Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Matilde Meire Miranda Cadetept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7422035230947143pt_BR
dc.contributor.referee1Matilde Meire Miranda Cadetept_BR
dc.contributor.referee2Maria Dolôres Soares Madureirapt_BR
dc.creatorAlexis Fernández Cardenteypt_BR
dc.date.accessioned2019-10-01T12:46:31Z-
dc.date.available2019-10-01T12:46:31Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/30164-
dc.description.abstractAdequate follow-up and control of patients with hypertension should be a priority for professionals working in Primary Care in order to initiate early treatment and decrease cardiovascular adverse events. The situational diagnosis made in the area of coverage of the Health Team of the area of Ramal 03, in Cruzeiro do Sul pointed out a high index of people with hypertension. Thus, this study aimed to elaborate an intervention project to reduce the risk factors of hypertensive patients attended by the health team of Ramal 03, in Cruzeiro do Sul, Acre, based on educational actions. To do so, the steps of Strategic Situational Planning (PES) and bibliographic research were used in the Virtual Health Library (VHL), with the following descriptors: Family Health Strategy, hypertension and health education, in addition to the Ministry of Health Guidelines of the Brazilian Society of Cardiology. It is hoped that with the implementation of educational actions that hypertensive patients may have knowledge of the disease, the importance of correctly following the treatment and, therefore, greater control of the risk factors that are associated with Hypertension. It is also expected that these patients will have a better quality of life.pt_BR
dc.description.resumoO acompanhamento e o controle adequados dos pacientes com hipertensão devem ser prioridade dos profissionais que trabalham na Atenção Básica com vistas ao início de tratamento precoce e diminuição dos eventos adversos cardiovasculares. O diagnóstico situacional feito na área de abrangência da Equipe de Saúde da área de Ramal 03, em Cruzeiro do Sul apontou alto índice de pessoas com hipertensão. Assim, este estudo objetivou elaborar um projeto de intervenção para reduzir os fatores de risco dos pacientes hipertensos atendidos pela equipe de saúde do Ramal 03, em Cruzeiro do Sul, Acre, a partir de ações educativas. Para tanto, foram utilizados os passos do Planejamento Estratégico Situacional (PES) e pesquisa bibliográfica na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com os descritores: Estratégia Saúde da Família, hipertensão e educação em saúde, além dos Cadernos do Ministério da Saúde e as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Esperase, com a implementação das ações educativas que os pacientes hipertensos tenham mais conhecimento da doença, da importância de seguirem corretamente o tratamento e, portanto, maior controle dos fatores de risco que se encontram associados à Hipertensão. Espera-se, também, que esses pacientes tenham melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família Famíliapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégia saúde da famíliapt_BR
dc.subjectHipertensãopt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subject.otherFatores de Riscopt_BR
dc.titleProposta de intervenção para reduzir os fatores de risco nos pacientes com hipertensão arterial da comunidade adscrita à Equipe de Saúde da Familia do Ramal 03 em Cruzeiro do Sul - Acrept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ALEXIS para mandar .pdfAberto637.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.