Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/30897
Type: Dissertação
Title: Ensino de arte na educação de jovens, adultos e idosos: um estudo sobre a atuação docente no trabalho com as relações étnico-raciais
Authors: Adriana Santana da Silva
First Advisor: Natalino Neves da Silva
First Co-advisor: Juliana Gouthier Macedo
First Referee: Miria Gomes de Oliveira
Second Referee: Wagner Leite Viana
Abstract: A dissertação tem como objetivo central analisar as estratégias de ensino/aprendizagem adotadas por uma docente referente à temática étnico-racial, nas aulas de Arte realizadas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente, foi feita uma pesquisa exploratória, na busca de escolas que ofertassem a modalidade de ensino, e em que o(a) professor(a), com formação em Artes Visuais, abordasse as relações étnico-raciais em sala de aula. A busca se deu através de contatos estabelecidos com professores(as) de Arte e funcionários(as) da Secretaria de Educação Municipal e Estadual. Após a realização deste levantamento prévio, a pesquisa foi realizada em uma escola municipal de Belo Horizonte, que oferta a EJA, para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Na expectativa de entender melhor esse problema, adotamos um procedimento metodológico de pesquisa qualitativa aproximando do uso da pesquisa-ação, tendo em vista que no desenvolvimento das atividades realizadas pela docente havia a possibilidade de intervirmos na realidade escolar observada. Nesse caso, observação participante também fez parte dos procedimentos de pesquisa adotados, visando interagir com sujeitos, coletar dados sobre abordagem das relações étnico-raciais nas aulas e perceber a utilização de recursos didáticos utilizados para tal fim. Além disso, foi realizada uma entrevista semiestruturada com a docente participante. Os resultados das análises feitas apontam para a necessidade de investir na formação inicial e continuada de professores(as) de Arte articulada com a ERER. Revelaram ainda sobre as possibilidades e potencialidades de estratégias de ensino para serem realizadas com os(as) sujeitos(as) jovens, adultos(as) e idosos(as), no âmbito das relações étnico-raciais, principalmente, pensando as subjetividades e os aspectos culturais étnico-raciais diversificados trazidos pelos sujeitos(as) inseridos(as) nessa modalidade de ensino. Por se tratar de uma investigação inserida no Mestrado Profissional, foi criado um site que contempla em seu conteúdo, referências artísticas para o trabalho com a temática cultural afro-brasileira e africanas no ensino/aprendizagem de Arte voltada especificamente para educadores(as) que atuam na EJA.
Abstract: The research aims to analyse the central education strategies adopted by a professor referent to the ethno-racial theme, in Art lessons that happened in Young and Adults Education (portuguese acronym EJA). Initially it was made a exploratory research looking for schools that would offer the teaching modality and the teacher with Visual Arts grade and that would approach the ethno-racial relations in the classroom. The search was made through contacts with Art teachears, and Municipal and State Education Secretary staff. After this previous data collection, the research was fulfilled in municipal school in Belo Horizonte that offers the Young and Adults Education to last years of elementary school and high school. The central question that motivated the accomplishment of this research was try to understand the what the way that the Ethno-Racial Relations Education has been approached in Art education on EJA. Expecting to understand better this problem was adopted a methodological proceeding of qualitative research getting closer to using research-action, considering that there was the possibility of interfere on scholar reality observed. In this case, the participatory observation was part of the research procedure adopted aiming to interact to the subjects, to collect data about the ethno-racial relations approach on lessons and to perceive the use of didactic resources used to this purpose. Furthermore, an interview was done semi-structured with the participant teacher. The analysis results indicates the necessity of invest on initial and permanent education of Art teachers combined to the Ethno-Racial Relations Education. The results revealed the possibilities and potential strategies of teaching to be realized with young people, adults and elderlys, in the ethno-racial field. Mainly, thinking the subjectivities and the cultural aspects ethno-racial diversified brought by the people inserted in this teaching modality. By being a Professional Master’s Degree, it was created a digital educative material that contemplates in its content, artistics references to the work with the african and afrobrazilian culture theme on teaching Art specifically to educators that works on EJA.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/30897
Issue Date: 27-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIANA SANTANA DA SILVA_dissertação com ficha catalográfica.pdf3.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.