Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39778
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Júlio Emílio Diniz Pereirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1445205960101729pt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Teodoro Ernesto Mathept_BR
dc.contributor.referee2José de Sousa Miguel Lopespt_BR
dc.contributor.referee3Maria Alfredo Moreirapt_BR
dc.contributor.referee4Maria José Batista Pinto Florespt_BR
dc.creatorBonifácio Obadias Langapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7635696593299663pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-03T17:26:36Z-
dc.date.available2022-03-03T17:26:36Z-
dc.date.issued2022-01-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39778-
dc.description.abstractThis Ph.D. dissertation addresses the issue of THE PLACE OF ELEMENTARY TEACHER EDUCATION IN MOZAMBIQUE. In this qualitative research, which can be characterized as a case study, a questionnaire as data production instrument was applied to ten teacher educators and sixty-eight students – all of them from the Teacher Education Institute at Chibututuíne (IFPC), in Mozambique. Semi-structured interviews were carried out with ten people: four managers from the IFPC; one from the National Institute for Education Development; one from the District Services of Education, Youth and Technology in Manhiça; one from the Ministry of Education and Human Development; and three former directors of the IFPC. A documentary analysis was carried out and focused upon the educational legislation of Mozambique, with particular attention to teacher education, to the National Education System and to the national education policy. For data analysis, Bardin's “content analysis” has been used. The survey data revealed that the process of preparing teachers for primary education in Mozambique is corrupted by nepotism, clientelism, allied to neoliberal practices (funding cuts) in the management of the process of teacher education. The profile of teacher educators there does not fit the task of teaching for primary schoolteachers. The management of the teacher education process needs more proactive actions that streamline the education process. They further revealed the urgent need for the transformation of the Pedagogical Influence Zone (ZIP) as a “teacher education place”. The need for institutes to be autonomous in the selection of candidates and faculty was revealed to improve the transparency of the teacher education process and actions. The effort made by the teacher educators is relevant to guarantee the reasonableness of the preparation, however, it is necessary that these actions are systemic. The “10th + 1 year” curricular model does not allow a good preparation of teachers, considering the profile of candidates and teacher educators, the type of knowledge that is intended to be developed, along with the terrible existing material conditions. Considering the current context of teacher preparation for primary education in Mozambique, it can be said that the Institute of Chibututuíne lacks material, human and psycho-technical conditions to operationalize a good preparation of teachers for primary education in this country.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese aborda a questão do LUGAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO PRIMÁRIO EM MOÇAMBIQUE. Por meio de uma abordagem qualitativa, a pesquisa, que pode ser caracterizada como do tipo “estudo de caso”, utilizou como instrumentos de produção de dados o inquérito por questionário, aplicado a dez formadores de professores e a 68 formandos, todos do Instituto de Formação de Professores de Chibututuíne (IFPC). A entrevista semiestruturada foi realizada com dez sujeitos, sendo quatro gestores do IFPC, uma pessoa do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Educação, uma dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia da Manhiça, e outra do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e três ex-diretores do IFPC. Por meio da análise documental sobre a legislação educacional de Moçambique, com particularidade para a formação docente, analisou-se o Sistema Nacional de Educação e a política nacional de educação nesse país. Para a análise de dados, utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin. Os dados da pesquisa revelam que o processo da preparação de professores para o ensino primário em Moçambique está corrompido pelo nepotismo, clientelismo (a lógica do “toma lá dá cá”) e por práticas neoliberais (cortes de financiamento) na gestão do processo da formação. O perfil dos formadores, em geral, não se adéqua à tarefa de ensinar a docência para o ensino primário. A gestão do processo da formação precisa de ações mais proativas que dinamizem o processo de formação. Os dados revelam a premente necessidade da transformação da Zona de Influência Pedagógica (ZIP) como “lugar de formação”. Ficou clara a necessidade de os Institutos de Formação de Professores (IFPs) serem autônomos na seleção dos candidatos e do corpo docente para melhorar a transparência do processo e das ações de formação. O esforço realizado pelos formadores é relevante para garantir uma razoabilidade da preparação, contudo, faz-se necessário que essas ações sejam sistêmicas. O modelo curricular “10a + 1 ano” não possibilita uma boa preparação de professores, tendo em conta o perfil dos candidatos e dos formadores, o tipo de conhecimento que se pretende desenvolver, aliado às péssimas condições materiais existentes. Considerando-se o contexto atual da formação docente em Moçambique, pode-se dizer que o Instituto de Chibututuíne carece de condições materiais, humanas e psicotécnicas para operacionalizar uma boa formação dos professores para o ensino primário nesse país.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLugar de formaçãopt_BR
dc.subjectGestão da formaçãopt_BR
dc.subjectChibututuínept_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subject.other. Instituto de Formação de Professores de Chibututuíne (Moçambique)pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formação - Moçambiquept_BR
dc.subject.otherProfessores de ensino de primeiro grau - Formação - Moçambiquept_BR
dc.subject.otherProfessores - Política governamental - Moçambiquept_BR
dc.subject.otherEducação e Estado - Moçambiquept_BR
dc.subject.otherMoçambique - Educaçãopt_BR
dc.titleO lugar da formação de professores para o ensino primário em Moçambique: um estudo de caso do Instituto de Chibututuínept_BR
dc.title.alternativeThe place of elementary teacher education in Mozambique: a case study of the Chibututuíne Institutept_BR
dc.typeTesept_BR
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TESE BONIFÁCIO LANGA VERSÃO FINAL APÓS REVISÃO FINAL_2022.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons