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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maria Adelane Monteiro da Silvapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7385143792598274pt_BR
dc.creatorRojelma Carneiro Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-26T10:48:57Z-
dc.date.available2019-11-26T10:48:57Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/31262-
dc.description.resumoO presente projeto de intervenção objetiva desenvolver estratégia de organização através do ensino-serviço com profissionais de uma maternidade municipal com ênfase na melhoria da qualidade da assistência ao Parto. A integração ensino-serviço nas últimas décadas foi foco de reflexões, iniciativas e implementação de políticas públicas de incentivo com vistas às mudanças na formação, no desenvolvimento dos profissionais em serviço e, por conseguinte, na maior qualidade de atenção à saúde da comunidade. A Pesquisa-intervenção foi realizada em um município no estado do Ceará, no período de janeiro a dezembro de 2017. Foram desenvolvidos momentos de integração, tais como: reuniões e oficinas orientadas pelo referencial do Arco de Maguerez, envolvendo os profissionais que atuam de forma direta e indiretamente com as parturientes. As informações foram analisadas a partir da metodologia da problematização. A partir das minhas vivências e diálogos compartilhados previamente com os profissionais do hospital, que apontaram situações e dificuldades referentes a baixa adesão a realização do parto eutócico no município e ao elevado número de transferências, que fragilizam a rede de assistência local, aumentando a demanda já assistida pelas unidades da macrorregião que já estão superlotadas. Executou-se como ponto de partida de soluções para os problemas, a realização de oficinas sobre a implantação do protocolo de assistência ao pré-natal, humanização do parto, boas práticas de assistência ao parto no sentido de atender as necessidades dos profissionais para qualificar e efetivar um melhor atendimento as gestantes. Dessa maneira, a intervenção possibilitou o início do processo de mudança nas práticas de saúde no município, de forma participativa e transformadora humanizando o cuidado com a integração dos profissionais da atenção básica e do serviço hospitalar fortalecendo a rede assistencial e sendo uma construção contínua e integradapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Enfermagem Obstétrica - Rede Cegonhapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação Permanente em Saúdept_BR
dc.subjectGestantespt_BR
dc.subjectArco de Maguerezpt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação Continuadapt_BR
dc.subject.otherAvaliação em Enfermagempt_BR
dc.subject.otherQualidade da Assistência à Saúdept_BR
dc.subject.otherGestantespt_BR
dc.subject.otherParto Humanizadopt_BR
dc.titleIntegração ensino-serviço da assistência obtétrica na qualificação da atenção às gestantes: aplicação do Arco de Maguerez em uma maternidade municipalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Enfermagem Obstétrica

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