Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32890
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sônia Maria Nunes Vianapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0871468324194476pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Melissa Prado de Britopt_BR
dc.contributor.referee1Sônia Maria Nunes Vianapt_BR
dc.contributor.referee2Keli Bahia Felicissimo Zocrattopt_BR
dc.creatorLuciana Gravito de Azevedo Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7604257048301609pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-13T14:50:41Z-
dc.date.available2020-03-13T14:50:41Z-
dc.date.issued2019-11-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/32890-
dc.description.abstractObjective: Based on the evaluation of the oral hygiene technique applied by the nursing staff in ICU patients, to propose professional training through the application of an assessment instrument. Method: This study configures an intervention project that first required observational research. There was an application of a professional conduct assessment instrument. The research was conducted from 8/8/2018 to 5/1/2019. The forms developed as an evaluation instrument were completed during the observation of the technique developed by professionals during oral hygiene. After analyzing the collected data, an educational intervention was proposed to adopt the technical conduct previously performed. Following data analysis, 29 completed assessment instruments were obtained. Most of those evaluated seem to understand the importance of oral hygiene, but need to improve the technique performed. Conclusion: The evaluation of the technique performed by professionals during the oral cavity cleaning of patients points to the constant need for training of them.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: a partir da avaliação da técnica de higiene bucal aplicada pelo corpo de enfermagem nos pacientes internados em UTI, propor uma capacitação profissional através da aplicação de instrumento de avaliação. Método: este estudo configura um projeto de intervenção que primeiramente demandou uma pesquisa observacional. Houve aplicação de instrumento de avaliação da conduta profissional. A pesquisa foi realizada de 5/8/2018 a 1/5/2019. Os formulários desenvolvidos como instrumento de avaliação foram preenchidos durante observação da técnica desenvolvida pelos profissionais no decorrer da higienização bucal. Após análise dos dados coletados foi proposta uma intervenção educativa a fim de adequar a conduta técnica realizada anteriormente. Em seguida à análise dos dados, obteve-se 29 instrumentos de avaliação preenchidos. A maior parte dos avaliados parece compreender a importância de higiene bucal, porém necessita aprimorar a técnica desempenhada. Conclusão: A avaliação da técnica efetuada pelos profissionais, durante a higienização da cavidade bucal dos pacientes, aponta para a necessidade constante de treinamento dos mesmos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnidade de Terapia Intensiva UTIpt_BR
dc.subjectCirurgião Dentitapt_BR
dc.subjectPneumonia Associada a Ventilação Mecânica PAVpt_BR
dc.subjectHigiene Bucalpt_BR
dc.subject.otherUnidades de Terapia Intensivapt_BR
dc.subject.otherOdontólogospt_BR
dc.subject.otherHigiene bucalpt_BR
dc.subject.otherPneumonia Associada à Ventilação Mecânicapt_BR
dc.titlePercepção dos procedimentos de higiene bucal destinados ao paciente de UTI : Proposta de Intervenção Educacionalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-8127-5174pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores em Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA GRAVITO DE AZEVEDO BRANCO.pdf9.57 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.