Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35332
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roselene Alves Amânciopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6137368434685459pt_BR
dc.contributor.referee1Warley Machado Correiapt_BR
dc.contributor.referee2Juliano Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.referee3Tania Margarida Lima Costa; Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Riccipt_BR
dc.creatorÉrika Deolinda Cardoso Torres Vidigalpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4730406791110645pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-22T19:59:09Z-
dc.date.available2021-03-22T19:59:09Z-
dc.date.issued2020-09-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35332-
dc.description.abstractThis study aims to present the results of an action project, whose theme was the teaching and learning of education and financial mathematics. We sought to verify how didactic sequences with problem-solving combined with practical experience contribute for students of the 9th grade of elementary school to establish relationships of the financial mathematics studied at school and its use in everyday life, reflecting on exacerbated consumerism and thinking about financial planning of their lives from an early age. Two didactic sequences were worked out in the classroom: one to study the percentage and the other to explore situations of finance and economics, through a fictional narrative close to the students' reality. Parallel to this work in the classroom, a practical part was carried out in which a fictitious coin – Pinho- was created, which was used as the money that students received according to their school performance and invested in savings accounts at Banco Escola Vila Pinho, for later rescue. The School Market was created to simulate the consumer market with products donated by the school community. The analysis of the results showed a great evolution of the students in the development of the activities and the protagonism of their learning, making them able to calculate discounts and interest taxes analyze and make critical decisions on financial matters.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetiva apresentar os resultados de um projeto de ação, cuja temática foi o ensino e aprendizagem da educação e matemática financeira. Buscou-se verificar como sequências didáticas com resolução de problemas aliadas a uma experiência prática contribuem para que estudantes do 9º ano do ensino fundamental estabeleçam relações da matemática financeira estudada na escola e a utilizada no dia a dia, refletindo sobre o consumismo exacerbado e pensando em um planejamento financeiro de suas vidas desde cedo. Foram trabalhadas duas sequências didáticas em sala de aula: uma para o estudo da porcentagem e outra para explorar situações de finanças e economia, através de uma narrativa fictícia próxima à realidade dos alunos. Paralelo a este trabalho em sala de aula, foi realizada uma parte prática onde foi criado uma moeda fictícia, o Pinho, que foi usado como o dinheiro que os estudantes receberam de acordo com seu rendimento escolar e aplicaram em cadernetas de poupança, no Banco Escola da Vila Pinho, para resgate posterior. Para a simulação do mercado de consumo foi criado o Mercado Escola, com produtos doados pela comunidade escolar. A análise dos resultados evidenciou uma grande evolução dos estudantes no desenvolvimento das atividades e no protagonismo de sua aprendizagem tornando-os aptos a calcular descontos e juros, analisar e tomar decisões críticas sobre questões financeiras.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subject.otherTecnologias digitaispt_BR
dc.subject.otherMaterial didáticopt_BR
dc.subject.otherMatemática financeira - estudo e ensinopt_BR
dc.titleDe Pinho em Pinho: educação financeira de alunos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Érika Deolinda Cardoso Torres Vidigal.pdf2.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.