Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35570
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3050651179200249pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carlos Fernando Ferreira Lobopt_BR
dc.contributor.referee1Paulo Fernando Braga Carvalhopt_BR
dc.contributor.referee2Daniela Antunes Lessapt_BR
dc.contributor.referee3Bárbara Abreu Matospt_BR
dc.creatorLuís Otávio Rocha Castilhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206091273507064pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-07T16:56:25Z-
dc.date.available2021-04-07T16:56:25Z-
dc.date.issued2021-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35570-
dc.description.abstractThe world's urban spaces have seen their territories and uses altered by the imposition of the logic of capitalist accumulation and the advent of industry, when cities began to concentrate more equipment and services, attracting masses of people and increasing the urban structure. In this context urban centers play an important role in the formation of cities, as they host and concentrate equipment and services, also converging the fluxes, establishing symbolisms of their importance and valuing their territory. However, as a result of urban growth, based on population growth and, especially in Brazil, on territorial expansion, displacement towards the centers becomes more difficult due to increasing distances and volume of people. Another point to be observed is that, with the valorization of the centers' terrains and with the urban territorial growth, some activities go to territorial portions until then empty, where there is an offer of terrains with lower costs. Thus, it is pointed to the fomentation and maintenance of poly centers, decentralizing the equipment, services and activities in more than one place/center, with potential to reduce distances and travel times, contributing to the improvement of urban life. Urban accessibility and mobility then play an important role as they provide access to centralities, presenting potential to support the process of changing urban uses. Therefore, thinking about accessibility and urban mobility is also thinking about the urban territorial structure. Therefore, it becomes possible to identify the territorial structure from the conformation and disposition of travel fluxes in urban space, being this the main proposal of the present study. This research is structured to develop and apply a methodological proposal for the classification of centralities, based on secondary data from government research and appropriate for the reality of large Brazilian cities. In this direction, the first stage is dedicated to the identification of the centralities from two groups of data: economic and fluxes. This first stage is used as a base for the second stage, which aims to classify the centralities based on travel fluxes in urban space. The application demonstrated that the methodological proposal is viable and returned important data that can support public policies on urban planning and transportation.pt_BR
dc.description.resumoOs espaços urbanos mundiais viram seus territórios e usos serem alterados pela imposição da lógica de acumulação capitalista e pelo advento da indústria, quando as cidades passaram a concentrar cada vez mais equipamentos e serviços, atraindo massas populacionais e incrementando o tecido urbano. É neste contexto que os centros urbanos passam a exercer importantes papéis na conformação das cidades, na medida em que abrigam e concentram equipamentos e serviços, passando também a convergir os fluxos, estabelecendo simbolismos perante sua importância e valorizando seu solo. Porém, a partir do crescimento urbano, pautado no incremento populacional e, especialmente no caso brasileiro, na expansão territorial, os deslocamentos em direção aos centros passam a ser dificultados, pelas crescentes distâncias e volume de pessoas. Outro ponto a se observar é que, com a valorização dos solos dos centros e com o crescimento territorial urbano, algumas atividades se dirigem a porções territoriais até então vazias, onde há oferta de terrenos com custos inferiores. Assim, aponta-se para a fomentação e manutenção de policentros, desconcentrando os equipamentos, serviços e atividades em mais de um local/centro, com potencial para redução das distâncias e tempos de deslocamentos, contribuindo para a melhoria da vida urbana. A acessibilidade e mobilidade urbanas, então, passam a exercer importante papel na medida em que propiciam o acesso às centralidades, apresentando potencial para auxiliar o processo de alteração dos usos urbanos. Portanto, pensar na acessibilidade e na mobilidade urbana, também é pensar na estrutura territorial urbana. Logo, torna-se possível identificar a estrutura territorial a partir da conformação e da disposição dos fluxos de viagens no espaço urbano, sendo esta a principal proposta do presente trabalho. Esta pesquisa está estruturada para desenvolver e aplicar uma proposta metodológica com vistas à classificação de centralidades, a partir de dados secundários de pesquisas governamentais e adequados para a realidade das grandes cidades brasileiras. Neste sentido, a primeira etapa é voltada para identificação das centralidades a partir de dois grupos de dados: econômicos e de fluxos. Esta primeira etapa serve de base para a segunda etapa, que visa classificar as centralidades com base nos fluxos de viagens no espaço urbano. A aplicação mostrou que a proposta metodológica é viável e retornou importantes dados que podem subsidiar as políticas públicas de planejamento urbano e de transportes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectCentralidadespt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectCidadespt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.otherTransportes - Planejamentopt_BR
dc.subject.otherCentros urbanospt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherCidades e vilaspt_BR
dc.titleCentralidades urbanas : proposta de classificação com base nos fluxos de viagens em Belo Horizonte – MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0460-8294pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-LuísCastilho.pdf37.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.