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http://hdl.handle.net/1843/36272
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Lorenzo Teixeira Vitral | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5118935461413737 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Juliana Costa Moreira | pt_BR |
dc.creator | Shirley Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-02T20:25:14Z | - |
dc.date.available | 2021-06-02T20:25:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36272 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por objetivo examinar o uso de conectivos em orações empregadas na construção de textos por alunos do 6º ano da Escola Técnica Vital Brasil e da Escola Estadual Eliseu Laborne e Vale, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Tomamos por base a hipótese de que uma parcela desses alunos utilizam recursos da oralidade na produção de seus textos escritos. Para viabilizar este estudo foi analisada uma amostra de redações, observando-se principalmente os conectivos mais utilizados. Tendo em vista a finalidade de proporcionar uma reflexão sobre o ensino, aprendizagem e uso dos conectivos ou marcadores discursivos em produções textuais, bem como verificar de que forma é tratado o tema, foram confrontados o tratamento dado a esse fenômeno pela tradição gramatical e o tratamento previsto pelos documentos oficiais que orientam o ensino de língua portuguesa, PNC (Parâmetros Nacional Curricular), BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e CBC (Currículo Básico Comum) de língua portuguesa. Por fim, examinamos se o que é preconizado pelos documentos oficiais é aplicado em livros didáticos aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Gramática da Língua Portuguesa: Reflexão e Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Conectivo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de gramática | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Gramática | pt_BR |
dc.subject.other | Oralidade | pt_BR |
dc.subject.other | Produção de textos | pt_BR |
dc.title | O uso de conectivos nas produções textuais escolares | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Gramática e Ensino |
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