notícia em
que as Ilhas Gregas irão pagar meno-res impostos devido à
situação de receberem os refugiados da Síria.O site wol.iza.org/
utilizou a fotografia no contexto de uma reportagem sobre quem
vai resolver a crise dos refugiados.O site neoskosmos.com
utilizou a fotografia para falar sobre o aumento da mão de obra na
Grécia no atendimento aos refugiados que chegam ao país.O site
gazetadopovo.com.br foi utilizado para obter mais informações
sobre os refugiados Sírios em Lesbos na Grécia.
Aonde vai a Imagem? A partir dos usos da fotografia nos sites acima consultados, as
possíveis interpretações propostas por eles são: crise dos
refugiados, crise humanitária.A partir da consulta no site
gazetadopovo.com.br, as possíveis interpretações propostas por
eles são: crise migratória, acampamento improvisado, inseguran-
ça, condição de insalubridade dos refugiados, vulnerabilidade dos
refugiados, acampamentos em forma de “prisão” em Lesbos.,
habilidade, flexibilidade.
Matriz 2: Segundo nível do Modelo de Leitura para Indexação de Fotografias baseado nas Funções Primárias da
Imagem
QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO INFORMATIVA DA IMAGEM
A imagem fornece alguma informação sobre determinado fato ou
acontecimento? Qual é esse fato ou acontecimento é demonstrado?
Campo de Refugiados Sírios,
Acampamento, Lesbos, Grécia, Síria,
Europa, Imigrantes, Cercamento,
Tela, Moradia, Casa, Guerra Na Síria.
FUNÇÃO COMUNICATIVA DA IMAGEM
O que a imagem comunica? Qual a mensagem que a imagem
transmite? A imagem induz uma ação? A imagem instrui sobre um
determinado assunto? A imagem ilustra uma teoria? A imagem
ilustra algum objeto de forma realística? na imagem? O que mostram
as imagens?
Crise Dos Refugiados, Crise
Humanitária.
FUNÇÃO REFLEXIVA DA IMAGEM
A imagem expõe algum pensamento do autor (fotógrafo)? Quais os
pensamentos expostos pelo autor da imagem? Qual a intenção do
autor da imagem? Qual o possível sentido que o espectador (usuário)
pode dar imagem? Quais as reflexões a imagem pode propor?
Prisão, Aprisionamento.
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QUESTÕES INDEXADORAS – SEGUNDO NÍVEL DE
LEITURA
PALAVRAS-CHAVE
FUNÇÃO EMOCIONAL DA IMAGEM
Quais as emoções que a imagem pode despertar? Qual a emoção que
a imagem transmite? A imagem desperta algum tipo de emoção no
espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado mental no
usuário? no espectador (usuário)? A imagem estimula algum estado
mental no usuário?
Aprisionamento, Insegurança,
Vulnerabilidade.
RESULTADOS
Certificou-se que com a aplicação do Modelo de Leitura por meio do uso dos dois níveis
elaborados com a contribuição dos insumos teóricos propostos por Català Domènech (2011)
colaboraram para a seleção de palavras-chave no processo de indexação das fotografias.
Acredita-se que analisar as imagens sob o ponto de vista do Método Complexo e das Funções
Primárias da Imagem é importante, visto que oferecem diversificadas opções relevantes de
palavras-chave para a representação, a indexação e a recuperação das fotografias, inclusive
com a análise e identificação daquelas que representam aspectos subjetivos que são retratados
na fotografia como sentimentos e emoções e que determinados usuários demandam por esse
tipo de recuperação.
Constatou-se nesta pesquisa que a aplicação da Matriz 1 revelou a importância do uso do
Método Complexo. Esse uso contribuiu para aumentar a compreensão dos elementos que
podem expressar informações sobre uma fotografia e reforçou a importância de se realizar
uma pesquisa prévia sobre o seu contexto, a sua utilização, bem como buscar o suporte das
fontes de informação sobre o assunto tratado, principalmente porque nos dias atuais as
imagens estão conectadas por meio de hiperlinks a outros textos, a outras imagens, a redes
sociais.
Já a Matriz 2 demonstrou a importância das Funções Primárias das Imagens. O seu uso
possibilitou a indexação ser exaustiva e contemplar a identificação de aspectos subjetivos das
fotografias que podem ser importantes para determinada comunidade de usuários.
Acredita-se que o modelo proposto apresenta-se como uma nova perspectiva de indexação de
fotografias, pois traz como contribuição teórica da Comunicação Visual que propõem
elementos importantes de serem analisados nas imagens, como: a compreensão da
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1152
necessidade de se considerar que as pessoas podem ter diferentes significados sobre uma
mesma imagem, a identificação de sua complexidade e o meio a qual ela está,
contextualização da fotografia, análise da relação que ela estabelece com outros textos e
imagens, as suas possibilidades de interpretação, identificação do fato e acontecimento que
está ligado à foto, o reconhecimento da mensagem que ela transmite, a análise dos aspectos
subjetivos em que se identifica quais emoções as fotografias podem transmitir e provocar,
além disso, também permite analisar a intenção do autor ao produzir a foto e também as
possíveis reflexões que podem ser realizadas a ela.
BIBLIOGRAFIA
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2007. 255 p.
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fotografias baseado no método complexo e nas funções primárias da imagem. 2018. 140 f.,
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Informação. Disponível em: . Acesso em: 19
jan. 2021.
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VIDA JUDAICA. Informações sobre a vida judaica [2021]. Disponível em:
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A Comunicação Visual como aporte teórico para elaboração de um Modelo de Leitura para indexação de fotografia na Ciência da Informação 0F