Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37225
Type: Artigo de Periódico
Title: “Família!? antes eu pensava diferente!”: representações sociais sobre família para graduandos em serviço social
Other Titles: Social representations on family for graduates in social work: transformations in the formative process
"Familia!? ¡antes pensaba diferente!": representaciones sociales sobre la familia para los graduandos en servicio social
Authors: Luiz Paulo Ribeiro
Abstract: Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência didática e de pesquisa na disciplina de Psicologia Social de um curso de Serviço Social de uma instituição de Ensino Superior Privado de Belo Horizonte. Apoiados pela legislação vigente e pelo aparato reórico-metodológico da profissão, os assistentes sociais representam uma classe profissional que luta pela igualdade e acesso a direitos sociais, e tem nas famílias unidades de intervenção nos projetos e políticas públicas. Através deste estudo buscou-se identificar e analisar as Representações Sociais sobre família no percurso formativo de futuros assistentes sociais. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas a 30 sujeitos em diferentes períodos do curso de Serviço Social e os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo conjugada com a análise lexical com auxílio do Software Iramuteq. Foi verificado que os alunos representam a Família em quatro classes: a) estrutura e conceito; b) características; c) vivência pessoal; e d) intervenção e garantia de direitos. A RS estudada possui dois âmbitos, de um lado as vivências pessoais e, de outro as da formação profissional, ambas sofrendo alterações ao longo do curso de Serviço Social. Há que se observar que ao longo do processo formativo os entrevistados movimentam suas RS sobre o objeto em questão, isso devido suas práticas, estágios, vivências nas disciplinas e momentos de discussão.
Abstract: Supported by current legislation and the theoretical-methodological apparatus of the profession, social workers represent a professional class that fights for equality and access to social rights, and has in families units of intervention in public projects and policies. Through this study, we sought to identify and analyze the Social Representations about family in the training course of future social workers. Semi-structured interviews were conducted on 30 subjects in different periods of the Social Work course, and the data were analyzed through Content Analysis in conjunction with the lexical analysis using the Iramuteq Software. It was verified that the students represent the Family in four classes: a) structure and concept; b) characteristics; c) personal experience; and d) intervention and guarantee of rights. The SR studied has two scopes, on the one hand the personal experiences and, on the other hand those of the professional formation, both undergoing changes during the course of Social Work. It should be noted that throughout the formative process the interviewees move their SRs about the object in question, due to their practices, stages, experiences in the disciplines and moments of discussion
Subject: Educação
Serviço social -- Estudo e ensino
Representações sociais
Psicologia social
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i2.653
URI: http://hdl.handle.net/1843/37225
Issue Date: 1-Nov-2018
metadata.dc.url.externa: https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/653
metadata.dc.relation.ispartof: Research, society and development
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
653-Article-2706-1-10-20190204.pdf240.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.