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http://hdl.handle.net/1843/32888
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Implantação de grupo de combate ao tabagismo em uma equipe de saúde da família |
Autor(es): | Bárbara Mendes Guimarães Luciana Batista Nogueira |
primer Tutor: | Luciana Batista Nogueira |
Resumen: | O consumo do tabaco é fator de risco para diversos problemas em saúde, o que permitiu, por meio do olhar da promoção à saúde, a criação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) pelo Ministério da Saúde (MS), em 1986. Entre outras ações, o PNCT propõe a Rede de Tratamento do Tabagismo no SUS, o Programa Saber Saúde e ações educativas. O objetivo deste trabalho foi implantar um grupo de combate ao tabagismo na Equipe de Saúde da Família (ESF) Joaquim Pedrosa, no município de Teófilo Otoni-MG, com intuito de reduzir a prevalência e a morbimortalidade relacionadas ao tabaco. Em um cenário de integração ensino-serviço, foi realizado o projeto de extensão intitulado “Grupo Antitabagismo” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Foram realizadas quatro sessões de abordagem intensiva, com duração de uma hora e meia cada uma, divididas em 4 etapas: 1) Atenção individual ao participante; 2) Divulgação de estratégias e informações utilizadas como forma de reduzir o hábito; 3) Revisão e discussão das ações; 4) Estabelecimento de tarefas a serem realizadas por cada participante depois de cada sessão. Os integrantes foram captados por demanda espontânea e busca ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). De um total de 20 participantes, 03 desistiram após a primeira sessão e 17 permaneceram até o final sendo que, desses, 12 cessaram totalmente o tabagismo, 04 reduziram e apenas 01 participante não obteve o efeito esperado com o tratamento, não havendo nenhuma modificação quanto ao tabagismo. Com isso, foi possível observar que as ações realizadas, conforme estabelecidas no PNCT, tiveram um efeito satisfatório no grupo analisado, uma vez que 85,0% dos participantes obtiveram sucesso na tentativa de interromper o tabagismo. Dessa forma, pode-se inferir que, a partir das intervenções educacionais realizadas, foi possível a desconstrução de situações-problema apresentadas pelos integrantes durante a realização das sessões. |
Asunto: | Tabagismo Educação em Saúde Enfermagem |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Curso: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/32888 |
Fecha del documento: | 13-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
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