Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/32227
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marcello Peixoto Baxpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1864473087690223pt_BR
dc.contributor.referee1Fernando Hadad Zaidanpt_BR
dc.contributor.referee2Fernando Silva Parreiraspt_BR
dc.contributor.referee3Adriano Cesar Machado Pereirapt_BR
dc.contributor.referee4Renata Maria Abrantes Baracho Portopt_BR
dc.creatorLuiz Gustavo da Fonseca Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0780496922180392pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-27T14:11:28Z-
dc.date.available2020-01-27T14:11:28Z-
dc.date.issued2019-04-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32227-
dc.description.abstract“People are the most valuable asset of a company” is perhaps the oldest cliché in the business world. Despite the importance of people for organizations and its process, traditional and popular modeling approaches abstract human factor and focus only on the “what” and “how” of a process, emphasizing the functional aspects of the system. Gamification, as a persuasive technology, goes beyond the functional aspects, and by adding game elements in the user experience, seeks to influence the user to present certain behaviors considered to be desirable by the designer. Since Gamification deals with human motivation, a gamification designer frequently deals with the "why", seeking to understand the reasons and motivations behind the process. Without this comprehension, the analyst risks designing an ineffective gamification experience, or even worse, an implementation that negatively affects the user behavior. Despite the importance of the social and intentional aspects in the design and analysis of gamified applications, there is no modeling tool yet that covers those aspects and helps designers to effectively incorporate them into the process of creating a gamification concept to be implemented in a system. In this context, the objective of this work was to propose a method for modeling gamified applications that provides a structured representation of the social and intentional dimensions of the actors involved in the organizational context of the gamified system. To achieve this, the proposed approach (called GStar) was based on the agent-oriented and objective-oriented paradigms implemented in the modeling framework i*. The research problem was addressed according to the principles of the Design Science Research, and case studies were conducted to illustrate and validate the usefulness of the proposed method for the analysis, redesign, and design of gamified systems. The main contribution of this work is to bring the social and intentional aspects, which are usually treated in an ad hoc manner in the design of gamified systems, to the core of a new modeling approach. This approach supports the analysis of the consequences of the inclusion of each gamification element and facilitates the evaluation by the designer of different alternatives, contributing to a project more suitable to the organizational context and more capable of fulfilling the established goals.pt_BR
dc.description.resumo“As pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa” talvez seja o clichê mais antigo no mundo dos negócios. Apesar da importância das pessoas para as organizações e seus processos, as abordagens tradicionais e mais populares de modelagem e projeto de sistemas abstraem o fator humano e se concentram apenas no “o que” e “como” de um processo, dando ênfase aos aspectos funcionais do sistema. A gamificação, como tecnologia persuasiva, vai além dos aspectos funcionais, e através da inclusão de elementos de jogos na experiência de uso do sistema, busca influenciar o usuário a apresentar determinados comportamentos tidos como desejáveis pelo projetista. Pelo fato da gamificação tratar da motivação humana, ao projetar um sistema gamificado o projetista lida constantemente com o “por que”, buscando entender as razões e motivações por trás do funcionamento de um processo. Sem essa compreensão o analista corre o risco de projetar uma experiência gamificada ineficaz, ou pior ainda, que influencia negativamente o comportamento dos seus usuários. Apesar da importância dos aspectos sociais e intencionais na análise e projeto de aplicações gamificadas, não há ainda uma ferramenta de modelagem que abranja esses aspectos e auxilie o projetista a incorporá-los de forma eficaz na concepção de um conceito de gamificação a ser implementado em um sistema. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo propor uma abordagem para modelagem de aplicações gamificadas que permita a representação estruturada das dimensões sociais e intencionais dos atores envolvidos no contexto organizacional do sistema gamificado. Para isso, o método proposto (chamado GStar) se baseou nos paradigmas orientado a agentes e objetivos implementados no framework de modelagem i*. O problema foi abordado segundo os preceitos da Design Science Research,eestudosdecasosforamrealizadoscomointuitodevalidareilustrara utilidadedométodopropostoparaaanálise,redesenhoeprojetodesistemasgamificados. A principal contribuição deste trabalho é trazer os aspectos social e intencional, que geralmente são tratados de forma ad hoc no projeto de sistemas gamificados, para o núcleo de uma nova abordagem de modelagem. Isso permite a análise das consequências da inclusão de elementos da gamificação e facilita ao projetista avaliar diferentes alternativas, contribuindo para que o projeto realizado seja mais adequado ao contexto organizacional e cumpra os objetivos estabelecidos para o mesmo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectModelagem socialpt_BR
dc.subjectModelagem orientada a objetivospt_BR
dc.subjectModelagem orientada a agentespt_BR
dc.subjectFramework i*pt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherModelagem de informaçõespt_BR
dc.subject.otherGamificaçãopt_BR
dc.subject.otherFramework (Programa de computadorpt_BR
dc.subject.otherRecuperação da informaçãopt_BR
dc.titleModelando sistemas de informação gamificados: uma abordagem orientada a agentes e objetivospt_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_final_v3_entregue_a_bilioteca.pdf6.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.