Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39429
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFábio Roberto Ferreira Borgespt_BR
dc.creatorRicardo Viana Carvalho de Paivapt_BR
dc.creatorDanilo de Melo Costapt_BR
dc.creatorMarcus Vinicius de Paula Freitaspt_BR
dc.date.accessioned2022-02-16T16:42:33Z-
dc.date.available2022-02-16T16:42:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume10pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage71pt_BR
dc.citation.epage90pt_BR
dc.identifier.doi10.5007/1983-4535.2017v10n2p71pt_BR
dc.identifier.issn1983-4535pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39429-
dc.description.abstractEducation is a vector for transforming realities into the information society and, because of this, new technologies are bringing constant innovations that challenge traditional educational models. At the same time, market hypercompetitiveness demands of constant professional update and preparation for not only react, but also trans form from new scenarios. This paper presents, first, a benchmarking that explores new educational trends that are transforming the way people learn, in examples such as the Massive Online Courses and Cloud School. Then, this paper investigates the main expectations and frustrations of professionals who seek in the offer of postgraduate courses a service able to meet their demands, employing generative sessions, from the design thinking, as a qualitative data collection and projective techniques. The findings shows, from a marketing perspective, a significant gap between the delivery of the service and the service expected in post-graduation courses, in aspects such as frustration with the methodologies adopted, inadequate incorporation of technologies and a distance between the market practice and the preparation performed in the classroompt_BR
dc.description.resumoA educação é um vetor para transformação de realidades na sociedade da informação e, por conta disso, as novas tecnologias vêm trazendo constantes inovações que desafiam modelos tradicionais de ensino. Ao mesmo tempo, a hipercompetitividade mercadológica exige dos profissionais atualização constante e preparação para não somente reagir, mas também transformar a partir de novos cenários. O artigo apresenta, primeiramente, um benchmarking que explora novas tendências educacionais que estão transformando a maneira como as pessoas aprendem, em exemplos como os Massive Online Courses e Cloud School. Em seguida, o artigo investiga as principais expectativas e frustrações dos profissionais que buscam na oferta de cursos de pós-graduação lato sensu um serviço capaz de atender a essas exigências, a partir do emprego da técnica de sessões generativas, proveniente do design thinking, que se enquadra como uma coleta de dados qualitativa a partir de técnicas projetivas. Os resultados mostram, do ponto de vista mercadológico, um gap significativo entre a entrega do serviço e o serviço esperado em cursos de pós-graduação lato sensu, em aspectos como a frustração com as metodologias adotadas, a deficiente incorporação de tecnologias e o distanciamento entre a prática de mercado e a preparação desempenhada em sala de aulapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gestão universitária na América Latinapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPós-graduação lato sensupt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectQualidade em serviçospt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subject.otherEducação - Estudo e ensino (Pós-graduação)pt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherSatisfação do consumidorpt_BR
dc.titleExpectativas e frustrações com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensupt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2017v10n2p71pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2588-4730pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-8447-0277pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-3001-0352pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Expectativas e frustrações com a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu.pdf486.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.