Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30259
Type: Monografia (especialização)
Title: Ações educativas para pacientes hipertensos- Unidade Básica de Saúde Jesuíno de Souza Lins município de Cruzeiro do Sul- Acre
Authors: Jorge Luis Rosales Roger
First Advisor: Eulita Maria Barcelos
First Referee: Nayara Ragi Baldoni Couto
Abstract: A hipertensão arterial sistêmica é uma morbidade que acomete milhares de pessoas no mundo, constitui um dos principais fatores de risco para o aparecimento das doenças cardiovasculares e cerebrovasculares. Em atividade diária, a equipe da Estratégia de Saúde da Família Jesuíno de Souza Lins em Cruzeiro do Sul, Acre, identificou uma alta prevalência de pacientes hipertensos cadastrados apresentando pressão descontrolada e sem conhecimento sobre a doença. Observamos também, que além da própria hipertensão arterial, estavam presentes na maioria dos pacientes, os fatores de riscos que favorecem o aparecimento da doença, evidenciando que o desconhecimento não era somente da enfermidade, mas também das causas que a origina. Esta constatação motivou a equipe de saúde a elaborar um projeto de intervenção utilizando um programa educativo (oficinas educativas, utilizando metodologia participativa e técnicas lúdicas, envolvendo a participação dos usuários) para aumentar o nível de conhecimento sobre hipertensão arterial sistêmica e diminuir a prevalência, complicações e mortalidade dos usuários. A metodologia utilizada foi do Planejamento Estratégico Situacional. Os dados colhidos foram por meio da estimativa rápida. No momento seguinte foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com busca de referencial teórico em artigos científicos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde, na base de dados do Scientific Electronic Library Online, na Biblioteca Virtual do Núcleo de Estudo de Saúde Coletiva, além de informações da Secretaria Municipal de Saúde como o Sistema de Informação da Atenção Básica. Essa fundamentação teórica deu sustentação à elaboração do referencial teórico e da proposta de intervenção que se baseou no Planejamento Estratégico Situacional. Os nós críticos identificados pela equipe de Saúde foram os hábitos e estilos de vida inadequados; processo de trabalho da equipe de saúde desestruturado e o baixo nível de informação da população sobre a doença, para os quais foram implantados os projetos de Vida com Saúde, Equipe de Saúde mais Qualificada e Saber Mais respectivamente. A oficina mostrou-se como espaço de reflexão e debate sobre a adoção de hábitos saudáveis, concluiu-se que os programas de educação em hipertensão arterial, permitem a vivência e a experiência em se trabalhar de forma conjunta, integrando e compartilhando conhecimentos, visando a redução da prevalência desta doença, assim como a mortalidade e as suas complicações, e desta forma melhorar e prolongar a qualidade de vida e o melhor cuidado do usuário e da comunidade. Esperamos alcançar nosso objetivo almejado.
Abstract: High blood pressure is a condition that affects thousands of people in the world, is one of the main risk factors for the onset of cardiovascular disease and cerebrovascular disease. In daily activity, the Health Family Team Jesuíno de Souza Lins in Cruzeiro do Sul, Acre has identified a high prevalence of hypertensive patients registered showing pressure uncontrolled and without knowledge about the disease, we note also, that in addition to the own arterial hypertension, were present in most patients, the risk factors that favor the appearance of the disease, showing that ignorance was not only the disease, but also the causes that give rise to. This observation motivated the team to draw up a health intervention project using an educational program (educational workshops using methodology initiative and playful participate techniques, involving the participation of users to increase the level of knowledge about hypertension of patients and decrease the prevalence, complications and mortality of users. The methodology used was the Situational strategic planning. The data collected was through the rapid assessment. The next moment a bibliographical research on the topic, with search of theoretical and scientific articles available in the Virtual Health Library, in the Scientific Electronic Library Online, on Virtual Library, in addition to information from the City Department of health as the information system of the basic attention. This theoretical foundation gave support to the elaboration of the theoretical framework and the proposal of intervention based on the Situational strategic planning. The critical situations identified by the health team were inadequate habits and lifestyles; the work process of the unstructured health team and the low level of information of the population about the disease, for which the projects of Life with Health, Health Team more qualified and Know More were implanted respectively. With a participative methodology was evaluated the anterior knowledge of this patients about the physiopathology, diet and physical activities and the responsibility in the self-care. The educative office was a reflection and discussions space about the adoption of healthy life styles, make through the education programs in Arterial Hypertension, permitted to live and work together, sharing knowns, looking a reduction and prevalence of the disease, as the mortality and complications, and this way to make a life quality better and more longer for the patient and the community. We hope to achieve our desired goal.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família Família
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30259
Issue Date: 30-May-2019
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EspCuidadoSaudeFamilia_JorgeLuisRosalesRoger_ESPECIALIZACAO.pdfAberto926.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.