Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36166
Type: Tese
Title: Grande sertão: inovação social e promoção da sociobiodiversidade
Other Titles: Grande sertão: social innovation and promotion of sociobiodiversity
Authors: Carla Soares Godinho
First Advisor: Carlos Alberto Tagliati
First Referee: Marcelo Gomes Speziali
Second Referee: Francisco Horácio Pereira de Oliveira
Third Referee: Dario Alves de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee4: Sara Gonçalves Antunes de Souza
Abstract: A inovação é uma propriedade relativa a um dado meio já rico de sua própria história e de suas normas antecedentes. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar o fenômeno da inovação social e promoção da sociobiodiversidade da Cooperativa Agroextrativista Grande Sertão (CGS), Norte de Minas. Foi utilizado o método Grounded Theory (GT), havendo uma abordagem etnográfica complementar. O propósito da GT é gerar uma teoria, fundada nos dados, uma interpretação racional densa, articulada e sistemática, capaz de dar conta da realidade estudada. O problema identificado foram os obstáculos para a comercialização e valorização aos produtos da CGS, dificultando o desenvolvimento e a manutenção econômica e social estável para as famílias componentes da cooperativa. Com os estudos do histórico da CGS, bem como suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais, foi possível visualizar a trajetória, o desenvolvimento e as perspectivas dos integrantes dessa cooperativa. Como foco central no estudo, foi observado o funcionamento interno da agricultura familiar com base em um projeto específico de exploração do óleo de buriti. Assim, discutimos as perspectivas da cooperativa em alavancar suas atividades no mercado, considerando o fato de a composição familiar determinar a variação de trabalho e consumo necessários para garantir a sobrevivência da família, sob o ponto de vista de Chayanov. Este trabalho contribui para a literatura e o planejamento de outras cooperativas agrícolas ao mostrar que, para cooperativas agrícolas estabelecerem metas de produtividade, são necessárias análises de metas de cada família de agricultor cooperado individualmente. As metas dos diretores executivos da cooperativa não necessariamente serão as mesmas dos agricultores cooperados. Tal análise é fundamental para, assim, haver uma definição efetiva de metas de produtividade e desenvolvimento. Num segundo momento, analisou-se o desenvolvimento da fábrica de óleos da CGS. Foi verificada a experiência negativa do projeto do biodiesel, o qual fracassou por motivos técnicos e desencontros de expectativas entre agricultores e a Petrobras. Constata-se, novamente, a falha de planejamento sob a ótica de unidade familiar no referido projeto. Assim, de modo a reaproveitar a fábrica de óleos já instalada na CGS, o projeto de extração do óleo do buriti foi proposto. O desenvolvimento da cadeia do óleo do buriti, por meio da CGS, foi fator fundamental para a permanência da cooperativa na região. Essa cadeia de óleo com suas particularidades locais, conhecimentos tradicionais, bem como a presença de conhecimento tácito no processo de obtenção de raspas de buriti, beneficiou algumas comunidades, o que levou a novos projetos e perspectivas para a cooperativa crescer e inovar, mesmo com dificuldades encontradas, tais como a “falta de interesse e organização”, segundo os cooperados. Categorias-chaves foram evidenciadas no presente estudo, e, por meio dessas categorias, que dão conta da realidade estudada, um modelo de inovação adequado à CGS foi sugerido, o qual se baseia na estratégia de indicação geográfica do conhecimento tradicional (CT). Assim, espera-se preservar os direitos de CT e agregar valores ao buriti (projeto que obteve sucesso na execução), logo ao óleo desses frutos extraídos na fábrica da CGS, facilitando a comercialização e a promoção dos produtos da sociobiodiversidade. Para Chayanov, a forma de desenvolver a cooperativa agrícola e trazer vantagens ao campesinato é desenvolver o comércio cooperativo de forma a aumentar, progressivamente, a sua escala e, sobre a base dessa experiência, ampliar a cooperação para a esfera da produção. Em termos práticos, sugerimos uma alternativa para superar a insatisfação da desvalorização cultural no comércio de produtos da sociobiodiversidade para o buriti da região Norte Mineira, a qual é o desejo de agricultores e cooperados. Além disso, identificar se essa solução será passível de ser copiada em outros contextos e projetos, como prospectar outrasproduções de óleos, e assim utilizar capacidade ociosa da fábrica da CGS. Com todo o exposto, o presente trabalho constata que, para o desenvolvimento e as perspectivas da cooperativa de agricultores familiares, é necessário levar em consideração a unidade familiar ao propor novos projetos e iniciativas. A organização almejada pelos agricultores deve ser alcançada por projetos que considerem o quadro real em cada núcleo de produção. Os novos projetos devem, assim, mudar as estratégias de ação. O projeto do buriti, que foi favorecido pela riqueza do conhecimento tácito, deve ser ainda mais explorado pela CGS e servir de pilar para demais projetos.
