Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/37276
Tipo: Artigo de Evento
Título: A cidade e arquitetura urbana nas páginas da Revista Ars: da tradução cultural à “construção” de uma cidade latino-americana
Autor(es): Gisela Barcellos de Souza
Resumen: Em 1978, um ano após a polêmica gerada em torno da apresentação na Primeira Bienal de Arquitetura Chilena do projeto para Santiago Poniente desenvolvido pelos escritórios Boza-Lührs-Muzard e Murtinho y arquitectos associados, surgia no cenário chileno o primeiro número da revista ARS. Ainda que o contexto de defesa intelectual deste projeto seja nítido nesta primeira edição, esta revista se manteria por onze anos e se constituiria em um dos principais produtos do grupo CEDLA. Por meio da análise longitudinal dos números da Revista ARS, o presente trabalho visa demostrar como a reinvindicação da dimensão arquitetônica da cidade desempenhou um papel central nas páginas desta revista durante seus oito primeiros anos de existência, perdendo este aspecto a partir de sua reformulação editorial no número 8/9 e de seu alinhamento ao debate produzido junto aos Seminários de Arquitetura Latino-americana. Se, por um lado, o olhar arquitetônico sobre a cidade configura um fio condutor que vincula a produção discursiva do coletivo ao qual esta revista deu voz ao longo de sua existência; a forma como esta ocorreu não foi a mesma, sendo significativa a mudança no tipo de tecido urbano observado. Passa-se de um primeiro momento, em que, na tentativa de legitimação pública, busca-se afirmar a vinculação ao debate internacional de revisão do Movimento Moderno, por meio da tradução cultural analisam-se de tecidos urbanos santiaguenses anteriores aos anos 1930. Em um segundo momento tem-se a virada latino-americana no coletivo CEDLA e a busca claramente vincular-se o contexto local: os tecidos históricos e centrais dão lugar à busca da compreensão da forma da periferia urbana.
Asunto: Planejamento urbano
Arquitetura - Periódicos
Arquitetura - América Latina
Idioma: por
País: Chile
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE URBANISMO
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37276
Fecha del documento: nov-2016
metadata.dc.url.externa: https://www.historiaurbana.cl/actas
metadata.dc.relation.ispartof: Congreso Iberoamericano de Historia Urbana - Ciudades en el tiempo: infraestructuras, territorios, patrimonio
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.