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http://hdl.handle.net/1843/31262
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Maria Adelane Monteiro da Silva | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7385143792598274 | pt_BR |
dc.creator | Rojelma Carneiro Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T10:48:57Z | - |
dc.date.available | 2019-11-26T10:48:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/31262 | - |
dc.description.resumo | O presente projeto de intervenção objetiva desenvolver estratégia de organização através do ensino-serviço com profissionais de uma maternidade municipal com ênfase na melhoria da qualidade da assistência ao Parto. A integração ensino-serviço nas últimas décadas foi foco de reflexões, iniciativas e implementação de políticas públicas de incentivo com vistas às mudanças na formação, no desenvolvimento dos profissionais em serviço e, por conseguinte, na maior qualidade de atenção à saúde da comunidade. A Pesquisa-intervenção foi realizada em um município no estado do Ceará, no período de janeiro a dezembro de 2017. Foram desenvolvidos momentos de integração, tais como: reuniões e oficinas orientadas pelo referencial do Arco de Maguerez, envolvendo os profissionais que atuam de forma direta e indiretamente com as parturientes. As informações foram analisadas a partir da metodologia da problematização. A partir das minhas vivências e diálogos compartilhados previamente com os profissionais do hospital, que apontaram situações e dificuldades referentes a baixa adesão a realização do parto eutócico no município e ao elevado número de transferências, que fragilizam a rede de assistência local, aumentando a demanda já assistida pelas unidades da macrorregião que já estão superlotadas. Executou-se como ponto de partida de soluções para os problemas, a realização de oficinas sobre a implantação do protocolo de assistência ao pré-natal, humanização do parto, boas práticas de assistência ao parto no sentido de atender as necessidades dos profissionais para qualificar e efetivar um melhor atendimento as gestantes. Dessa maneira, a intervenção possibilitou o início do processo de mudança nas práticas de saúde no município, de forma participativa e transformadora humanizando o cuidado com a integração dos profissionais da atenção básica e do serviço hospitalar fortalecendo a rede assistencial e sendo uma construção contínua e integrada | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonha | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação Permanente em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Gestantes | pt_BR |
dc.subject | Arco de Maguerez | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Continuada | pt_BR |
dc.subject.other | Avaliação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject.other | Qualidade da Assistência à Saúde | pt_BR |
dc.subject.other | Gestantes | pt_BR |
dc.subject.other | Parto Humanizado | pt_BR |
dc.title | Integração ensino-serviço da assistência obtétrica na qualificação da atenção às gestantes: aplicação do Arco de Maguerez em uma maternidade municipal | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Enfermagem Obstétrica |
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