Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/40232
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernanda Costa Silva | pt_BR |
dc.creator | Letícia Jafar da Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Eliane Marina Palhares Guimarães | pt_BR |
dc.creator | Dayane Alves Barbosa | pt_BR |
dc.creator | Jordana Rabelo Soares | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T17:14:20Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T17:14:20Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 4 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 24473952 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40232 | - |
dc.description.resumo | O trabalho a seguir retrata o estado da arte da produção acadêmica – Teses e Dissertações – da Universidade Federal de Minas Gerais que abordou estudos sobre inclusão e participação de alunos com deficiência no Ensino Superior. Considerou-se, também, trabalhos sobre a implementação da Lei de Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A proposta enfatizou o resgate de pesquisas de forma a auxiliar o processo organizacional da inclusão de pessoas com deficiência em ambientes de aprendizagem e de socialização. Foram realizadas análises de 14 trabalhos disponíveis na base de dados do Sistema de Bibliotecas da UFMG, que foram agrupados nas temáticas: 1.Metodologias de ensino para pessoa com deficiência com uso ou não de Tecnologia; 2.Inclusão Social da pessoa com deficiência no Ensino Superior/Trabalho; 3.Implementação da Lei de Cotas. Nas considerações finais, destacou-se que os trabalhos realizados sobre metodologias podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias institucionais para atender estudantes cotistas com deficiência. Reforçou, por fim, a necessidade de se realizar reflexões sobre a historicidade vivenciada pelo público cotista para que sejam envidados esforços no sentido de implementar a legislação e propiciar a permanência desse público no ambiente universitário. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Alunos com deficiência | pt_BR |
dc.subject.other | Produção acadêmica | pt_BR |
dc.subject.other | Cotas | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | A pessoa com deficiência no ensino superior: uma análise da produção acadêmica da UFMG | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/IVCIM/paper/view/785 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR- uma análise da produção.pdf | 998.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.