Abstract: Innovation is a property related to a given medium that is already rich in its own history and its antecedent norms. In this context, the present study aimed to study the phenomenon of social innovation and the promotion of socio-biodiversity of the Grande Sertão Agroextractive Cooperative (CGS), North of Minas. The Grounded Theory (GT) method was used, with a complementary ethnographic approach. The purpose of GT is to generate a theory, based on data, a dense, articulated and systematic rational interpretation, capable of accounting for the studied reality. The identified problem was the obstacles to the commercialization and valorization of CGS products, hindering the development and stable economic and social maintenance for the families that make up the cooperative. With the studies of CGS history, as well as its economic, social and cultural needs and aspirations, it was possible to visualize the trajectory, development and perspectives of the members of this cooperative. As central focus of the study, the internal functioning of family farming was observed based on a specific project for the exploitation of buriti oil. Thus, we discussed the cooperative's prospects for leveraging its activities in the market, considering the fact that the family composition determines the variation of work and consumption necessary to guarantee the family's survival, from Chayanov's point of view. This work contributes to the literature and the planning of other agricultural cooperatives by showing that, for agricultural cooperatives to establish productivity goals, analysis of the goals of each individual cooperative family is necessary. The goals of the cooperative's executive directors will not necessarily be the same as for cooperative farmers. Such an analysis is essential for, thus, to have an effective definition of productivity and development goals. In a second step, the development of the CGS oil factory was analyzed. The negative experience of the biodiesel project was verified, which failed due to technical reasons and mismatched expectations between farmers and Petrobras. Once again, there is a failure in planning from the perspective of a family unit in the referred project. Thus, in order to reuse the oil factory already installed at CGS, the buriti oil extraction project was proposed. The development of the buriti oil chain, through CGS, was a fundamental factor for the cooperative's permanence in the region. This oil chain with its local peculiarities, traditional knowledge, as well as the presence of tacit knowledge in the process of obtaining buriti shavings, benefited some communities, which led to new projects and perspectives for the cooperative to grow and innovate, even with difficulties found, such as “lack of interest and organization”, according to the members. Key categories were highlighted in the present study, and, through these categories, which account for the reality studied, an innovation model suitable for CGS was suggested, which is based on the strategy of geographic indication of traditional knowledge (TC). Thus, it is hoped to preserve the rights of TC and add values to the buriti (project that was successful in the execution), then to the oil from these fruits extracted at the CGS factory, facilitating the commercialization and promotion of socio-biodiversity products. For Chayanov, the way to develop the agricultural cooperative and bring advantages to the peasantry is to develop cooperative trade in order to progressively increase its scale and, on the basis of this experience, expand cooperation to the sphere of production. In practical terms, we suggest an alternative to overcome the dissatisfaction of cultural devaluation in the trade of products of socio-biodiversity for the buriti of the Norte Mineira region, which is the desire of farmers and cooperative members. In addition, identify whether this solution will be able to be copied in other contexts and projects, such as prospecting for other oil production, and thus use idle capacity at the CGS plant. With all of the above, the present study finds that, for thedevelopment and perspectives of the family farmers' cooperative, it is necessary to take into account the family unit when proposing new projects and initiatives. The organization desired by the farmers must be achieved by projects that consider the real picture in each production nucleus. The new projects must therefore change the action strategies. The buriti project, which was favored by the wealth of tacit knowledge, should be further explored by CGS and serve as a pillar for other projects.
Subject: Inovações tecnológicas
Cooperativas agrícolas – Minas Gerais, Norte
Agricultura familiar
Capacidade criativa na tecnologia
Difusão de inovações
Propriedade intelectual
Buriti – Biogeografia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/36166
Issue Date: 16-Dec-2020
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