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dc.contributor.advisor1Marco Antônio Gomespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6502061887917329pt_BR
dc.contributor.referee1Andreza Werli Alvarengapt_BR
dc.creatorAriane Batista de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-27T14:40:30Z-
dc.date.available2020-03-27T14:40:30Z-
dc.date.issued2019-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/33028-
dc.description.abstractThe learning disabilities and/ or school-related behavioral problems are among the main reasons for the referral of children to attend public health systems in Brazil. Studies indicate that there is a tendency for pathologization and diagnostic labeling of school complaints among health and education professionals, reflecting the excessive number of pre-diagnoses and referrals to specialties. In general, the various factors of social, economic and cultural context that interfere in the learning process and behaviors are disregarded. This trend was observed in the context of Unidade Básica de Saúde - UBS in the northwest region of Belo Horizonte where this project will be developed. There is a predominance of individualized actions of professionals of Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, a distance between school and UBS, lack of interdisciplinary planning in approach of demand, and the absence of indicators that identify the quantitative of children referred by the school. The objective of this project is to organize NASF interdisciplinary care for school- aged children and their families in collaboration with family health teams ESF and schools, contributing to a multidimensional and intersectoral approach to learning disabilities and behavioral complaints.The methodology used will involve four work fronts: permanent education actions with ESF professionals; statistical identification of demand; actions of dialogue and permanent education with the educators; NASF interdisciplinary care for children and families. These strategic actions are expected to foster a critical reflection of the context experienced by professionals and users, so that their reality and work process may change in respect to the demand of school complaints. The improvement of interdisciplinary and intersectoral care will contribute to more effective actions with children and their families.pt_BR
dc.description.resumoAs dificuldades de aprendizagem e/ou problemas de comportamento relacionados à escola estão entre os principais motivos de encaminhamento de crianças para atendimento nos sistemas públicos de saúde no Brasil. Estudos indicam que há uma tendência de patologização e rotulação diagnóstica da queixa escolar entre profissionais de saúde e educação, refletindo no excessivo número de pré- diagnósticos e encaminhamentos às especialidades. Em geral, desconsideram-se os diversos fatores do contexto social, econômico e cultural que interferem no processo de aprendizagem e comportamentos. Esta tendência foi observada no contexto da Unidade Básica de Saúde – UBS na região noroeste de Belo Horizonte onde será desenvolvido este projeto. Há uma predominância de ações individualizadas dos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família – NASF, um distanciamento entre escola e UBS, falta de planejamento interdisciplinar na abordagem da demanda, além da ausência indicadores que identifiquem o quantitativo de crianças encaminhadas pela escola. O objetivo deste projeto é organizar o atendimento interdisciplinar do NASF às crianças com demanda escolar e suas famílias em colaboração com as equipes de saúde da família - ESF e escolas, contribuindo para uma abordagem multidimensional e intersetorial das dificuldades de aprendizagem e queixas comportamentais. A metodologia utilizada envolverá quatro frentes de trabalho: ações de educação permanente com os profissionais das ESF; identificação estatística da demanda; ações de interlocução e educação permanente com os educadores; atendimento interdisciplinar do NASF às crianças e familiares. Espera-se que estas ações estratégicas fomentem uma reflexão crítica do contexto vivido pelos profissionais e usuários para que ocorra a transformação de sua realidade e do processo de trabalho no que se refere à demanda da queixa escolar. O aprimoramento do atendimento interdisciplinar e intersetorial contribuirão para ações mais efetivas junto às crianças e seus familiares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores em Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectQueixa escolarpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAtuação do nasfpt_BR
dc.subjectIntersetorialidadept_BR
dc.subject.otherFracasso Acadêmicopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherSaúde da Famíliapt_BR
dc.subject.otherColaboração Intersetorialpt_BR
dc.subject.otherEstudantespt_BR
dc.titleAcolhimento e manejo da demanda escolar na unidade básica de saúde na região noroeste da cidade de Belo Horizontept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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