Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37136
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMagno Moraes Mellopt_BR
dc.date.accessioned2021-07-30T13:04:40Z-
dc.date.available2021-07-30T13:04:40Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage42pt_BR
dc.citation.epage55pt_BR
dc.identifier.issn1984-767Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/37136-
dc.description.abstractThe article proposes a discussion about the universe of painting in colonial Brazil in order to understand it as formal and cultural components. This is not a conclusive study, as the focus is to propose the debate between teachers who work with illusionist painting of the Baroque universe in the modern period. In this context, the scope is to seek to discuss its potentialities, its reasons, its technical understanding always associated with the study of architecture and perspective treatises. The text emphasizes a dynamic that considers the component of the operative technique, that is, a technical / mathematical / geometric aspect: scientific and another executive / productive aspect: operational. In this segment, quadrature painting in Brazil between the 18th and 19th centuries is very rich in formal / structural aspects, as well as in its thematic aspects. Therefore, our intention is to see the development of perspective as an operational process and not just an application: a procedure based on cultural development during colonial times, since the simple application of codified pictorial dispositions does not find a linear structure in the Portuguese-Brazilian universe.pt_BR
dc.description.resumoO artigo propõe uma discussão sobre o universo da pintura no Brasil colonial de modo a entendê-la como componentes formal e cultural. Não se trata de um estudo conclusivo, pois o foco é propor o debate entre os professores que trabalham com a pintura ilusionista do universo barroco no período moderno. Nesse contexto, o escopo é procurar discutir suas potencialidades, seus motivos, seu entendimento técnico sempre associado ao estudo dos tratados de arquitetura e de perspectiva. O texto vem valorizar uma dinâmica que considere o componente da técnica operativa, isto é, uma vertente técnica/matemática/geométrica: científica e outra vertente executivo/produtivo: operacional. Neste seguimento a pintura de quadratura no Brasil entre os séculos XVIII e XIX é muito rica nos aspectos formais/estruturais, como também em seus aspectos temáticos. Logo, a nossa intenção é ver o desenvolvimento da perspectiva como um processo operativo e não apenas aplicativo: um procedimento sedimentado no desenvolvimento cultural durante a época colonial, pois a simples aplicação de disposições pictóricas codificadas não encontra no universo luso-brasileiro uma estrutura linear.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofe-hum: Revista Científica das Áreas de Humanidades do Centro Universitário de Belo Horizontept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPintura ilusionistapt_BR
dc.subjectPerspectivapt_BR
dc.subjectQuadraturapt_BR
dc.subject.otherArte barroca Brasilpt_BR
dc.subject.otherPerspectivapt_BR
dc.subject.otherArte Históriapt_BR
dc.subject.otherBrasil História Período colonial, 1500-1822pt_BR
dc.titleDiante da eficácia das imagens – saber ver a pintura no Brasil Colonialpt_BR
dc.title.alternativeFaced with the effectiveness of images - knowing how to see painting in Colonial Brazilpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.unibh.br/dchla/article/view/3114pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3963-8338pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
magnoDianteDaEficacia.pdf299.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.