Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38422
Type: Dissertação
Title: Análise das concepções sobre meiose e sua relação com conceitos genéticos em diagramas resolvidos por estudantes de licenciatura em ciências biológicas
Authors: Luís Fonseca Guerra
First Advisor: Adlane Vilas-Boas Ferreira
First Co-advisor: Marina de Lima Tavares
First Referee: Marina de Assis Fonseca
Second Referee: Gustavo Campos e Silva Kuhn
Abstract: A análise de erros em tarefas escolares pode ser considerada uma ferramenta poderosa na investigação sobre a maneira como o estudante compreende conceitos e, mesmo, ideias que ele traz de sua aprendizagem anterior, formal ou informal. Nesse trabalho, um tipo tarefa de genética resolvida por estudantes de licenciatura em ciências biológicas foi analisado com o propósito de investigar sua compreensão sobre os conceitos genéticos envolvidos no processo da meiose. A tarefa em questão solicitava a diagramação da meiose partindo de uma célula com alguns pares de cromossomos com locos em heterozigose. Um banco de dados com 219 tarefas foi acessado pelos pesquisadores e um sistema de categorização dos erros de estudantes em diagramas de meiose foi desenvolvido para auxiliar na análise dessas tarefas. Além disso, esta pesquisa teve também uma abordagem qualitativa onde foi observado o processo de resolução da diagramação da meiose em uma turma de estudantes do curso de ciências biológicas da disciplina em que a tarefa vem sendo aplicada nos últimos anos. Os resultados da análise das tarefas mostraram que os estudantes não entendem bem o processo da meiose, cometendo erros ligados a replicação, disjunção e ploidia. Alguns equívocos identificados nas diagramações deste estudo incluíram a não representação do processo da replicação, a não ilustração de cromossomos duplicados e a representação errada da ploidia nos produtos meióticos. Entendemos que esses erros podem indicar a existência de concepções alternativas sobre meiose. Por outro lado, as soluções apresentadas pelos estudantes informaram que algumas características da meiose são bem compreendidas, como por exemplo, que o processo apresenta etapas de replicação, segregação, divisão, etc. Os dados apontam para a necessidade de maiores estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem desses conceitos e para a proposição de formas mais efetivas de trabalho sobre o tema em salas de aula na tentativa de evitar a persistência dessas dificuldades nos estudantes.
Abstract: Analysis of mistakes in written assignments of students may be considered a powerful tool to investigate how students understand concepts and the ideas they bring from their previous learning process, be it formal or informal. In this study, a Genetics assignment done by biology licentiate students was analyzed to investigate their understanding on genetic concepts involved in meiosis. This assignment required students to diagram the meiosis process in one cell with three pairs of chromosomes with heterozygous loci. A database with 219 assignments was accessed by us and a system of categorization of the mistakes made by the students in meiosis diagrams was developed to help analyze them. Furthermore, this research had a qualitative approach where the process of completing the meiosis diagram in a group of biology students of the discipline in which the assignment has been given in the last few years. The results from the analysis of the assignments show that students do not understand the meiosis process well, making mistakes related to replication, disjunction and ploidy. Some misconceptions have been identified in the diagrams of this study included: failing in representing the replication process, not illustrating replicated chromosomes and the mistaken representation of ploidy in meiotic products. These mistakes may show the existence of alternative conceptions of meiosis. On the other hand, the solutions presented by the students show that some characteristics of meiosis are well understood, such as the fact that the process has stages of replication, segregation, division, etc. The data shows the need of further studies on the teaching-learning process of these concepts and of recommendations of more effective ways of applying this topic in the class in order to avoid persistence of these difficulties experienced by students.
Subject: Genética
Meiose
Ensino superior
Análise de erros (matemática)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Genética
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38422
Issue Date: 26-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luís-Fonseca-Guerra-Genética.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.