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http://hdl.handle.net/1843/35879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Adriane Teresinha Sartori | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1534306895274601 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rivânia Maria Trotta Sant´ana | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Luciano Magnoni Tocaia | pt_BR |
dc.creator | Natália Paiva Fernandes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6375867723473213 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-30T20:30:20Z | - |
dc.date.available | 2021-04-30T20:30:20Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/35879 | - |
dc.description.abstract | Com base em observações feitas ao longo dos anos em que atuei no ensino de leitura e escrita da língua portuguesa, percebi que meus alunos apresentavam dificuldades no trato com a argumentação, tanto no que se refere à leitura crítica de textos de gêneros diversos, como no emprego de estratégias argumentativas na escrita produzida por eles. Assim, propus uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a eficácia de um projeto de ensino focado na argumentação para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção de textos argumentativos em uma turma de nono ano do ensino fundamental 1 . A partir do material produzido pelos alunos e das anotações feitas no diário de bordo do professor pesquisador ao longo da aplicação do projeto de ensino, pretendi conduzir reflexões que orientassem o aprimoramento das práticas pedagógicas. Tive como referencial teórico, principalmente, a concepção bakhtiniana de linguagem como evento enunciativo e o conceito de Freire (1983) de educação libertadora. Inicialmente foi aplicado um questionário, a fim de investigar os hábitos de leitura dos alunos e a forma como eles percebem (ou não) os aspectos argumentativos dos textos que leem. Em seguida, desenvolveu-se um projeto de ensino de leitura, a fim de conduzir a compreensão crítica de textos de gêneros diversos, buscando levar os alunos à percepção da não neutralidade dos discursos, mesmo em textos pretensamente imparciais. Na sequência, foi proposta aos alunos a produção de anúncios de campanha comunitária a serem veiculados na comunidade escolar, por meio de cartazes impressos, e em ambiente virtual, com a criação de uma página no Instagram. Os resultados confirmaram a importância da interação professor/aluno e aluno/aluno no desenvolvimento da leitura crítica e no fortalecimento da autonomia dos alunos para produzir textos empregando neles estratégias argumentativas. | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base em observações feitas ao longo dos anos em que atuei no ensino de leitura e escrita da língua portuguesa, percebi que meus alunos apresentavam dificuldades no trato com a argumentação, tanto no que se refere à leitura crítica de textos de gêneros diversos, como no emprego de estratégias argumentativas na escrita produzida por eles. Assim, propus uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a eficácia de um projeto de ensino focado na argumentação para o desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e produção de textos argumentativos em uma turma de nono ano do ensino fundamental. A partir do material produzido pelos alunos e das anotações feitas no diário de bordo do professor pesquisador ao longo da aplicação do projeto de ensino, pretendemos conduzir reflexões que orientem o aprimoramento das práticas pedagógicas. Tive como referencial teórico, principalmente, a concepção bakhtiniana de linguagem como evento enunciativo e o conceito de Freire (1983) de educação libertadora. Inicialmente foi aplicado um questionário, a fim de investigar os hábitos de leitura dos alunos e a forma como eles percebem (ou não) os aspectos argumentativos dos textos que leem. Em seguida, desenvolveu-se um projeto de ensino de leitura, a fim de conduzir a compreensão crítica de textos de gêneros diversos, buscando levar os alunos à percepção da não neutralidade dos discursos, mesmo em textos pretensamente imparciais. Na sequência, foi proposta aos alunos a produção de anúncios de campanha comunitária a serem veiculados entre a comunidade escolar por meio de cartazes impressos e em ambiente virtual, com a criação de uma página no Instagram. Os resultados confirmaram a importância da interação professor/aluno e aluno/aluno no desenvolvimento da leitura crítica e no fortalecimento da autonomia dos alunos em produzir textos empregando neles estratégias argumentativas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Leitura Crítica | pt_BR |
dc.subject | Produção de Texto | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.other | Escrita – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Produção de textos | pt_BR |
dc.title | A argumentação no Ensino Fundamental: da leitura crítica à produção autônoma | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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