Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Renata Amaral de Matos Rochapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5240881363135582pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno de Assis Freire de Limapt_BR
dc.contributor.referee2Claudia Regina Fonseca Miguel Sapag Riccipt_BR
dc.contributor.referee3Tania Margarida Lima Costapt_BR
dc.creatorCarlos Roberto Portopt_BR
dc.date.accessioned2021-03-24T17:47:30Z-
dc.date.available2021-03-24T17:47:30Z-
dc.date.issued2020-11-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35369-
dc.description.abstractThis final paper, whose title is “Construction of a narrative outline through rewriting”, gathers two documents: 1. Academic Memorial and 2. Inquiry about the use of rewriting as a resource to the construction of a narrative outline by middle school students. The memorial brings a personal narrative with a reflection of the research teacher about his path in Education as well as his inquiries, which led him to keep searching for professional development. These are presented in the description of the moments which were crucial for him in choosing a career as a teacher, as well as his experiences in the classroom and in the course “Residência Docente”. The inquiry presents the epistemological bases of the investigation, its methodology, the data collected and their analysis. In order to develop this project, we used a sociointeractive approach (Bronckart, 1999), which focuses on the interaction among the individuals, implemented in historical, social and cultural contexts. This theoretical approach has a great influence on how we conceive the terms human language / speech and, consequently, on how we conduct our language teaching practices, since it proposes a discursive approach of language, in which the role played by the “other” gains an explanatory and constitutive dimension. We also assume the assumptions of (Matêncio, 2003) about rewriting, to whom there is a cognitive activity of comprehension prior to any textual transformation activity, and we use this resource as a trigger to the construction of narrative outlines by the students. The data analysis show favorable clues to the use of rewriting as an appropriate didactic resource to text production, which allows students to grasp how the whole narrative outline can be constructed.pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “Construção do esquema narrativo por meio da retextualização” reúne dois documentos: 1. Memorial de Percurso e 2. Investigação sobre o uso da retextualização como recurso para construção do esquema narrativo por estudantes do ensino fundamental. O Memorial traz uma narrativa pessoal com a reflexão do professor-pesquisador sobre seu percurso na Educação e seus questionamentos, que o levaram a continuar em busca de formação e aperfeiçoamento, apresentado desde os momentos que foram cruciais para a escolha da docência até as experiências vividas em sala de aula e no curso Residência Docente. Por sua vez, o trabalho investigativo apresenta as bases epistemológicas da investigação realizada, a metodologia nele utilizada, os dados coletados e a análise desses dados. Para desenvolvermos este trabalho, adotamos uma abordagem teórica sociointerativista (Bronckart, 1999) que focaliza a interação entre os sujeitos, implementada em contextos históricos, sociais e culturais. Essa abordagem teórica tem grande influência no modo como concebemos os termos língua/linguagem humana e, consequentemente, no modo como conduzimos as práticas de ensino de línguas, pois propõe uma abordagem discursiva da linguagem, na qual o papel desempenhado pelo “outro” ganha uma dimensão explicativa e constitutiva. Também assumimos os pressupostos de (Matêncio, 2003) sobre retextualização, para quem existe uma atividade cognitiva de compreensão antes de qualquer atividade de transformação textual, e usamos esse recurso como gatilho para a construção de esquemas narrativos pelos estudantes. A análise dos dados apontam indícios favoráveis a uso da retextualização como um recurso didático apropriado à produção textual, que possibilita aos alunos a apreensão de como o esquema narrativo pode ser construído.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectEsquema Narrativopt_BR
dc.subject.otherLínguas e linguagenspt_BR
dc.subject.otherLínguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleConstrução do esquema narrativo por meio da retextualizaçãopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Residência Docente para a Formação de Educadores da Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Construção do Esquema Narrativo Por Meio da Retextualização.pdf10.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.