Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38096
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887145600907673pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Juan Wahrenpt_BR
dc.contributor.referee1Lúcia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.referee2Miguel Gonzalez Arroyopt_BR
dc.contributor.referee3Danilo Romeu Streckpt_BR
dc.contributor.referee4João Colares da Mota Netopt_BR
dc.creatorSulivan Ferreira de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6453501332505435pt_BR
dc.date.accessioned2021-09-20T15:49:42Z-
dc.date.available2021-09-20T15:49:42Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38096-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the educational experiences of educators (the) popular groups of NEP (Brazil) and CEIP-H (Argentina) and their contributions collectives for the construction of decolonial pedagogies. The specific objectives of the research are: a) Identifying the theoretical and methodological frameworks of practices educational activities of CEIP-H and NEP; b) Analyze the educational practices of CEIP-H and NEP; c) Discuss the approaches and differences of the pedagogical processes; d) Characterize the pedagogical contributions of the investigated groups. Research adopts the method analytical that dialogues with the following epistemic matrices: the contributions of Participatory-Action-Research (IAP), the theoretical and methodological arrangements of Education Popular Libertadora and with the epistemic constructions of the movement/paradigm Decolonial. It is a qualitative research with field research and with characteristics of multiple case study. 06 educators were interviewed from Argentina and 06 educators (as) from Brazil. It is concluded that education collectives investigated produce pedagogies that are forged in their territories educational activities and in the relationships of these educators with the world and with the its (their) students are pedagogies that criticize the colonization processes cognitive, affective, ontological and political. These are pedagogies that seek to decolonize from from the roots of the Latin American and Caribbean peoples and seek to establish ethical alliances, political and epistemological in the pedagogical construction in different latitudes and longitudes from the periphery of the modern/colonial/capitalist world-system.pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação objetiva Analisar as vivências educativas dos (as) educadores (as) populares dos coletivos NEP (Brasil) e CEIP-H (Argentina) e as contribuições desses coletivos para a construção de pedagogias decoloniais. Os objetivos específicos da pesquisa são: a) Identificar os referenciais teóricos e metodológicos das práticas educativas da CEIP-H e do NEP; b) Analisar as práticas educativas da CEIP-H e do NEP; c) Debater as aproximações e diferenças dos processos pedagógicos; d) Caracterizar as contribuições pedagógicas dos coletivos investigados. A Pesquisa adota o método analético que dialoga com as seguintes matrizes epistêmicas: as contribuições da Investigação-Ação-Participativa (IAP), os arranjos teóricos e metodológicos da Educação Popular Libertadora e com as construções epistêmicas do movimento/paradigma Decolonial. É uma pesquisa do tipo qualitativa com pesquisa de campo e com características de estudo de casos múltiplos. Foram entrevistados (as) 06 educadores (as) da Argentina e 06 educadores (as) do Brasil. Conclui-se que os coletivos de educação popular investigados produzem pedagogias que são forjadas em seus territórios educativos populares e nas relações desses (as) educadores (as) com o mundo e com os seus (suas) educandos (as), são pedagogias que criticam os processos de colonização cognitiva, afetiva, ontológica e política. São pedagogias que buscam decolonizar a partir das raízes dos povos latino-americanos e caribenhos e buscam estabelecer alianças éticas, políticas e epistemológicas na construção pedagógica em diferentes latitudes e longitudes da periferia do sistema-mundo moderno/colonial/capitalista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPedagogias decoloniaispt_BR
dc.subjectAmérica Latina e Caribept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação popularpt_BR
dc.subject.otherDescolonização - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducação comparada - Brasil - Argentinapt_BR
dc.subject.otherArgentina - Educaçãopt_BR
dc.subject.other. América Latina - Educaçãopt_BR
dc.titleVivências em educação popular da/na América Latina e Caribe: um diálogo entre Brasil e Argentinapt_BR
dc.title.alternativeExperiences in popular education in Latin America and the Caribbean: a dialogue between Brazil and Argentinapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3391-0265pt_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE Oficial Sulivan Ferreira Souza Vers. Final FAE UFMG Doutorado 2021.pdf7.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons