Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30030
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Eliana de Freitas Dutrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0450422270760261pt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Antonio Mancarellipt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Herculano Lopespt_BR
dc.creatorHenrique Brener Vertchenkopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0889237025627229pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-17T14:45:35Z-
dc.date.available2019-09-17T14:45:35Z-
dc.date.issued2016-01-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30030-
dc.description.abstractConsidering the theatrical spectacle Wedding Dress, by Nelson Rodrigues, and your big event status for the modernization of theater in Brazil, this study analyzes the processes of legitimacy involved in the construction of this mark, with special emphasis given to the printed theater critic. First performed at the “Teatro Municipal” of Rio de Janeiro in December 1943 by the amateur group Os Comediantes, the play figured in the history of Brazilian theater, and also in the national imaginary, as a founding event for the modernization of our performing arts. In order to understand the power lines involved in the construction of this inaugural mark, it sought to understand the role of the critic in formation and consolidation of Brazil's image as a producer country of a modern theater, in a period from 1928 to 1948. We argue, therefore, that there was a process of building a cultural symbolic fine for an intellectual milieu that, through their critics, developed important standards and origin myths to the formation of aspects of national identity. These critics were woven amid conflicts that put in different theater projects for the nation, whose paths were incited with the action of the state and intellectuals, many from modernist ranks, as well as professional theatrical organizations members. Facing the modern theater in Brazil as a national project, I analyze the critical reception of Nelson Rodrigues play as privileged scriptures to understand the debates on the modernization of our theater, emphasizing the legitimizing role played by "literary critics" and conceiving the critic as multiple textual category that provides a history of the theater as one way of reading history.pt_BR
dc.description.resumoConsiderando o espetáculo teatral Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, e seu estatuto de grande evento para a modernização do teatro no Brasil, este trabalho analisa os processos de legitimação envolvidos na construção desse marco, com especial destaque conferido à crítica teatral impressa. Encenada pela primeira vez no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em dezembro de 1943 pelo grupo amador Os Comediantes, a peça figurou na historiografia do teatro brasileiro, e também no imaginário nacional, como um acontecimento fundador para a modernização de nossas artes cênicas. Com o objetivo de compreender as linhas de força envolvidas na construção desse marco inaugural, buscou-se perceber o papel da crítica na formação e na consolidação da imagem do Brasil como um país produtor de um teatro moderno, em um período que vai de 1928 a 1948. Defendemos, assim, que ocorreu um processo de construção de um bem cultural simbólico por um meio intelectual, o qual, por intermédio de suas críticas, desenvolveu padrões e mitos de origem caros à formação de aspectos da identidade nacional. Essas críticas foram tecidas em meio a conflitos que colocavam em jogo distintos projetos de teatro para a nação, cujos rumos se acirraram com a atuação do Estado e de intelectuais, muitos egressos das fileiras modernistas, assim como de membros de organizações profissionais teatrais. Ao encarar o teatro moderno no Brasil como um projeto nacional, analiso a recepção crítica do espetáculo de Nelson Rodrigues como escrituras privilegiadas para a compreensão dos debates sobre a modernização do nosso teatro, enfatizando o papel legitimador exercido pelos “críticos literários” e concebendo a crítica como categoria textual múltipla que possibilita uma história do teatro enquanto uma das formas de história da leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject“Vestido de noiva”pt_BR
dc.subjectNelson Rodriguespt_BR
dc.subjectCrítica teatralpt_BR
dc.subjectTeatro brasileiro moderno.pt_BR
dc.titleA fabricação do teatro brasileiro moderno: "Vestido de noiva" e a crítica teatral - 1928-1948pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dissertacao_HenriqueVertchenkocompleta.pdfAberto6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.