Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35885
Type: Monografia (especialização)
Title: Educação na prisão : os percalços entre a teoria e a prática na aplicação da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no sistema prisional mineiro
Authors: Gilton Alves Costa
First Advisor: Luana Carla Martins Campos Akinluri
First Co-advisor: Luciana Cristina Nogueira Honório Rodrigues
Abstract: Buscou-se com esta pesquisa, analisar o processo educacional no sistema prisional mineiro, direito fundamental que é garantido pela Constituição Federal do Brasil de 1988. Os profissionais da educação lidam cotidianamente com duas intencionalidades educativas no ambiente prisional: a busca pela recuperação do indivíduo e a aplicação do castigo ocasionado pelas transgressões internas. Devido ao processo educacional ser realizado em um ambiente para cumprimento da pena, existem regras de segurança que precisam ser seguidas. Contudo, buscando formas de resgatar este individuo e devolver a sua liberdade, o Estado de Minas Gerais, através da Superintendência de Humanização do Atendimento, tem buscado cumprir o seu papel no que tange à inserção dos individuos nas atividades educacionais, laborais, socioculturais, jurídicas e socioassistenciais. Como, então, equilibrar essas duas intenções tão conflitantes? Entende-se que esse indivíduo que se encontra enclausurado, deve desenvolver atividades que promovam valores morais e éticos, por meio da educação. O desafio aqui apresentado, será investigar os dados educacionais relacionados ao sistema prisional mineiro, através da revisão bibliográfica e por meio de análises qualitativas e quantitativas, buscando compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem neste ambiente, com vistas a diagnosticar o contexto de reinserção e recuperação da dignidade da pessoa humana por meio da educação.
Abstract: The aim of this research was to analyze the educational process in the Minas Gerais prison system, a fundamental right that is guaranteed by the Federal Constitution of Brazil in 1988. Education professionals deal with two educational intentions on a daily basis in the prison environment: the search for the recovery of the individual and the application of the punishment caused by internal transgressions. Due to the educational process being carried out in an environment for serving the sentence, there are safety rules that need to be followed. However, looking for ways to rescue this individual and return his freedom, the State of Minas Gerais, through the Superintendence of Humanization of Care, has sought to fulfill its role with regard to the insertion of individuals in educational, labor, socio-cultural, legal activities and social assistance. How, then, to balance these two conflicting intentions? It is understood that this individual, who is confined, must develop activities that promote moral and ethical values, through education. The challenge presented here will be to investigate the educational data related to the Minas Gerais prison system, through bibliographic review and through qualitative and quantitative analyzes, seeking to understand how the teaching-learning process takes place in this environment, with a view to diagnosing the context of reintegration and recovery of the dignity of the human person through education.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Projetos Sociais - Formulação e Monitoramento (EAD)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35885
Issue Date: 20-Feb-2020
Appears in Collections:Especialização em Projetos Sociais: Formulação e Monitoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC APROVADO com a ATA.pdfTCC com a Ata e a Ficha catalográfica1.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons