Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mônica Bucciarelli Rodriguezpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8020354577253131pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Elizabeth Spangler Andrade Moreirapt_BR
dc.contributor.referee1Rosana de Carvalho Cruzpt_BR
dc.contributor.referee2Mariana Torquato Quezado de Magalhãespt_BR
dc.creatorMatheus Felipe Dias Barbosapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6504645473411637pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-06T15:11:19Z-
dc.date.available2020-03-06T15:11:19Z-
dc.date.issued2019-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32744-
dc.description.abstractThe phenomenon of fake news has become visible worldwide today. It is remarkable the presence nowadays of such falsified versions in newspapers and diverse digital medias. Researchers on the subject point to a "post-truth era" as responsible for the growth of the phenomenon. Fake news in the scientific and medical area has generated social discomfort due to the negative impact on public health. Scientific literacy can be a strategy to combat the emergence of fake news. With the objective of working on curricular contents on Yellow Fever and its prevention, promoting the scientific literacy, the present work presents a current proposal to approach this subject. Taking as a starting point the information presented in fake news, a didactic sequence was developed with investigative approach, in which high school students analyzed different texts to solve a problem: which information is scientific and what is false, misrepresentation and / or scientific misunderstanding. In this didactic sequence, the students were grouped, and the participation in discussions; collectively construction of new knowledge; systematization and challenge of the knowledge was stimulated by demanding text productions and training assessment questions. Attitudinal and procedural learning were observed at all moments of the didactic sequence, through participation, discussions, texts and materials produced. Such learning can contribute to the formation of students with a more investigative, autonomous, skeptical and critical profile. Therefore, may increase the probability to have students less vulnerable and more capable of properly dealing with the fake news phenomenon.pt_BR
dc.description.resumoO fenômeno das fake news ganhou visibilidade atualmente no mundo inteiro. Nota-se tais construções de falsificações em jornais e mídias digitais diversas. Pesquisadores sobre o assunto apontam uma “era de pós-verdade” como a responsável pelo crescimento do fenômeno. As fake news na área científica e médica têm gerado desconforto social devido ao impacto negativo em saúde pública. O letramento científico pode ser uma estratégia para combater o surgimento de fake news. Com o objetivo de trabalhar conteúdos curriculares sobre a Febre Amarela e a sua prevenção, promovendo o letramento científico, o presente trabalho traz uma proposta atual de abordagem desse assunto. Tomando como ponto de partida informações presentes em fake news, desenvolveu-se uma sequência didática com viés investigativo, na qual alunos de ensino médio analisaram diferentes textos para solucionar um problema: quais informações são científicas e quais são falsificações, incorreções e/ou equívocos científicos. Nessa sequência didática, os alunos, dentro do trabalhado em grupo, puderam participar de discussões; construir coletivamente novos conhecimentos; sistematizar e testar conhecimentos com as produções de texto e as questões de avaliação formativa; e desenvolver um material de divulgação contra as fake news trabalhadas. As aprendizagens atitudinal e procedimental foram observadas em todos os momentos da sequência didática, através da participação, das discussões, dos textos e materiais produzidos. Tal aprendizagem pode contribuir para formação de alunos com um perfil mais investigativo, autônomo, cético e crítico. Assim, espera-se contribuir com a formação de estudantes menos vulneráveis e mais capazes de lidar com o fenômeno das fake news.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectPós-verdade na ciênciapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de ciências por investigaçãopt_BR
dc.subjectFebre amarelapt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherFake newspt_BR
dc.subject.otherFebre Amarelapt_BR
dc.titleConfrontando informações de fake news na aula de Biologia - sequência didática sobre a febre amarelapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6137-7202pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons