Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/34360
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Heloísa Maria Moraes Moreira Penna | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6824296355468419 | pt_BR |
dc.creator | Cíntia Augusto dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-11-10T21:40:27Z | - |
dc.date.available | 2020-11-10T21:40:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/34360 | - |
dc.description.resumo | Esta monografia, partindo da constatação de que um livro didático tratava o Latim como uma língua que meramente contribuiu para o Português assim como fizeram o Japonês e o Árabe, faz uma análise de livros didáticos de Língua Portuguesa do PNLD 2018 com o objetivo de investigar como a língua mãe do Português é considerada na formação do léxico vernáculo. Buscou-se então analisar o estudo dos afixos latinos na formação de palavras do Português nos materiais pedagógicos distribuídos nas escolas. Primeiramente, faz-se breve estudo da importância do Latim na formação do léxico do Português para passar à abordagem dada aos prefixos e sufixos latinos nas gramáticas histórica e normativa bem como em estudos contemporâneos e documentos norteadores. Como resultado, constata-se que, o estudo diacrônico está longe dos objetivos da escola básica e que, embora aborde sobre os afixos latinos e seu papel na formação do léxico Português de maneira contextualizada em alguns casos, a maioria das coleções analisadas não apresenta o tema na perspectiva dos estudos linguísticos contemporâneos e das diretrizes contidas nos documentos oficiais do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Latim | pt_BR |
dc.subject | Afixos latinos | pt_BR |
dc.subject | Formação de palavras | pt_BR |
dc.subject | PNLD | pt_BR |
dc.subject | Documentos Oficiais | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject.other | Língua latina – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A formação de palavras com afixos latinos no português brasileiro: análise de livros didáticos PNLD-2018 | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gramática e Ensino |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografiaespecializaçaoGramaticaCintia.pdf | 914 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.