Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maristela Oliveira Poletinipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7982727138834577pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cândido Celso Coimbrapt_BR
dc.creatorOdair Correia Campospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3217523789301100pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-17T14:30:59Z-
dc.date.available2021-01-21T11:11:04Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32542-
dc.description.abstractThe excessive use of descriptive teaching technique for learning in biology makes this discipline known as a set of memorizations of phylum, cycles, and processes rather than useful learning that somehow correlates to the student's daily life. Reproductive biology involves many aspects of human life, it is necessary to consolidate knowledge in this area for students to correctly deal with diverse opinions and interpretations on the subject. Studies on science education point to modeling as a powerful tool to assist in the construction of argumentative learning. Therefore, the main of this work was to use the production of modeling and didactic games as a teaching-learning tool in human reproductive biology class. For that, it was proposed for public high school students to build modeling models and games related to reproductive biology contents, such as meiosis, gametogenesis, embryology and anatomy of the human reproductive system. Tests were done before and after applying activity, in order to identify whether the scientific and biological concepts were correctly used in the games and / or modeling. A qualitative analysis of the students' narratives and the students' involvement with the model building shows that the strategy contributed to the initiation of meaningful learning of the concepts of reproductive biology. The models constructed by the students brought about morphophysiological descriptions of biological processes. Both the building the games and playing with them solidified these concepts in a very dynamic way.pt_BR
dc.description.resumoA utilização excessiva de técnica de ensino descritiva para o aprendizado em biologia faz com que esta disciplina seja conhecida mais como um conjunto de memorização de nomes de filos, ciclos e processos do que o conhecimento de aspectos relacionados diretamente com o cotidiano do estudante. A Biologia reprodutiva envolve muitos aspectos da vida humana, é preciso consolidar o conhecimento nesta área para que os estudantes lidem de forma argumentativa com as diversas opiniões e interpretações sobre o tema. Estudos sobre educação em ciência apontam que a modelagem auxilia na construção do conhecimento argumentativo do estudante. Dessa forma o objetivo geral deste trabalho foi utilizar da produção de modelagem e jogos didáticos como ferramenta de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia reprodutiva humana. Para isto, foi proposto para os estudantes do Ensino Médio da Rede Pública a construção de modelos de modelagem e jogos relacionados aos conteúdos de biologia reprodutiva, tais como a meiose, a gametogênese, aspectos de embriologia e da anatomia do aparelho reprodutor humano. Foram feitas avaliações antes e após a realização das atividades para avaliar se os conteúdos, os conceitos científicos e biológicos foram corretamente desenvolvidos através dos jogos e/ou modelagens. A análise qualitativa das narrativas e do envolvimento dos estudantes com o processo de construção dos modelos mostraram que a estratégia contribuiu na consolidação de uma aprendizagem significativa dos conceitos de Biologia Reprodutiva. Os modelos construídos pelos alunos aproximaram-se de descrições morfofuncionais de processos biológicos e os jogos solidificaram estes conceitos de forma bastante dinâmica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectReprodução humanapt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectModelos Didáticospt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherReprodução humanapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherMateriais de Ensinopt_BR
dc.titleElaboração de modelos didáticos para a aprendizagem de reprodução humanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2019-08-30-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.