Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/35713
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Glaura Lucaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5237321219459906pt_BR
dc.contributor.referee1Luciana Prasspt_BR
dc.contributor.referee2Lúcia Pompeu de Freitas Campospt_BR
dc.contributor.referee3Eduardo Pires Rossept_BR
dc.contributor.referee4Carlos Ernest Diaspt_BR
dc.creatorPaulo Vinícius Amadopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1415446994724754pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T14:57:46Z-
dc.date.available2021-04-15T14:57:46Z-
dc.date.issued2020-11-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/35713-
dc.description.abstractDuring my own experience both as a musician and as a researcher in the choro (Brazilian popular music) scenario in Belo Horizonte, capital of Minas Gerais/Brazil, words such as “traditional” and “contemporary” were frequently used by the chorões (choro musicians) themselves to describe and distinguish their music making, therefore pointing out to the idea as well as to the existence of a “traditional choro” and of a “contemporary choro” in the city. There is a great number of events promoted by chorões in Belo Horizonte, nowadays. They happen daily, weekly; on stages and in the casual rodas, and all this allows us to consider, at first, an almost inherent diversification of this musical practice according to the singularities of the various locations where it is performed. From this scene emerges the understanding of these defining words of musical practices, which are balanced between being similar and distinct. The extension of such a thought contemplates, moreover, the pertinence of this research, which intends to contribute to the understanding of those musical-cultural characteristics of the choro, by means of an ethnomusicological study. The research focused especially on the occasions and implications of the uses of certain concepts of “tradition” and “contemporaneity” linked to the musical performances of chorões in Belo Horizonte. The use of these concepts is defined in their discourses by means of the words and the expressions “traditional choro” and “contemporary choro”. From a multi-situated ethnographic work, while walking around with people that perform choro and that think about their performances, dialogues, descriptions and notes about such musical manifestations said to be traditional or contemporary were developed, seeking to understand what makes them similar or divergent, and also – with the aid of some literature – how these concepts appeared or were invented so as to refer to the musical making of chorões in Belo Horizonte.pt_BR
dc.description.resumoA partir da minha experiência no cenário do choro na capital mineira, por ocasiões de trabalho como músico e também por pesquisas anteriores, constata-se, entre os próprios chorões, a utilização de termos como “tradicional” e “contemporâneo” descrevendo e distinguindo os seus fazeres musicais: aponta-se, portanto, para a ideia e (de) existência de um “choro tradicional” e de um “choro contemporâneo” na cidade. A realidade atual de Belo Horizonte com um grande número de eventos promovidos por chorões – dia a dia, semanalmente, dentre rodas e palcos – permite cogitar, de início, sobre uma inerente diversificação dessa prática musical conforme as especificidades dos vários locais citadinos onde ela é cultivada, de onde se inicia a compreensão acerca dos termos definidores de práxis musicais que se equilibram entre serem parecidas e distintas. A extensão de tal maneira de pensar contempla, ademais, a pertinência da pesquisa realizada: um trabalho que pretendeu contribuir para uma compreensão das determinadas características músico-culturais do choro, através de um estudo etnomusicológico que dedicou atenção, sobremaneira, às ocasiões e implicações dos usos de certos conceitos de “tradição” e de “contemporaneidade” atrelados às práticas musicais de chorões belo-horizontinos, e que são demarcados nos discursos deles pelo uso dos termos e expressões “choro tradicional” e “choro contemporâneo”. A partir de um trabalho etnográfico multissituado, caminhando com sujeitos que assumem as práxis do choro, fazem e pensam os seus próprios fazeres, estabelecem-se diálogos, descrições e apontamentos sobre o que são tais manifestações musicais ditas como tradicionais ou como contemporâneas, no que elas se aproximam e no que ambas divergem, e entende-se também – com o auxílio de alguma literatura – um pouco de como surgiram ou se inventaram tais qualitativos para tratar de fazeres musicais chorões em Belo Horizonte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUSICA - ESCOLA DE MUSICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectEtnografia do choro [música brasileira]pt_BR
dc.subjectChoro tradicionalpt_BR
dc.subjectChoro contemporâneopt_BR
dc.subject.otherEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.otherChoro (Música) - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherChoro - História e crítica - Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.titleO “tradicional” e o “contemporâneo” no choro: um estudo etnomusicológico entre rodas e palcos de chorões de Belo Horizontept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2021 03 22 - AMADO - Tese Versão Completa.pdf4.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.