Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40232
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernanda Costa Silvapt_BR
dc.creatorLetícia Jafar da Fonsecapt_BR
dc.creatorEliane Marina Palhares Guimarãespt_BR
dc.creatorDayane Alves Barbosapt_BR
dc.creatorJordana Rabelo Soarespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T17:14:20Z-
dc.date.available2022-03-18T17:14:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.identifier.issn24473952pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40232-
dc.description.resumoO trabalho a seguir retrata o estado da arte da produção acadêmica – Teses e Dissertações – da Universidade Federal de Minas Gerais que abordou estudos sobre inclusão e participação de alunos com deficiência no Ensino Superior. Considerou-se, também, trabalhos sobre a implementação da Lei de Cotas nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A proposta enfatizou o resgate de pesquisas de forma a auxiliar o processo organizacional da inclusão de pessoas com deficiência em ambientes de aprendizagem e de socialização. Foram realizadas análises de 14 trabalhos disponíveis na base de dados do Sistema de Bibliotecas da UFMG, que foram agrupados nas temáticas: 1.Metodologias de ensino para pessoa com deficiência com uso ou não de Tecnologia; 2.Inclusão Social da pessoa com deficiência no Ensino Superior/Trabalho; 3.Implementação da Lei de Cotas. Nas considerações finais, destacou-se que os trabalhos realizados sobre metodologias podem auxiliar o desenvolvimento de estratégias institucionais para atender estudantes cotistas com deficiência. Reforçou, por fim, a necessidade de se realizar reflexões sobre a historicidade vivenciada pelo público cotista para que sejam envidados esforços no sentido de implementar a legislação e propiciar a permanência desse público no ambiente universitário.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENF - DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM APLICADApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofIV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superiorpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherAlunos com deficiênciapt_BR
dc.subject.otherProdução acadêmicapt_BR
dc.subject.otherCotaspt_BR
dc.subject.otherInclusãopt_BR
dc.subject.otherEnsino Superiorpt_BR
dc.titleA pessoa com deficiência no ensino superior: uma análise da produção acadêmica da UFMGpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://congressos.ufmg.br/index.php/congressogiz/IVCIM/paper/view/785pt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2019_A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR- uma análise da produção.pdf998.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.