Presentation

O Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais (RI-UFMG) está inserido no movimento mundial de acesso aberto à produção intelectual (científica, técnica, artística e cultural). Constitui um ambiente que armazena a produção intelectual da UFMG em formato digital, permitindo a busca e recuperação da informação.  Tem o propósito de reunir, preservar, disseminar e promover o acesso aos recursos digitais criados pela comunidade UFMG a fim de proporcionar o intercâmbio intelectual, a criatividade, o conhecimento e a inovação.



Missão

A disponibilização e a difusão da produção intelectual da UFMG em âmbito nacional e internacional.



Objetivos

  • unificar em plataforma comum a produção intelectual da Universidade de forma a maximizar a visibilidade e o acesso;
  • preservar e conservar a produção intelectual da Universidade;
  • potencializar o intercâmbio da UFMG com outras instituições com vistas a promover a democratização do conhecimento.
Histórico

Em 2015 iniciou-se um estudo para implementação do Repositório Institucional da Universidade Federal de Minas Gerais. Uma das principais atividades foi pesquisar as iniciativas já existentes na UFMG. Os resultados mostraram que entre 2006 e 2012 foram implementados três repositórios digitais na instituição. Esses repositórios possuíam gerenciamento e funcionamento em unidades distintas, sem nenhuma ligação entre eles, a saber: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), Repositório de Objetos de Aprendizagem, Repositório Digital da UFMG.

Na perspectiva de ampliar a visibilidade institucional, promover a acessibilidade e a difusão da produção, a Diretoria de Governança Informacional (DGI) estabeleceu parceria com a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), o Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED), o AVAS 21 da Faculdade Medicina, a Diretoria de Tecnologia da Informação e o Centro de Computação da UFMG (DTI/CECOM) e a Biblioteca Universitária - Sistema de Bibliotecas da UFMG (BU-SB/UFMG). Esses órgãos trabalharam na constituição de uma Comissão Responsável para elaborar o projeto de Implementação do Repositório Institucional conforme a Portaria nº 11 de 2017 (link para o documento formato pdf).

A comissão é composta por uma equipe de profissionais dos referidos órgãos, que se organizaram em reuniões quinzenais para desenvolvimento de atividades, tais como: criação de políticas, soluções tecnológicas, customização de metadados, marketing, entre outras.

A gestão do RI-UFMG é orientada por Política Institucional. A sua administração é compartilhada, colaborativa e participativa promovendo a economia de recursos para a Instituição.