Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/32967
Type: Monografia (especialização)
Title: As múltiplas linguagens na educação infantil: uma aplicação de sequências didáticas com enfoque na linguagem digital mediada pelas tecnologias digitais e suas ferramentas
Authors: Juliana Aline Pereira Felipe
First Advisor: Santer Alvares de Matos
First Referee: Luciene da Silva Reis de Araújo
Abstract: As Sequências Didáticas visam aprimorar o conhecimento em determinado tema ou conteúdo buscando ações de maneira sistematizada com o objetivo de aprofundar o conhecimento. Este trabalho teve como objetivo apresentar 05 (cinco) Sequências Didáticas desenvolvidas durante o curso, tendo como ferramenta principal as tecnologias digitais. Todas foram pensadas para aplicação na Educação Infantil, contudo, podem ser adaptadas para os alunos do Ensino Fundamental I. A metodologia foi a utilização de um modelo padrão para a organização e aplicação das mesmas, levando em consideração a utilização de ferramentas tecnológicas digitais, dentre as quais estão: o Powtoon, Canva, software Blocs Lògics, Youtube, WhatsApp, Filmora 9. O principal objetivo foi demonstrar que mesmo na Educação Infantil é possível se trabalhar inúmeras temáticas contemporâneas se utilizando de ferramentas tecnológicas com um excelente resultado. Todas as Sequências Didáticas apresentadas neste trabalho foram aplicadas desenvolvidas e aplicadas com alunos de idades entre 4 e 6 anos de idade da rede pública da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Atingidos os objetivos foi possível constatar que mesmo na Educação Infantil é possível se desenvolver projetos que contemplem o aprendizado colaborativo por meio das tecnologias digitais e suas ferramentas.
Abstract: The Didactic Sequences aim to improve the knowledge in a certain theme or content, seeking actions in a systematic way with the objective of deepening the knowledge. This work aimed to present 05 (five) Didactic Sequences developed during the course, having digital technologies as the main tool. All were designed for application in kindergarten, however, they can be adapted for elementary school students. The methodology was the use of a standard template for their organization and application, taking into account the use of digital technological tools, among which are: Powtoon, Canva, Blocs Logic software, Youtube, WhatsApp, Filmora 9. The main objective was to demonstrate that, even in kindergarten, it is possible to work with numerous contemporary themes using technological tools with an excellent result. All the Didactic Sequences presented in this work were applied developed and applied to students aged between 4 and 6 years old from the public network of the City Hall Municipality of Belo Horizonte. Once the objectives were reached, it was possible to verify that even in kindergarten it is possible to develop projects that contemplate collaborative learning through digital technologies and their tools.
Subject: Educação - Tecnologias digitais
Educação infantil - Tecnologias digitais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/32967
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons