Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/30109
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Carlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261484949232779pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Francisco Ângelo Coutinhopt_BR
dc.contributor.referee1Weber Soarespt_BR
dc.contributor.referee2Guilherme Augusto Pereira Maltapt_BR
dc.contributor.referee3Danielle Piuzana Mucidapt_BR
dc.contributor.referee4André Luís Lopes Borges de Mattospt_BR
dc.creatorGustavo Aveiro de Araujopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2220552224568966pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-24T21:32:08Z-
dc.date.available2019-09-24T21:32:08Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30109-
dc.description.abstractTourism is a complex phenomenon that produces multidimensional effects in space, never identical, which makes its analysis and interpretation difficult. In recent years some studies have emphasized the relational nature of space in the analysis of Tourism in order to understand its multiple mobilities and the different types of networks that propagate in different types of spatiality. In this view the territorial and spatial planning of tourism is conceived as the result of the interweaving of networks composed of hybrid entities, human and non-human, that produce effects that can be traced, analyzed and interpreted, based on the Actor-network Theory. In this sense, this research is a proposal of descriptions of complex processes of production of relationships and associations between the elements of the sociotechnical networks of tourism in Diamantina, a historical colonial town in Brazil. It describes the ordering patterns and consequent temporary interrelationship of material and immaterial elements. The study analyzes networks composed of associated elements that mobilize and demobilize to achieve the objectives established in touristic marketing plan. The general objective of this study is to describe the processes of production of relationships and associations among heterogeneous elements that characterize a geographic analysis performed through the revelation of the main characteristics of its ordering patterns. The methodological design is characterized as a sociomaterial description that uses documentary analysis techniques, participant observation and in-depth interviews, with the purpose of reaching the proposed objectives. For the networks analytical procedures, a network analysis and visualization software package (Gephi) was used and two situational maps of the orderings of the sociotechnical networks analyzed were elaborated. The results made it possible to understand aspects of the networks of relations between tourist objects and their influence on Tourism production in the Municipality. It was concluded that the ANT, through the concept of sociotechnical network offers an important tool of geographic analysis of the tourism phenomenon, and is on course to become, possibly, a new paradigm of the Tourism studies.pt_BR
dc.description.resumoO Turismo é um fenômeno complexo que produz efeitos multidimensionais no espaço, nunca idênticos, o que torna difícil sua análise e interpretação. Nos últimos anos alguns estudos têm enfatizado a natureza relacional do espaço na análise do Turismo, a fim de compreender suas múltiplas mobilidades e os diferentes tipos de redes que se propagam em diferentes tipos de espacialidades. Nessa visão o ordenamento territorial e espacial do Turismo é concebido como o resultado do entrelaçamento de redes compostas por entidades híbridas, humanas e nãohumanas, que produzem efeitos passíveis de rastreamento, análise e interpretação, sob a ótica da Teoria Ator-rede (ANT). Nesse sentido esta pesquisa é uma proposta de descrição de complexos processos de produção de relacionamentos e associações entre os atores das redes sociotécnicas do Turismo em Diamantina/MG, cidade colonial histórica. Descreve os padrões de ordenamento e consequente inter-relacionamento temporário de elementos materiais e imateriais. Neste estudo, analisa-se as redes constituídas de elementos associados que se mobilizam e se desmobilizam para alcançar os objetivos estabelecidos no Plano de marketing turístico. O objetivo geral deste estudo é descrever os processos de produção de relacionamentos e associações entre elementos heterogêneos que caracterizam uma análise geográfica realizada por meio da revelação das características principais de seus padrões de ordenamento. O desenho metodológico caracteriza-se como uma descrição sociomaterial que utiliza técnicas de análise documental, observação participante e entrevistas em profundidade, a fim de atingir os objetivos propostos. Para os procedimentos analíticos das redes utilizou-se um programa de visualização e análise de redes (Gephi) e foram elaborados dois mapas contextuais das ordenações das redes sociotécnicas analisadas. Os resultados possibilitaram compreender aspectos das redes de relações entre objetos turísticos e as influências dos mesmos na produção do Turismo no Município. Concluiu-se que a ANT, por meio do conceito de rede sociotécnica, oferece uma importante ferramenta de análise geográfica do fenômeno turístico, e caminha para tornar-se, possivelmente, um novo paradigma dos estudos em Turismo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectEspaço relacionalpt_BR
dc.subjectTeoria ator-redept_BR
dc.subjectRedes sociotécnicaspt_BR
dc.titleA produção do turismo em Diamantina: uma abordagem com base nas redes sociotécnicaspt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
GustavoAAraujo.pdfAberto6.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.