Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/34089
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Libéria Rodrigues Nevespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6650731475010379pt_BR
dc.creatorRita de Cássia Monteiro Tavarespt_BR
dc.date.accessioned2020-09-01T12:42:41Z-
dc.date.available2020-09-01T12:42:41Z-
dc.date.issued2019-12-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/34089-
dc.description.abstractFaced with the reality we are living today, there is an increasing number of matrices of public pupils targeted by Special Education in public schools. Given this, he must express the need for someone who can help him document during school activities and a new profession that was needed. And what is the possibility of a professional who can compare the student? Since her emergence from this profession, she has earned several nominations as: monitor, intern, escort, assistant etc. Like many appointments, a job function changes over time, or one that makes teachers confused and even insecure in the face of a blurring of the classroom environment in a local setting. This work was designed to raise concepts and information about this function in the municipal school of BH, specifically in early childhood education, a stage where traditionally works with a "Room Assistant". For this, questionnaires were used with teachers and support professionals - here they are as Teaching Support Assistant (SEA); as well as guiding materials for this function were raised. This sought to clarify in order to reduce the conflicts generated by the lack of consensus regarding the functions performed by professionals.pt_BR
dc.description.resumoDiante da realidade que vivemos hoje, vem surgindo cada vez mais o aumento nas matrículas de alunos público alvo da Educação Especial nas escolas comuns da rede pública de ensino. Diante disto, se manifestou a necessidade de ter alguém que pudesse auxiliar ao docente durante as atividades escolares e uma nova profissão se fez necessária. E qual seria este profissional que pudesse amparar o aluno? Desde o seu surgimento dessa profissão, ela vem ganhando várias nomeações como: monitor, estagiário, acompanhante, auxiliar etc. Assim como as várias nomeações, a função deste profissional sofreu mudanças ao longo tempo, o que acaba por deixar os professores confusos e até mesmo inseguros diante de uma indefinição que não raro faz do ambiente da sala de aula um local conturbado. Este trabalho foi elaborado com o objetivo de se levantar concepções e informações acerca desta função na rede municipal de ensino de BH, especificamente na Educação Infantil, etapa onde tradicionalmente se trabalha com um/a “Auxiliar de sala”. Para tal foram utilizados questionários com professoras e profissionais de apoio aqui referidos como Auxiliar de Apoio ao Educando (AAE); bem como foram levantados materiais orientadores para tal função. Buscou-se com isso esclarecer de modo a minimizar os conflitos gerados pela falta de consenso em relação às funções destes profissionais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAuxiliares de apoio ao educandopt_BR
dc.subject.otherEducação especialpt_BR
dc.subject.otherProfessores de educação especialpt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherFuncionários de escolaspt_BR
dc.titleAuxiliar de apoio ao educando: que função é essa?pt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_Rita_2019.pdfTrabalho de conclusão de curso - Rita de Cássia Monteiro Tavares1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.